Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Só no janelão

Relato de março de 2010

Hoje de manhã comecei finalmente a voltar pra casa. Aos pouquinhos. O primeiro passo foi voltar à Argentina, terminando a costura do zig-zag que venho fazendo há cinco semanas. Peguei um ônibus de linha em Santiago para Mendoza.

El boleto

Comprei a passagem pelo site da Andesmar, o único que aceitou meu cartão de crédito brasileiro. Ao chegar ao Terminal Sur (de onde saem os ônibus internacionais de Santiago) pude ver que continuam operando as lotações a Mendoza: taxistas ficam anunciando suas partidas nos corredores da estação.

Mendôça aí bôi xô!

Eu pensava que tinha comprado as poltronas da frente, mas a configuração do ônibus no site era diferente da vida real. Hmpf. Fiquei com uma vista lateral mesmo.

A janela esquerda também tem seu valor

Para quem faz a rota Santiago-Mendoza, o melhor lugar para sentar é o direito, para ver os Caracoles — a seqüência de curvas vertiginosas na subida final dos Andes. (A descida é bem menos acentuada.)

Caracoles!

Mas é da direita que se vê o Caracol

O lado chileno tem os Caracoles, mas a paisagem é mais bonita do lado argentino, com formações rochosas espetaculares — e uma linda represa de águas azulzíssimas quase no fim do caminho.

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

A única desvantagem de fazer esse trajeto de ônibus — com relação a fazer de táxi, de carro ou de excursão — é que não há paradas para tirar fotos. Todas essas fotos foram tiradas pela janela, com o bumba em movimento.

Foram 6 horas e meia de viagem (incluindo aí os 45 minutos perdidos na imigração, que funciona de maneira conjunta num posto só), mas a paisagem é tão bonita que não deu pra sentir.

Mais um cartão postal e eu tenho um treco!

Só tenho uma coisa a dizer. Depois de cinco semanas vendo cartões-postais e mais cartões-postais, se eu por acaso vir mais uma paisagem bonita, mas umazinha só, juro que eu surto :mrgreen:

Leia mais:

740 comentários

Como você consegue tirar estas fotos de dentro do ônibus? Eu nem fora dele… Semana que vem vou pra Portugal, mal posso esperar Enquanto o meu dia de embarcar não chega, vou viajando com você.
Bom retorno!

Que incrível, Riq!!!
Deve ser uma viagem sensacional!
Ansiosa por sua avaliação de Mendoza.
O segundo semestre que me aguarde…

Agora minhas energias estão voltadas para minha viagem a Portugal, ueba também.

Que legal Riq !
Foi aí que ví o meu primeiro Condor .
Fiz essa travessia de trem , e nunca esqueçi
as montanhas cobertas de neve.
Era inverno, o trem usava correias , e em alguns trechos
dava para descer do trem em movimento e caminhar na neve mais rápido do que a máquina.

    Eu comprei um de pelúcia, bebê, em Valle Nevado! :mrgreen:
    Mas não vi nenhum de verdade…. 🙁

Fiz essa mesma viagem o ano passado no sentido contrário! Na verdade, vim de Buenos Aires para Mendoza e depois até Santiago. Espetacular!
Ps: fiquei 3 horas na imigração

Que incríveis as fotos!!

Mas me diga uma coisa, o vidro da janela do ônibus estava limpíssimo para chegar ao ponto de nem se notar que as fotos foram tiradas de dentro do busão ou houve algum tratamento nessas fotos?? 😀

Lindas as fotos. Vi algo parecido num passeio que fiz em Mendoza. Fiz esse mesmo trajeto, de CATA, mas na madruga. E já achei bonito, mesmo no escuro. 🙂 beijos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito