onde ficar em Ushuaia

Onde ficar em Ushuaia

Capital da província da Terra do Fogo e uma das cidades mais austrais do nosso continente, Ushuaia (diga: Ussuaia) tem chamado cada vez mais a atenção do brasileiro.

O perímetro da cidade é relativamente pequeno, o que facilita um bocado nossa vida na hora de escolher onde ficar em Ushuaia

onde ficar em Ushuaia

Dá para dividir a hotelaria da cidade em três grupos: os hotéis convencionais no centro, os hotéis superiores mais afastados e a base da estação de esqui com uma infraestrutura ainda limitada.

Onde ficar em Ushuaia: no centro

Nas imediações das avenidas Maipú, San Martín e Deloqui e em frente ao porto (Av. Prefectura Naval) ficam os hotéis mais econômicos e antigos, geralmente construídos em pequenos prédios e cheios de muita madeira e tons escuros.

É uma localização ideal para quem gosta de caminhar, sair para jantar sem depender de táxi e curtir a vista para o canal Beagle.

Leve em consideração que muitas ladeiras cercam o centro da cidade e, quanto mais paralelas à avenida do porto, mais você precisará subi-las para retornar ao seu hotel.

Fiquei hospedada, em 2012, no Hotel Los Naranjos, no burburinho da cidade e com uma boa vista para o Canal de Beagle, cuja hospedagem é simples. O Ricardo Freire se hospedou no Alto Andino e gostou do hotel e da localização: tanto a construção quanto os equipamentos são modernos.

No centro: Alto AndinoLos NaranjosDe Los AndesCilene del Faro e Tierra del Fuego.

Onde ficar em Ushuaia: fora do centro

Os hotéis mais elegantes costumam ficar um pouco afastados do centro e são indicados para quem busca uma hospedagem mais confortável e especial. Alguns deles oferecem traslados gratuitos para o centro de Ushuaia ou para a estação de esqui durante a temporada.

Destaque para o Arakur, inaugurado há pouco mais de um ano, é membro do grupo The Leading Hotels of the World e lidera as premiações como o melhor hotel da cidade.

Foi o endereço escolhido pelo Leonardo di Caprio e sua equipe durante as filmagens de O Regresso. O hotel fica na Reserva Natural Cerro Alarkén e oferece traslado para os hóspedes tanto para o centro como para o Cerro Castor.

Mais afastados: Los AcebosArakurLas Hayas e Los Cauquenes.

Onde ficar em Ushuaia: aos pés do Cerro Castor

As opções para quem quer passar muito tempo esquiando e bem próximo às pistas ainda são limitadas no Cerro Castor. É possível reservar o Castor Ski Lodge, que conta com quinze cabanas na base da montanha e oferece serviço completo de limpeza, café da manhã e wi-fi.

ushuaia onde ficar
Entardecer durante o passeio de barco pela baía da cidade

Qual a época certa para ir a Ushuaia?

A época do ano escolhida para visitar Ushuaia pode influenciar tanto na escolha da sua hospedagem, bem como no meio de locomoção.

Vale ficar atento às condições climáticas, pois costuma nevar bastante até mesmo no centro da cidade, por isso. Não recomendamos alugar carro e dirigir nessas condições adversas — você vai depender mais de táxis e passeios agendados.

Já durante o verão, é mais tranquilo viajar de carro pela região, apesar de alguns programas ainda dependerem de um guia local.

Viagem feita a convite da INPROTUR. 

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia também

    41 comentários

    Ficamos no hotel los naranjos. Hotel próximo do aeroporto, do cerro castor(táxi barato até o pé do cerro) e bastante razoável. O quarto em que fiquei tinha vista para a montanha. O café da manhã é bom. Ficaria de novo neste hotel.

    Fui em 2012 e fiquei no Villa Brescia, bem localizado, no centro , na rua principal. Proximo ao Porto e ao Museu. Recomendo.

    Em jul/2013 me hospedei no Alto Andino, e gostei na verdade. Lembro d café da manhã que era realmente muito bom, tinha de tudo, e com plus, o café era servido no terraço, com longas vidraças, onde era possível ver o canal de Beagle. Vale lembrar que em Ushuaia no inverno amanhece bem tarde, então era possível ver durante o café o dia amanhecendo, o vermelho do sunrise tomando conta do mar, só essas cenas já valiam a pena. O hotel era bem localizado, no centro, então podíamos ir nos restaurantes a noite a pé mesmo, tínhamos que vencer apenas uma pequena ladeira, realmente bem localizado. O único senão é que não havia estacionamento, eu aluguei um carro para ir até Cerro Castor sem depender das vans, mas não foi tão dificil encontrar vagas na rua.

    Em março deste ano ficamos hospedados na Hostería Patagonia Jarke, a cerca de 1 km do centro. Apesar de simples, tinha quartos bem confortáveis e limpos, chuveiro bom e café da manhã com o básico, mas suficiente. Os funcionários também eram prestativos e gostei da decoração e arquitetura da casa. Uma boa opção para quem busca algo bom e barato e não se importa de estar um pouco mais afastado do centro.

    Para quem busca preços módicos,limpeza, conforto sem altos luxos, natureza próxima estonteante e uma calorosa acolhida, recomendo fortemente a Hosteria del Recodo que fica poucos km após a entrada para o aeroporto (vindo do centro).O uso de táxi é indispensável mas a corrida não dura mais de 7/8 minutos e é baratíssima e vc nem vai achar ruím ter que usá-lo porque a localização da pousada quase aos pés da cordilheira é de tirar o fôlego. Se for no verão austral, pertinho dali também passa um belo arroio que deságua no canal de Beagle formando uma prainha coberta de pedras vulcânicas e vale uma linda caminhada.

    Em julho de 2014 fomos à Ushuaia e nos hospedamos na Pousada Del Fin del Mundo ! Excelente custo benefício. Café da manhã farto, eles oferecem ainda um lanche da tarde com alguns itens do café. Íamos a pé para o centro curtindo a neve pelas calçadas e retornávamos de táxi, que era muito barato. A Ana, dona da pousada é um amor de pessoa, muito gentil.
    Pousada del Fin del Mundo – SUPER RECOMENDO.

    Eu fiquei no Apart Hotel Cabo San Diego. Fica no centro, tem um preço justo, com quartos e camas muito boas e um ótimo atendimento.
    Nele também conheci o guia Juan Cabral que oferece passeios e dá dicas que agências de turismo tradicionais não fazem e valeu muito a pena, foram os melhores da minha viagem.

    Eu fiquei no Hotel Lennox, bem no Centro. Na época, há uns 5 anos, ao lado tinha uma das maiores lojas para aluguel de roupas e equipamentos da cidade. O hotel me entregou tudo que eu esperava e precisava.

    Estive em Ushuaia em 2010 e me hospedei no Hotel Austral. Fiz ampla pesquisa e foi o hotel de melhor custo-benefício. Hotel familiar, muito aconchegante, bom café da manhã e, de longe, com os melhores preços da cidade.

    Duas quadras da Avenida San Martin. Único porém é ter de subir a lomba no retorno a pé. Mas também, todos os hotéis de Ushuaia acima da San Martin tem este porém…

    Em 2012 eu fiquei no Hotel Las Lengas e gostei. Ele fica no alto de uma colina e tem uma linda vista do Canal. Está no centro, mas mais pro lado, o que pode garantir uma boa caminhada vindo do porto, por isso, usei táxi algumas vezes.

    Mas durante um passeio, fomos pegar alguns integrantes nos hotéis que ficam na montanha (não sei se o Arakur era um deles) e são fantásticos! Deu muita vontade de ficar lá. Quem sabe na próxima. 🙂

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito