Passeie pela Suíça com a Clarissa

Berna, SuíçaSem nunca ter ido à Suíça direito (dei uma entradinha só, no meu mochilão de… 1985!!!!, e passei dois dias de tédio e carestia em Zurique), eu nutro uma simpatia toda especial por Berna. Aqui de longe me parece um lugar mais bacana que as cidades beira-lago. E a proximidade de cidadezinhas alpinas faz dela uma base superprática para incursões à montanha. Pois bem: foi só outro dia que eu me dei conta que a Clarissa Comim está  morando em Berna — ou, pelo menos, passando oito meses por lá, enquanto faz um doutorado. E está alimentando o seu blog, o Viagem e Viagens, com viagens que ela faz no fim de semana. Fui lá na aba “Suíça” e descobri, além de posts sobre as cidades, um ótimo levantamento sobre os trens panorâmicos da Suíça. Bookmarcando já!!!

Suíça no Viagem e Viagens (as distâncias são a partir de Berna):

Berna

Berna: os 600 anos da Torre do Relógio

Thun e seu castelo (30 km)

Interlaken (55 km)

Jungfraujoch, o topo da Europa, e seu Palácio de Gelo (60 km)

Spiez (40 km)

Basiléia (100 km)

Lucerna (120 km)

Zurique (125 km)

Lausanne e Montreux (120 km)

Genebra (170 km)

Trens panorâmicos: Ferrovia Centovalli

Trens panorâmicos: Bernina Express

Trens panorâmicos: Guilherme Tell Express

Trens panorâmicos: Golden Pass

Trens panorâmicos: Glacier Express


86 comentários

Olá,
Viajarei no final de outubro para a Suíca e ficarei 3 dias em Berna. Alugarei um carro para conhecer a Suíca por completo. Em Berna qual bairro/área vc aconselha que eu fique?

    Olá, Dana! Berna é bastante pequena, os hotéis ficam entre o centro histórico e a estação. Você não conseguirá cruzar a Suíça em três dias de carro, ainda mais baseada em Berna.

Olá! Farei um trajeto de Milão à Zurique e no dia seguinte de Zurique a Munique, ambos de trem!
Será minha primeira vez em Zurique.
Agradeço qualquer tipo de comentário!
Sou fãnzaço de vocês! Abraço!
Luquésio

Hola Clarissa,

Gentileza nos ajudar, pois completamente perdido. Estamos indo a Roma, e apos seguiremos a Veneza, aonde iremos direto a Milao.
Fato que de Milao, teremos interesse em seguir ate Tirano, mas nao sei como…e de Tirano pegar o Glacier Express( ja que li em seus comentarios que no inverno nao seria tao interessante o Berna Express). Porem tbm gostaria de seguir depois da viagem para Zurich, e de lah a Paris.
Vc poderia me orientar com relacao aos trens?
Agradeco de coracao.

Bjo

Eliel Gomes
Tels( 55 41 9168 1200)
Email:[email protected]

Olá, pessoal, preciso de ajuda, estarei indo para Genebra no dia 23/12/2011 e vou fazer o trecho Genebra/Berna e Berna/Interlaken,
consulto no site e não tenho desconto e até a semana passada nem conseguia comprar e via site ainda tenho taxa de cartão,será que terei problemas se comprar pessoalmente, somos em 5 aqui em casa e vamos passear 30 dias pela europa quero economizar onde posso.
Fico aguardando alguma dica
abraços
Claudia

    Olá, Claudia! O site http://www.sbb.ch é o site oficial das ferrovias suiças e vende passagens com 30 dias de antecedência.

    Passagens avulsas não são baratas mesmo não. O ideal na Suíça é comprar um Swiss Pass, mas para apenas dois trechos de viagem esta opção tampouco é um bom negócio.

Alguém conhece algum endereço de blog/site da Clarissa Comim, do Viagem e Viagens? Pergunto porque todos os endereços que tenho aparecem como removidos….

    Olá, Pynkoo! Deve ter acontecido alguma coisa com o domínio ou com o servidor. Vamos torcer para que seja temporário!

Olá Clarissa,

Em abril de 2012 estamos indo para Italia.
Pretendemos fazer Brasil-Zurich, seguindo depois para Italia no trem Bernina Express. A minha dúvida é: devemos ir até Lugano ou até Tirano, para seguir até Milão. De Tirano ou Lugano até Milão seguimos de trem ou outro transporte? O que você sugere.
Obrigada,
Ivania

    Olá, Ivania! Para falar com a Clarissa, o melhor é dirigir-se diretamente ao blog dela. O link está no texto, é o azulzinho! 😀

    Ola Ivania,

    Gentileza me passar seu email pois estou querendo fazer praticamente o mesmo roteiro, e tenho diversas duvidas.
    Favor me ajudar.

    Eliel Gomes

Oi pessoal , gostaria de informacoes ref. melhor opcao passeio glasier express , melhor sair de Zermatt ou St.mortz , qual a melhor opcao para checar ate eles. posso sair tanto de genebra quanto de basel , pretendo ir em maio/2012.

obrigado leocadio.

Olá, estou indo a para Suiça 19/12/11 começo em Zurique,Lucerne, Bern, Interlaken, Montreux, Genebra,Zermatt, Lugano, St. Moritz, Davos. Por gentileza gostaria de obter algumas dicas destes lugares e principalmente de trens. Grata.

    Rosemeire,
    O site da companhia de trens da Suiça é sbb.ch e é bem fácil de mexer. Quanto tempo tem para visitar todas essas cidades? Isso vai ajudar na objetividade das dicas…

    Abraço.

Oi Clarissa. estou aqui p/ agradecer todas as dicas que vc deu sobre a Suiça. Com elas consegui definir as cidades de destino e os passeios que eu queria fazer.
Chegamos na Suiça por Genebra, alugamos um carro ficamos 1 dia na cidade e seguimos p/ Lausanne. Lá fizemos um passeio super legal de barco pelo Lago Genebra e passamos por cidadezinhas francesas, por Vevey, Montreux e chateau de Chillon. Adoramos a cidade.
No dia seguinte seguimos p/ Intelaken e no caminho nos encantamos c/ Spiez. Em Interlaken, fizemos o passeio ao Jungfraujoch. Dica: os hoteis dão um cartaozinho azul que dá desconto no ingresso ao Jungfrau.
Fomos em seguida p/ Lucerna, e no mesmo dia seguimos p/ Berna. Nossa experiencia c/ Berna nao foi muito boa: o transito nao andava, nao tínhamos hotel e não encontramos vaga em nenhum hotel e acabamos não conhecendo a cidade. Como estava ficando tarde, seguimos p/ a cidade seguinte p/ procurar hotel. E fomos parar em Thun, que nao estava no roteiro, mas é uma cidadezinha encantadora,que imagino ter valido mais a pena ter conhecido do que Berna. Depois de Thun, descemos p/ contornar o lago Genebra pela França e chegar em Annecy e Chamonix.
Foi uma viagem inesquecível.
Valeu pelas dicas

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.