Pacatuba, o Pantanal sergipano

Pacajuba, SE

Pertinho de Aracaju — 45 km ao norte — está escondida uma das paisagens originais do Nordeste: o chamado Pantanal sergipano, em Pacatuba. Eu já tinha lido muitas menções a essa região, mas sinceramente não imaginava que fosse tão bonita.

Para chegar lá, você vai precisar de um carro e de perguntar pelo caminho, porque a sinalização é precária. Mas é só não esquecer as palavras-chave (Lagoa Redonda e Ponta dos Mangues) que você chega lá.

Pirambu, SE

Saia de Aracaju pela ponte estaiada sobre o Rio Sergipe, que leva a Barra dos Coqueiros, e siga as placas para Pirambu. (Ali você pode querer dar uma paradinha para ver a estação pioneira do Projeto Tamar no Brasil.)

Continue para o norte e saia da estrada quando aparecer a placa para Lagoa Redonda. Ainda não é o Pantanal, mas é um cartão-postal: uma lagoa faz curvas acompanhadas por uma duna. Lindona.

Lagoa Redonda, SE

Querendo continuar até a praia, você vai ver isso:

Pacatuba, SE

Volte um pouco pela estrada e vire à direita para continuar a Ponta dos Mangues. Dali a quinze, vinte minutos você vai ver a paisagem mudar. Do seu lado direito você vai ver dunas altas, mata, mangue e lagoas, numa composição que eu duvido que você tenha visto por aí.

Pacatuba, SE
Pacatuba, SE
Pacatuba, SE

O ponto mais bonito é o Mirante do Robalo. Não tem placa. Mas não precisa de placa. Não dá pra não parar.

Mirante do Robalo, Pacatuba, SE
Mirante do Robalo, Pacatuba (SE)

(Eis aí um lugar à espera de um operador de ecoturismo competente, que monte passeios pelas lagoas e dunas.)

Mais adiante a estrada bifurca. À esquerda você vai para Brejo Grande, na margem sergipana da foz do São Francisco. À esquerda você vai para a praia de Ponta dos Mangues.

O Carlos Nascimento me levou para um ponto adiante do que os turistas freqüentam. É o lugar onde os pescadores mantêm seus barcos, num braço do rio São Francisco, com o oceano bem ao fundo.

Ponta dos Mangues, Pacatuba (SE)

Chegamos na maré baixa. Estava uma aquarela.

Ponta dos Mangues, Pacatuba (SE)

O mais bacana de Aracaju: não tem passeio repetido 😀

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    82 comentários

    Diferentemente do que vem sendo dito existem categorias de unidades de conservacao em que o acesso ao publico é permitido, como é o caso dos Parques Nacionais e Estaduais. Em outras, no entanto, como no caso de uma Rebio, a visitacao é restrita a determinados locais, justamemte por se tratar de um local de preservação. Estimular o turismo nessas areas demosntra falta de informação e irresponsabilodade.
    https://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=199

    Estive assistindo uma reportagem sobre a praia do Thermas em Pacatuba, e fiquei muito emocionado ao ver a beleza do lugar, e olha que também sou filho daquela região mais exatamente em Fazenda Nova. Eu convivi com toda essa beleza e ate hoje sou apaixonado pela região, mais precisamente do Pantanal, e muito lindo e uma diversidades de aves, peixes, e animais das mais variadas espécie, e chegando para perto do oceano, antes encontramos lagoas, e muitas Dunas, cada uma mais linda que outra, com sua vegetação dando um colorido diferenciado ao local, em época da safra do caju, a pessoa pode desfrutar da fruta sem precisar subir na arvore e nem tirar com vara, porque os galhos ficam sobre as Dunas, e muito interessante, voltando para a praia com suas águas límpidas e mornas o tempo todo, podemos mergulhar e deslumbrar da beleza do lugar, onde o tempo parece parar, então e só aproveitar. O lugar de acesso só precisa de ser mais sinalizada e o turismo fazer mais passeios para essas regiões ainda esquecida e que precisa ser explorada.

    o lugar nao é pertinho… nao é bonito… fiquei o dia todo no carro… achei todos os lugares e me arrependi de ter ido…

    é gato por lebre mesmo!

    Fiquei frustrado, pois tentei chegar ao local e não consegui. Não existe sinalização e os próprios moradores da região não conhecem o pantanal. Vi o seu depoimento somente após ter tentado ir. Acho que pelas dicas que você deu eu teria conseguido chegar.

    dia 1 de junho fui a ponta do mangues com uma turma doida pra conheçer as belezas que assistir na televisao fiquei doida fui com um onibus cheio e voltei decepcionada nao achamos nada ficamos na parte dos pescadores que nao tinha nada com um monte de crianças quando chegamos la ja era quase meio dia 2 horas viemos enbora ninguem sabia enformar aonde tinha chale pra repousar sem mais comentario

    Ricardo
    Voce realmente entende de viagens. Todos os seus roteiros sao perfeitos parabens.
    Ja fui a esta regiao alias conheco bem o estado de Sergipe mas o acesso e muito precario extenso, muito demorado.
    Venho acompanhando as noticias sobre aprovacao do Proinvest com a esperanca que seja liberada a construcao da Se Norte ligando Pirambu (Aguilhada) a Pacatuba (Atalho).
    Na inauguracao da Ponte Gilberto Amado o Governador Deda tornou enfatizar da necessidade desta estrada tanto para o desenvolvimento do Turismo qto para facilitar o acesso a Capital Sergipana de moradores da regiao.
    Neste mesmo evento a Presidenta Dilma prometeu ao Dedinha como ela o chama a realizacao deste desejo.
    Vamos contar com a palavra dela e a esperanca de nos brasileiros que nunca morre.
    Nesta regiao tb tem uma travessia de balsa Brejo Grande- Piacabucu bem precaria,mas segura, mais barata e bem mais proxima ao Rio Sao Francisco do que a de Neopolis – Penedo

    Está faltando nessa região do litoral norte quer dizer, todo o litoral norte a começar pela praia da costa, precisa de um bom investimento no turismo, é muito precário.Tem tantos lugares lindos aqui em sergipe. Minha terra è sergipe.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito