Passeie pela Suíça com a Clarissa

Berna, SuíçaSem nunca ter ido à Suíça direito (dei uma entradinha só, no meu mochilão de… 1985!!!!, e passei dois dias de tédio e carestia em Zurique), eu nutro uma simpatia toda especial por Berna. Aqui de longe me parece um lugar mais bacana que as cidades beira-lago. E a proximidade de cidadezinhas alpinas faz dela uma base superprática para incursões à montanha. Pois bem: foi só outro dia que eu me dei conta que a Clarissa Comim está  morando em Berna — ou, pelo menos, passando oito meses por lá, enquanto faz um doutorado. E está alimentando o seu blog, o Viagem e Viagens, com viagens que ela faz no fim de semana. Fui lá na aba “Suíça” e descobri, além de posts sobre as cidades, um ótimo levantamento sobre os trens panorâmicos da Suíça. Bookmarcando já!!!

Suíça no Viagem e Viagens (as distâncias são a partir de Berna):

Berna

Berna: os 600 anos da Torre do Relógio

Thun e seu castelo (30 km)

Interlaken (55 km)

Jungfraujoch, o topo da Europa, e seu Palácio de Gelo (60 km)

Spiez (40 km)

Basiléia (100 km)

Lucerna (120 km)

Zurique (125 km)

Lausanne e Montreux (120 km)

Genebra (170 km)

Trens panorâmicos: Ferrovia Centovalli

Trens panorâmicos: Bernina Express

Trens panorâmicos: Guilherme Tell Express

Trens panorâmicos: Golden Pass

Trens panorâmicos: Glacier Express


86 comentários

Mas bah! Uma citação no VnV deveria ir para a capa do Lattes, parabéns pelo Blog, Clarissa!

Lu,
Quem sabe te ajudo, pois estive em Zermatt em julho desse ano. Fiquei no “Le Petit Hotel”. Quando estava escolhendo, foi um dos poucos de Zermatt que me pareceu ter um preço razoável (CHF150 por noite) e uma qualidade aceitável. No geral, os hoteis lá são bem caros e os mais baratos que isso não parecem ser bons.

Reservamos ele mas sem esperar muito. Mas no final até que nos surpreendeu. É um hotel simples e pequeno, com decoração um pouco velha, mas é confortável, tem bom café e fica praticamente na rua principal. No geral foi um bom custo benefício perto de outros hotéis.

Reservei pelo booking. Dê uma olhada, as fotos não animam muito mas ele é melhor do que parece. Não sei se é o padrão que você está procurando, mas fica aí a dica. Abraços.

http://www.hotel-zermatt.com/

    Valeu, Renato!! Vou lá checar, mas provavelmente vai me atender. Desde que tenha calefação e água quente, além de uma cama confortável, sendo bem localizado como vc falou, tá ótimo! O que estava olhando é o Testa Grigia, no qual já fiquei, bem na rua ppal, está 350CHF, e é 2 estrelas (ou pelo menos era, pois estão reformando)!!! De modo que, mesmo que seja mais caro um pouco por ser no inverno, que é estação alta por lá, deve ser beeeem menos.
    Bjs,
    Lu

    Lu,

    Estive no Le Petit Hotel em maio de 2008 com minha esposa, paguei uns CHF 200 e foi aprovadíssimo! Nosso quarto tinha janela voltada para a frente com vista para os alpes suiços…

    Ah, inclusive o atendente era português e foi bem bacana conosco!

    E concordo com o Renato, pois o hotel é simples e pequeno, mas nada que o impeça de ser mesmo muito bom!

    Super recomendado!

Parabéns pelo blog, Clarissa. Fui lá correndo pq estou atrás de sugestão de htl em Zermatt, que ñ seja mto caro, e seja central. O que já fiquei uma vez foi reformado e o preço que me passaram subiu muito.
Desde já agradeço as dicas.

    Sei que a dica está bem atrasada, mas lá vai: http://www.hotelbahnhof.com. Fica exatamente na frente da estação de trem, é bem bonitinho e sem frescuras. Tem quartos com ou sem banheiro privativo, com ou sem vistas panorâmicas, e até um quarto coletivo – pra todos os bolsos. Fiquei num quarto de casal com banheiro em dezembro de 2010 por 130 francos por noite – o melhor preço da cidade!

Um dia quero conhecer a Suíça! É uma cidade que tenho curiosidade de conhecer.

uau Riq ! tá no blog da Clarissa; em Basiléia tem uma rua Freire !!!

Putz, que vontade de conhecer a Suíça!
Os posts da Clarissa são um ótimo ponto de partida pra quem está organizando uma viagem para lá 🙂

Adoro a Suíça! Para mim, é um dos países mais interessantes 😉 Cada cidade que conheço é uma nova surpresa!

Obrigada pelo post Ricardo Freire 😉

Abraços,

    Clarissa,
    Pretendo ir à Suiça no início de março (chego a paris em 06 de mar e volto ao Brasil em 16 mar) . Tenho 11 dias de viagem, mas quero reservar 4 dias para Paris. Minha idéia é fazer o seguinte. Paris-Montreux-Golden Line (trem panor)- Luzerna- Luzerna(ir à Berna e voltar)- Zurich (tenho conhecida por lá)- Paris. O que vc acha? A paisagem é bonita mesmo nesta época?
    Um abraço e obrigado. Marcelo Lucchetti

    Olá, Clarissa, estarei indo para genebra dia 23/12/2011 e gostaria de uma sugestão sobre compra de bilhetes de trem, somos em 5 pessoas,
    e os trechos que faremos é Genebra-Berna e Berna-Interlaken,
    depois Interlaken-Spiez, pela internet pago sempre taxas por se tratar de compra com cartão e não há descontos, será que se deixar para comprar pessoalmente, corro o risco de não embarcar?

Tenho muita vontade de fazer uma viagem pela Suica em um destes trens, e foi ótimo saber onde achar dicas quando decidir. 😉
Blog favoritado!

Parabens Clarissa…

Que sorte a sua em morar neste país tão lindo que é a Suiça!!! Sempre que dava ia conhecer algum lugar da Suiça Alemã.. Adoro o Mercado Migros de Basel..

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.