erros passagens aéreas

Passagens aéreas: 3 erros para não cometer

passagens aéreas erros

Nunca foi tão fácil comprar passagem aérea na internet. Por isso mesmo, nunca foi tão fácil cometer pequenos erros — por distração ou falta de conhecimento de macetes e pegadinhas.

3 erros para não cometer:

Passagens aéreas: 3 erros para não cometer 1

Erro 1 | Conexões desvinculadas, não!

O erro número mais comum de se cometer é comprar passagem com conexões desvinculadas.

O que é isso? Digamos que a passagem mais em conta que você achou foi Brasil-Madri. Só que o último destino da sua viagem é Roma.

Como a sua passagem é uma ponto a ponto simples Brasil-Madri-Brasil, você vai ter que voltar de Roma a Madri para pegar o vôo de volta. Para isso, você vai ter que comprar um vôo à parte.

Só que esse vôo complementar de Roma pra Madri não está vinculado ao seu vôo de Madri pro Brasil. As duas cias. aéreas não sabem do seu itinerário completo e não se responsabilizam pela conexão.

Assim, se o primeiro vôo (de Roma pra Madri) atrasar e você perder o segundo vôo (de Madri para o Brasil), nenhuma das duas cias. vai se responsabilizar pela sua hospedagem nem vai acomodar você automaticamente em outro vôo. É uma situação muito insegura, sobretudo quando o trecho ‘avulso’ é por cia. low-cost. Não se deve fazer isso nunca.

Aqui na América do Sul essa situação acontece bastante com quem vai a Cusco, mas só emite inicialmente a passagem Brasil-Lima-Brasil. Os trechos LimaCuscoLima acabam comprados à parte. E como o aeroporto de Cusco fecha por qualquer coisinha, a volta é uma tensão. Se o aeroporto de Cusco fecha, os passageiros brasileiros se dividem entre os que têm conexão vinculada no mesmo bilhete (vão passar perrengue, mas não vão precisar pagar nada extra) e os que estão com passagem a Lima avulsa e, se perderem o vôo de volta ao Brasil, vão ter que pôr a mão no bolso para reemitir a passagem de volta com multa e diferença tarifária.

Como evitar essa situação?

Compre passagens na modalidade múltiplos destinos/várias cidades

Para garantir todas as suas conexões e, de quebra, rentabilizar ao máximo a tarifa paga, compre passagens na modalidade múltiplos destinos ou várias cidades. Essa modalidade é oferecida por várias agências online e cias. aéreas.

Você compra com ida ao seu primeiro destino, e volta do seu último destino, no mesmo bilhete.

Por exemplo:

  • Trecho 1: Brasil-Madri
  • Trecho 2: Roma-Brasil

Ou:

  • Trecho 1: Brasil-Lima
  • Trecho 2: Lima-Cusco
  • Trecho 3: Cusco-Brasil

Mesmo que você tenha que fazer uma conexão, vai ser uma conexão garantida pelas cias. aéreas envolvidas, porque a sua reserva é a mesma nos dois vôos. Se um vôo atrasar, a cia. aérea vai ter que acomodar você em outro vôo e até arcar com custos de alimentação e hospedagem.

Isso custa muito mais caro do que comprar passagem só até o primeiro destino e comprar o outro trecho à parte? Na verdade, pode sair o mesmo preço. Você precisa no mínimo simular. E se for muito mais barato comprar essa outra passagem à parte, então durma uma noite na véspera no lugar onde você vai pegar o vôo de volta pra evitar esse contratempo da conexão desvinculada. Conexão desvinculada, não!

Para saber como emitir passagens aéreas na modalidade múltiplos destinos/várias cidades, leia este tutorial passo a passo.

Erro 2 | Troca de aeroporto, não!

Outro erro que se deve evitar a qualquer custo: fazer conexão que envolva trocar de aeroporto.

Às vezes a gente comete esse erro por economia, porque o sistema achou um itinerário mais barato com um vôo chegando por um aeroporto e a conexão saindo por outro. Outras vezes, isso acontece por pura desatenção. A gente não percebe que mudou o código do aeroporto na cidade da conexão.

O perrengue ocorre normalmente em três lugares no exterior: Buenos Aires, Nova York e Londres.

Mas também acontece antes do sair do Brasil, em São Paulo. Muitas cias. vendem o primeiro trecho com chegada no aeroporto central de Congonhas, com continuação saindo do aeroporto internacional de Guarulhos, a uma hora e meia (se não houver engarrafamentos) de viagem.

É preciso evitar essa situação ao máximo, porque a responsabilidade pelo transporte está na mão do passageiro. Tudo o que na conexão é automático (bagagem, check-in), na conexão com troca de aeroporto é complicado

A pior coisa numa viagem é a ida para o aeroporto — e ao fazer conexão em num segundo aeroporto, você arranja uma segunda ida para o aeroporto no meio da sua viagem!

Como evitar esse erro?

Pesquise mais — ou passe uma noite na cidade de conexão

Não aceite itinerário com troca de aeroporto. Confira como é o percurso em outras cias. aéreas. A economia não vale o trabalho e o stress, acredite.

Se não tiver outro jeito, interrompa a viagem na cidade da conexão. Passe uma noite na cidade, e no dia seguinte dirija-se normalmente ao aeroporto da conexão.

Erro 3 | Vôos muito cedo, só em último caso!

Este erro a gente comete na melhor das intenções: marcar vôos para de manhã cedíssimo.

Por que fazemos isso? Porque queremos aproveitar o dia de viagem ao máximo. Para que passar o início da manhã na cama quando podemos já estar na sala de embarque?

O problema é que essa decisão tem efeitos colaterais inesperados. O primeiro é que, ao querer ganhar o dia, a gente acaba perdendo a noite anterior. A gente dorme mal, preocupado em acordar às 3 ou 4 da manhã. Será que o táxi vai aparecer? Será que vai ter Uber?

Sim, porque um pouco antes disso a gente descobre que para ir ao aeroporto de madrugada não existe nenhum meio de transporte em conta. Ou seja: às vezes aquela economia que você fez ao escolher esse vôo cedo já vai embora no táxi que você vai ter que pegar.

Sem falar que o seu organismo sente. Quando você vai para a Europa durante a vigência do horário de verão, são 5 horas de diferença de fuso. Acordar às 3 da manhã no horário local significa acordar às 10 da noite no seu relógio biológico. É exigir demais do corpo — e abrir a porta para uma gripe ou um problema intestinal.

E se não der para evitar essa situação?

Durma num hotel próximo ao aeroporto

Caso seja incortornável — você precise mesmo pegar esse vôo cedíssimo, sem outra alternativa –, então durma num hotel próximo ao aeroporto.

Todo aeroporto que se preza tem vários hotéis nos arredores — a maioria deles, padrão 3 estrelas. E olha que prático: todos costumam oferecer transporte de/para o aeroporto para seus hóspedes.

Para você não perder nada do seu dia, faça o seguinte:

  • Faça check-out do seu hotel na cidade
  • Deixe as malas no depósito do hotel (todos farão isso de graça por você)
  • Faça todos os passeios que você tinha programado para o dia
  • Faça sua refeição noturna — jantar ou lanche — mais cedo, lá pelas 18h30/19h
  • Passe no seu hotel, retire a sua bagagem e aproveite o transporte público para o aeroporto
  • Pegue o transporte do aeroporto para o seu novo hotel, faça check-in e confira os horários de transporte durante a madrugada de volta para o aeroporto

Garanto que o vôo da madrugada vai ficar bem menos sacrificado.

Leia mais:


passagens aéreas erros

309 comentários

Boa noite. Quero fazer um França-Itália.
Em relação a preços, compensa fazer Italia- França ou o contrário? Partida de SP. Parabéns pelo site!

    Olá, Éder! Deve dar no mesmo, mas você só saberá depois de fazer as simulações.

Bom dia : quais as vantagens e desvantagens de emitir bilhetes por milhas, smiles ,de ida e de volta para a Europa, separados ou no mesmo bilhete ?

    Olá, Ernandes! O único problema é emitir um voo sem ter certeza de que o outro estará disponível quando vc for reservar.

Comprei em Dezembro/2020, antes das festas de fim de ano, uma passagem só de volta Lisboa – Salvador, para Abril/2021, e a de ida pretendia adquirir depois por pontos pela Latam. A passagem é tarifa Discount, e mostra não ter direito a cancelamento e reembolso. Não sou cidadão europeu, voos do Brasil / Portugal proibidos até 31/03/2021, e a volta que era para dia 12/04/21, foi alterada pela TAP para 11/04/2021. Esta alteração da TAP abre alguma brecha para que eu possa solicitar cancelamento e reembolso integral sem ter que pagar taxas ou multas, já que é um motivo de força maior?

