O quente de Flexeiras, por Denise Mustafa

Flexeiras (CE). Foto: Denise Mustafá

No fim do ano passado teve gente aqui perguntando sobre o Réveillon em Flexeiras (ou Flecheiras, dependendo da placa que você segue), uma praia 150 km a oeste de Fortaleza. Eu não sabia explicar — e pior: não sabia que a querida Denise Mustafa é graduada no assunto. Denise, que é fotógrafa e jornalista, acompanhou a evolução desta praia que hoje é a preferida de quem quer dar uma escapadinha de Fortaleza sem precisar enfrentar muita estrada (seja para Jeri, seja para Pipa). Aí vai o Dossiê Mustafá sobre onde comer e onde dormir em Flexeiras. As fotos, claro, são todas dela.

Flexeiras (CE). Foto: Denise Mustafá

Flexeiras ‘cresceu’ muito de uns dois anos pra cá. O público passou a ser mais sofisticado (principalmente por conta do hotel Orixás, que tem um público de classe social mais elevado) e, por isso, a praia sentiu essa necessidade de abrir lugares que acolhessem esse tipo de turista.

Flexeiras (CE). Foto: Denise Mustafá

Tem pra todo gosto: pra quem vai com menos grana, as barracas de praia oferecem um vasto cardápio de frutos do mar. Dessa vez nós fomos pra Barraca Maré Alta, onde comemos a moqueca de arraia especial, que inclui camarão e lagosta (naquela região tem muuuuita lagosta, por isso o preço baixo). O preço da moqueca foi 28,50 e dá pra 3 pessoas, tranqüilo.

Flexeiras (CE). Foto: Denise Mustafá

Os restaurantes legais que abriram:

Restaurante do Nonô: tem pizza, massas e frutos do mar. A sugestão é comer o peixe grelhado ao molho de maracujá (na faixa dos 45,00 pra 2 pessoas) e a pizza de alga marinha (na faixa dos 25,00 a média). OBS: Todos os anos Flexeiras tem o Festival das Algas, tipo uma feira gastronômica com pratos a base de alga marinha. Delícia! Vale a pena conferir esse prato diferente. O único defeito é que não tem muita variedade de vinhos. E, normalmente, eles cobram 45,00 pelos que têm no dia. Em compensação, eles cobram apenas 10 reais na rolha. Assim vc pode levar o vinho que quiser.

Oca do Sabor: você monta o prato. Os preços variam de R$ 16 (peixe) a R$ 35 (carne). Tem sanduíches e saladas. O restô é de um casal que veio de Goiânia e abriu em julho. É todo decorado com produtos indígenas. Aqui já tem uma carta de vinhos e de outras bebidinhas.

Ozio: o dono é o italiano Ozio. Não cheguei a provar a comida de lá, mas os preços são bem acessíveis. É normal ir pra lá tomar uns drinks depois do jantar. Fica bem em frente à pracinha principal.

La Terracita: é um bar de tapas de drinks de um espanhol da Galícia.

Kalangos: barzinho lounge, com um som eletrônico chill out, na beira do mar.

Flexeiras (CE). Foto: Denise Mustafá

Pousadas:

– Dessa vez fiquei na Pousada Nootka – diária em quarto duplo a partir de 180,00. De frente pro mar, quarto básico mas aconchegante e internet wi-fi (com custo de 10,00 por dia). Foi a que mais gostei. Os donos são espanhóis (já deu pra notar que tá cheio de gringo por lá, né?)

– E também já fiquei na Pousada Catavento – diárias a partir de 150,00 (quarto duplo). Também fica de frente pro mar.

É isso. Vale lembrar que Flexeiras faz parte do município de Trairi, que incluem mais 2 praias: Mundaú e Guajirú. Todas são belíssimas! E é uma do lado da outra (é uma extensão só. Muda apenas o nome.)

Eu acrescento: Mundaú é a cidadezinha maior, e por isso mais bagunçada — mas oferece um lindo passeio pelo rio (ou braço de mar, não sei) ao longo de dunas incríveis. O melhor é fretar uma jangada (os passeios de grupo são uma farofa). Guajiru é ainda mais sossegado que Flexeiras, e tem um hotel bem-estruturado, o Rede Resort.

Obrigado, Denise!

120 comentários

Olá Ricardo, muito obrigado por responder e pelas dicas preciosas… humm é verdade tinha me esquecido desta matéria de janeiro de 2011. Vou vasculhar direitinho…

PS- Desculpe fazer perder seu tempo….é seu blog TEM TANTA INFORMAÇÃO que as vezes me perco um pouco…rsrsrsrsrs.

Um grande abraço.

Ricardo valeu pelas dicas, cheguei domingo de Flexeiras, adorei o local, muito bacana mesmo e o Rede Beach realmente tem um infra bem bacana para a região, Flexeiras tudo de bom, fui a pizzaria do Nono e ao contrario do colega acima, nesse dia o Nono estava tranquilo e a pizzaria vazia, demos sorte pois fomos bem atendidos e a pizza estava muito boa, a praça é uma graça a parte também… um abraçoa todos e viva Trairi, Flexeiras, Guajiru!!!

*ALERTA*

Indo a Flexeiras, NÃO VÁ À PIZZARIA DO NONÔ, pois o proprietário daquele restaurante deveria trabalhar na construção civil, quebrando pedras, e não atendendo pessoas!!!!!
Estavamos eu, minha família e alguns amigos, na terça-feira de carnaval (2011), à noite, quando minha esposa, que está grávida, foi perguntar à ele sobre o porque da demora do nosso pedido (já estavamos lá a aprox. 40 min.), e o tal Nonô, de forma des-elegante e grosseira, disse que o nosso pedido só iria para a cozinha quando ele quizesse, e que se estivessemos achando ruim ele não poderia fazer nada, e que se quizessemos poderiamos nos retirar…
Ainda não entendí o por quê de um tratamento tão aspero. Como ;á estava lotado, acho que ele pensa que não precisa agradar os clientes; porém com esse tipo de atendimento ele poderá vir a fechar as portas.

Pessoal vou passar de 2 a 3 dias por esses lados ai, porem estou na maior duvida pois tenho um filho pequeno (2 anos)qual dessas praias e qual hotel/pousada seria nossa melhor pedida? (Flecheiras, Grajiru ou Lagoinha) entrei no site do Rede Beach e gostei, alguem sabe o valor da diaria la? abraços e obrigado.

    O Rede Beach tem a melhor estrutura da região. Ligue para o hotel para saber as tarifas.

Ah Marisa, Rede Beach fica em guajiru e não em Flecheiras, vamos deixar de coparar Flecheiras e Guajiru, não aguento mais Flecheiras usando o nome do nosso paraíso

É, Flecheiras é linda sim, mas logo do lado existe um tesouro,algo diferente de tudo q ja vi, é um vilarejo perfeito para descansar. Se chama Guajiru!! É uma praia muito linda, o povo é educado e acolhedor e tem uns hoteis muito bons tbm. Aconselho que quem for a Flecheiras, vá a Guajiru tbm, conheça as dunas de guajiru, sao perfeitas. As vezes o paradisiaco é muito mais divino que o popular, o popular vai perdendo o gosto. Feliz 2011 para todos.
Agora vou curtir aquele mar limpinho de Guajiru

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito