Pampulha Retrô Tour

Pampulha Retrô Tour: uma jardineira hop-on hop-off nos fins de semana

Pampulha Retrô Tour

Foto | Divulgação

Quando a Pampulha foi classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade, eu reclamei que não tinha um ônibus que fizesse o circuito dos atrativos. Quando Belo Horizonte finalmente lançou um ônibus circular da Pampulha, eu reclamei que o pobre do turista tinha que pagar uma nova passagem a cada trecho do circuito. Pronto. Agora eu não tenho mais do que reclamar. Já está funcionando o passeio Pampulha Retrô Tour, um passeio esquema hop-on hop-off, que permite que você desça e suba várias vezes ao longo do percurso pagando um passe único de R$ 20.

O passeio é operado por uma jardineira Chevrolet dos anos 50 — contemporânea dos prédios de Niemeyer (e dos jardins de Burle Marx) que foram tombados pela Unesco. A jardineira é proveniente do Instituto Cultural Artigos e Carros de Época; os outros parceiros do tour são a Associação Cultural dos amigos do Museu de Arte da Pampulha e a Belotur.


pampulha_200x100
Guia da Pampulha

  • Como chegar e o que visitar no novo Patrimônio da Humanidade mineiro
  • Por enquanto, o Pampulha Retrô Tour vai ser operado aos sábados, domingos e feriados até 18 de dezembro deste ano. As saídas são da Igrejinha da Pampulha de hora em hora, das 9h às 17h (com exceção das 13h, quando a jardineira pára por uma hora). O passe de R$ 20 dá direito a quatro paradas. Se quiser fazer mais do que quatro paradas, você precisará comprar outro passe (a Linha Turismo de Curitiba também funciona assim).

    A rota regular oferece oportundidade de descer na Casa JK, no Museu Brasileiro do Futebol (no Mineirão), no Museu de Arte da Pampulha, na Casa do Baile e no Iate Clube antes de retornar.

    Nos horários das 9h e das 14h, a jardineira faz um desvio para as atrações ecológicas da Pampulha: o Parque Ecológico e a Fundação Zoobotânica. Nestes dois horários, que também têm saída da Igrejinha da Pampulha, há oportunidades de parada no Parque Ecológico, no Zoológico, na Casa JK, no Museu Brasileiro de Futebol (no Mineirão), no Museu de Arte da Pampulha, na Casa do Baile e no Iate Clube antes de retornar.

    Os passes do Pampulha Retrô Tour podem ser usados nas duas rotas.


    Inhotim
    Oh, Minas Gerais

    Em dias de jogos no Mineirão, não haverá a parada no Museu Brasileiro do Futebol a partir de 4 horas antes do jogo. e no dia 4 de dezembro, por conta da Volta Internacional da Lagoa, os horários serão modificados.

    Os passes do Pampulha Retrô Tour são vendidos num guichê ao lado da Igrejinha da Pampulha. Por enquanto o passeio está programado até o dia 18 de dezembro. Este blog torce para que seja um sucesso e a parceria se estenda ao ano que vem.

    Leia mais:


    Belo Horizonte

14 comentários

O passeio é muito bacana, fiz no último feriado (15/nov). A primeira saída é as 10hs da manha, continua saindo da Igreja.

As paradas foram no MAP (que entre hoje 18/11 em reforma, dei sorte) e na Casa do Baile.

o trajeto tem duração de 1:30 e a guia Renata é sensacional. Muito simpática, ensinou muito sobre a história de MG e da Pampulha.

super recomendo o passeio, vale cada centavo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.