    Olá, Charles! Sim. Você pode requerer o reembolso (a cia. tem até 12 meses para devolver o dinheiro) ou o crédito para outra viagem (você tem até 18 meses para usar, sujeito a diferença tarifária).

eu comprei duas passagem de ida e volta para campina grande para a data de ida dia 10/02/2021 e retorno dia 25/02 /2021 . eu quero cancelar por motivo de força maior eu tenho direito de ter o dinheiro da compra de volta agradeço desde já no tarde .

TENHO UM ROTEIRO QUE PASSA POR DIVERSAS CIDADES PELA TAP…
GUARULHOS, PORTO, LISBOA, BARCELONA, AMSTERDA, GUARULHOS..
A PERGUNTA É… POSSO NAO PEGAR O VOO INTERMEDIARIO DE PORTO -LISBOA E EMBARCAR DIRETAMENTE EM LISBOA E CONTINUAR A VIAGEM? OBRIGADO

    Olá, Mario! Se você perde um vôo, perde as reservas seguintes e vai precisar reemitir a passagem com diferença tarifária.

Vou comprar passagem MCZ/GRU e SPO/IGU com pontuação pela LATAM, dois bilhetes sem vínculo, se houver atraso ou cancelamento de um voo a empresa é responsável também pela alteração do outro?

Oi , comprei uma passagem Recife , São Paulo porém queria desembarcar no aeroporto de viracopos e acabei comprando pra desembarcar em Guarulhos, preciso trocar como faço ou existe outra opção mais em conta, ah já ia me esquecendo comprei pela latam. Desde já agradeço. Não tenho experiência com isso foi a primeira vez que comprei passagem e que vou viajar .

    Olá, Joyce! Infelizmente não existe essa possibilidade automática.

    Você vai precisar cancelar esta passagem e comprar outra.

    Caso tenha comprado a passagem há menos de 24 horas, pode solicitar o cancelamento com reembolso integral.

    Se já passou mais de um dia da sua compra, valem as condições da sua tarifa. Provavelmente sairá mais barato descer em Guarulhos mesmo e pegar o ônibus da Lira que leva a Campinas.

    https://www.lirabus.com.br/servicos/translados/#tab-id-2

    Da rodoviária de Campinas você segue de ônibus a qualquer cidade da região.

Comprei passagem Sp/Lisboa/Madrid e a volta
Barcelona/Lisboa/Sp
Com a pandemia posso fazer apenas o trecho Sp/Lisboa e Lisboa/Sp?

Olá, boa noite!

Estamos planejando viajar um viagem de GRU a SFO, 2 adultos e uma criança de 2 anos, em março ou abril de 2021, a fim de visitar meus sogros. As passagens serão compradas com milhas. Todos os cenários possíveis foram analisados e o mais em conta é fazer GRU x LAX x GRU via LIM pela Latam e LAX x SFO x LAX pela United (a ser comprado com pontos TudoAzul), pois a passagem GRU x SFO x GRU via ATL custa quase o dobro de pontos Latam e o trecho doméstico pela Azul custa 6.000 pontos. Ainda contando taxas e despacho de bagagem doméstica (o despacho na volta contaria com a ajuda dos sogros), eu economizaria o equivalente a R$ 1.500,00. Tudo isso explicado, estou pensando na chegada em LAX. Li que os voos aos EUA com conexão por lá são quase como voos desvinculados, uma vez que você precisa ir atrás da bagagem. No caso de voos desvinculados em LAX, 4 horas é o suficiente pra fazer o trâmite de imigração, pegar a mala e fazer o check-in no voo doméstico, ou é melhor mesmo eu passar uma noite em Los Angeles, tanto na ida como na volta, para evitar imprevistos? se eu precisar passar duas noites em LA, adeus economia! Hehehe…

    Olá, Thiago! Se você emitir sua passagem até o seu destino final, o trecho final está vinculado à sua passagem e você tem direito à assistência da cia. caso haja atraso na chegada.

    Para evitar contratempos, tente marcar vôos com um intervalo grande. Caso você vá pernoitar em Los Angeles, acredito que a sua tarifa vai mudar, porque será calculado mais um trecho.

Ricardo, tudo bem!?
Estou pesquisando passagens pra Portugal em Outubro, porém estou receoso, qual seu conselho!?
Grato

    Olá, Eliel! O conselho é não comprar nada que não seja remarcável ou reembolsável sem custo. Tudo pode acontecer — de fronteiras abertas normalmente a brasileiros, até Europa fechada por mais tempo para nós. Para Portugal ainda podemos contar com atendimento do sistema de saúde local, mas se for seguir viagem por outros países da Europa teremos que ver se os seguros-saúde estarão cobrindo covid.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito