Outra charada da 6a.: claustrofobia (veja a resposta!)

Charada de 1o. de outubro de 2010, parte 2

Você já imaginou ser transportado da África ao Brasil na galé superlotada de uma nau?

Neste museu você consegue.

Um porão foi transformado na réplica de um compartimento de escravos de um navio negreiro. Mesmo com o lugar vazio e sem os cheiros, não dá pra não sentir a claustrofobia.

Que museu pode ser este? Valendo a posse compartilhada do Troféu da Bóia nesta semana!

RESPOSTA:

ENEIDA
ENEIDA

Por que subi duas charadas esta semana? Porque pensei que a charada do urso fosse resolvida por algum sergipano em cinco segundos. Para garantir a brincadeira pelo menos até à tarde, resolvi postar uma charada suplementar. E não é que ela durou muito menos? Quem desvendou bem rapidinho foi a Eneida. Sim, trata-se do Museu Kurá Hulanda, em Otrobanda, Curaçao, dedicado à diáspora africana e ao comércio de escravos na era colonial. Esta charada serve então também como trailer de um post de verdade que estou devendo há alguns meses. Mas o que eu fiquei curioso foi com tantos outros museus de temas semelhantes que vocês trouxeram. Nesse momento estou sem tempo para googlar, mas pergunto: todos esses têm porões de navios negreiros também, ou foi chute? :mrgreen:

Parabéns, Eneida! Obrigado ao todo mundo que participou! Semana que vem tem mais!


30 comentários

O International Slavery Museum inclui, além de cenas da vida a bordo de um navio negreiro, também mostra um modelo com cenas de um engenho de açúcar em São Cristóvão, por volta de 1800, dentre outras coisas igualmente interessantes. O museu faz parte de um complexo que inclui oito museus no total, que funcionam nas antigas docas de Liverpool.Vale a pena visitar, pois todos são gratuitos!

Emocionadíssima nesta manhã de sábado! É uma honra ter o troféu da bóia no meu currículo!
Valeu, Riq.

No meu caso foi chute. Não sei se esses museus têm porões de navio negreiro. Mas já assiti documentario no Discoverey TL, com museus com porões de navio negreiro na costa leste- não me lembro onde exatamente – e na America Central. Agora, aproveitando o tema Africa, um dos museus mais interessantes que já visitei foi o National Museum of African Art, em Washigton, DC.

Riq, que eu me lembre o Bartolomeu Dias Museum Complex na Africa do Sul tem uma réplica de uma nau portuguesa em tamanho original, mas não me lembro de ter um porão assim não.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.