Passaporte em SP: alguém conseguiu tirar sem despachante?

O azulzinho

Hoje cedinho a Lena desencavou um post antigo para fazer o seguinte desabafo:

Meu passaporte vence na semana que vem e eu estou tentando renová-lo em São Paulo (capital) desde novembro passado!!! Verdade. Fiz o protocolo na internet e comecei a tentar marcar a data para ser atendida em QUALQUER lugar e ainda não consegui. O ano virou, meu protocolo venceu, fiz outro protocolo, já paguei a taxa e nada de conseguir um horário (tenho entrado no site todos os dias!).

Como não estava com nenhuma viagem marcada para fora, fui deixando rolar. Só que agora tenho uma provável viagem em julho. Liguei hoje para a central e o atendente me disse que tenho que ir tentando até conseguir! Pode?? 👿

Alguém conseguiu fazer o agendamento recentemente? Como? 🙄

Enquanto estava escrevendo este comentário, entrei em um site de um despachante indicado em um comentário de um post aqui do VnV. Pois ao visitar o site fiquei com uma pulguinha atrás da orelha… Não sei se a demora me deixou paranóica, mas começo a achar que os despachantes estão marcando TODOS os horários, porque não é possível!!! Li no jornal que a situação já havia se normalizado. Aumentaram o horário de atendimento. Alguns postos estão agendando aos sábados. Que inferno isso!!! Parece a época das filas de madrugada na porta do consulado americano para conseguir vistos e os despachantes guardando lugar.

Quando apareceram os primeiros depoimentos de que está difícil mesmo, que só indo para Campinas ou Santos, a Lena continuou:

Ah, então não estou com mania de perseguição… Imagino que para um despachante deva ser moleza mesmo. Eles podem designar alguém para passar horas no site tentando agendar. Eu não sei nem qual é o melhor horário para isso. Já tentei em todos e nada.

Ontem, quando liguei na PF, indaguei qual seria o melhor horário para ir a um posto, caso decida ir diretamente, já que não consigo agendar e ele disse que não sabia. Tampouco deu alguma dica de como agendar pela net. Ou seja, parece que está tudo de acordo com o serviço dos despachantes…

Para ser sincera, antes de ler a recomendação da Sylvia, nem tinha pensado em despachante… Sei lá; desacostumei deles 😯 A última vez que usei um foi para tirar um passaporte em 89 e foi uma experiência traumática!! Quando vejo estas modernidades de agendamento pela internet, esqueço que nestepaiz tem sempre alguém tentando burlar as facilidades 🙁

Alguém aí andou conseguindo fazer passaporte na capital por conta própria? Macetes são bem-vindos.

196 comentários

olá, fiz o cadastro no site par renovar meu passaporte e escolhi o posto do Eldorado como posto de captação e entrega. Porém, quando fui agendar, só consegui horário para o posto da Lapa? Será que tem algum problema? Obrigada!

Em 2010, passei um perrengue danado para conseguir agendar. Na época, o melhor era olhar o site na calada da noite, pois eram liberadas umas vagas para agendamento em horários bizarros e rapidamente preenchidas.

Meu marido precisou renovar em 2012 e já foi bem mais tranquilo. Mas soube de pessoas que foram tirar passaporte no Rio de Janeiro (?) porque conseguia agendamento de um dia para o outro.

Tenho uma viagem marcada para Orlando do dia 01/04 a 15/04, ocorre que somente depois disto feito observei que meu passaporte vence em maio/2012, meu visto renovei ano passado, portanto está ok, assim terei algum problema com o passaporte mesmo indo e voltando antes do vencimento? Obrigado

Gente,

Alguem sabe se mesmo tendo agendado previamente, demora muito o atendimento nos postos da policia federal?
ou o atendimento anda pontual?

Bóia e Vinícius,

Inacreditavelmente consegui agendamento para dia 14/3 na Lapa. Como meus documentos estão ok, vai dar tempo! Muito obrigada!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.