Passe sanitário francês

Passe sanitário francês não é mais exigido desde 14 de março

Fonte de dor de cabeça para turistas brasileiros, o pass sanitaire/pass vacinal francês deixou de ser exigido no dia 14 de março.

Apenas hospitais e lares de idosos mantêm a obrigatoriedade.

Mas a França continua exigindo vacinação completa de quem quer visitar o país. Veja as exigências atuais aqui.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    261 comentários

    Olá Daniel,
    Tenho viagem programada para a Espanha e França no dia 15 de janeiro. O meu Conecte SUS não está demonstrando todas as vacinas que tomei.
    Sabe se na França é aceito o certificado do Poupa Tempo em inglês? É aceito para entrar na Europa?

    abs

    Renato

    Olá! Adoro o programa na rádio e adoro o site, sempre pesquiso tudo por aqui.

    Fui à França em dezembro de 2021 e tentei fazer o passe sanitário em diversas farmácias de cidadezinhas, onde estava passando de carro (Honfleur, Mont St. Michel e outras próximas) e ninguém sabia do que estávamos falando. Não conseguimos fazer o passe sanitário francês. Resultado: entramos em todos os museus e restaurantes com o comprovante emitido pelo SUS em inglês, inclusive em Paris.

    Espero ter ajudado!

      Obrigada, Ana!

      Curiosidade: essas farmácias estavam listadas no site do Ministério da Saúde que a gente linkou?

    Olá boa tarde!
    Vocês sabem se o passe sanitário francês, que agora só pode ser solicitado presencialmente, fica pronto na hora? Muito obrigada!

    Olá,

    vamos para a Espanha no dia 23 de janeiro, logo após Paris, Genebra e Zurique, conseguimos solicitar o passe sanitário francês há algum tempo já, ainda quando era por e-mail. A dúvida que fica é, ele está no aplicativo Tous anticovid, esse passe funcionará para as outras cidades de forma livre? Ele equivale ao passe da UE? Sendo assim, não precisamos pagar 30 francos e solicitar o passe Suiço?

    Obrigada!

      Olá, Laís! Sinceramente não sei. Aparentemente seu passe funcionará. Se não funcionar, você vai a uma farmácia e faz o novo passe.

    Estou com dúvida, minha viagem para França é em fevereiro para eu receber o passaporte sanitário eles aceitam com 2 doses da phizer e 1 dose d jansen? Pq não tomamos a vacina de reforço.

      Olá, Cristiane! Por enquanto não estão exigindo dose de reforço. Mas até lá pode ser que peçam, as regras mudam o tempo todo. Se vocês estão aptos, tomem a dose de reforço assim que puderem.

    Ola . Fiz meu passe sanitario mais esqueci em um restaurante. Sabe se conseguimos tirar uma segunda via pela internet ou somente retornando em uma farmacia ?? Obrigado

      Olá, Guilherme! Nessa você me pegou. Mas como o certificado não é emitido online, eu não sei nem onde tentar descobrir se a segunda via pode ser obtida.

    Olá Boia, primeiramente obrigado pela ajuda. Chegarei na França e dias depois estarei na Suíça, o certificado francês serve na Suíça? Obrigado

    Olá, tudo bem? Obrigado por se dispor a ajudar.

    Vou pra Lisbo, Madrid, Paris e Zurich nesta semana. O certificado ConecteSUS serve para alguma dessas cidades? Vi na internet que serve pra Suíça e Espanha nas posso ter me enganado.

    Em Lisboa preciso emitir algo também (começo a viagem por lá).

    O emitido em Lisboa serve para Paris? Ou cada país emite o seu próprio certificado de equivalência?

      Olá, Edmundo! O ConecteSUS serve para entrar em todos esses países.

      Na França você vai precisar fazer o passe sanitário francês para entrar em museus e restaurantes. Esse passe será válido na Suíça também.

      Em Portugal e na Espanha, onde você estará antes de passar pela França, você pode tentar usar o seu certificado do ConecteSUS para entrar em musesus e restaurantes, mas talvez não aceitem por não ser um certificado europeu. Neste caso, você vai precisar fazer testes de antígeno.

    Olá, não entendi o que se quis dizer com “dificuldade de emissão do passe”. Não basta ir à farmácia munido de passaporte e certificado do ConectSUS? Qual seria a dificuldade, então? Outra dúvida. A conversão do certificado na farmácia é na hora ou leva algum tempo?
    Obrigada

    Bóia,
    Parabéns pelo suporte a nós, que estamos próximos a viajar nesses tempos tão confusos.
    Agora a pergunta:
    Esse certificado emitido na França vale para a Itália.
    Tem notícias se em Bordeaux as farmácias estão fazendo normalmente?

      Olá, Daniel! Tem que procurar farmácias credenciadas em Bordeaux no site do ministério da saúde francês que está linkado no texto.

      Para um brasileiro entrar na Itália é preciso estar há 14 dias fora do Brasil.

      Além de um passe sanitário europeu agora é necessário fazer PCR. Informe-se sobre as exigências vigentes alguns dias antes de seguir viagem, elas podem mudar. Nós só acompanhamos as exigências de países efetivamente abertos a brasileiros, o que não é o caso da Itália.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito