Passeie pela Suíça com a Clarissa

Berna, SuíçaSem nunca ter ido à Suíça direito (dei uma entradinha só, no meu mochilão de… 1985!!!!, e passei dois dias de tédio e carestia em Zurique), eu nutro uma simpatia toda especial por Berna. Aqui de longe me parece um lugar mais bacana que as cidades beira-lago. E a proximidade de cidadezinhas alpinas faz dela uma base superprática para incursões à montanha. Pois bem: foi só outro dia que eu me dei conta que a Clarissa Comim está  morando em Berna — ou, pelo menos, passando oito meses por lá, enquanto faz um doutorado. E está alimentando o seu blog, o Viagem e Viagens, com viagens que ela faz no fim de semana. Fui lá na aba “Suíça” e descobri, além de posts sobre as cidades, um ótimo levantamento sobre os trens panorâmicos da Suíça. Bookmarcando já!!!

Suíça no Viagem e Viagens (as distâncias são a partir de Berna):

Berna

Berna: os 600 anos da Torre do Relógio

Thun e seu castelo (30 km)

Interlaken (55 km)

Jungfraujoch, o topo da Europa, e seu Palácio de Gelo (60 km)

Spiez (40 km)

Basiléia (100 km)

Lucerna (120 km)

Zurique (125 km)

Lausanne e Montreux (120 km)

Genebra (170 km)

Trens panorâmicos: Ferrovia Centovalli

Trens panorâmicos: Bernina Express

Trens panorâmicos: Guilherme Tell Express

Trens panorâmicos: Golden Pass

Trens panorâmicos: Glacier Express


86 comentários

Oi Pessoal,

pelo amor de Deus, alguém sabe de algum hotél em Interlaken que seja bem pertinho mesmo da estação ost, na faixa de 100 euros? Eta lugarzinho caro… O ideal pra mim seria mesmo muito perto desta estação, pois tudo vou fazer é a partir de lá, além de sair de madrugada no último dia, também de lá…
Já pesquisei horrores, mas só hotéis bem caros nesta região específica.
Quem puder me ajudar… É a última cidade das 12 que reservei hotéis…Um maratona…Depois dou todas as notas dos que escolhi…
Abraços a todos…
Roberta

    Roberta, eu fiquei no Carlton Europe, que fica bem ao lado da estação de trem Ost e é ótimo. Paguei €94 na época, mas já faz uns 4 anos e foi em outubro, fora da alta temporada. Não sei se continua assim, mas o GTAHotels.com tinha ótimos preços para os hotéis da Suíça, bem mais baratos que os outros sites. Dá uma olhada lá.
    De qualquer forma, se for na alta temporada, dificilmente vai conseguir hotéis por menos de €100.

    Roberta, fui a Interlaken em outubro de 2009 e me hospedei no Hotel Blume, que fica a uns 15 minutos de caminhada de Interlaken Ost. Na época, pagamos exatamente 100 francos pela diária, pouco menos de 80 euros.

Oi João,
estou na mesmíssima situação que você, esta definição influencia meu roteiro (em junho). Quero comprar logo o Bernina, inclusive o trecho de Lugano a Tirano de bus, e depois pegar o trem até Chur. Estou iniciando minhas pesquisas, achei que o raileurope vendia…
Qualquer informação por favor me passe, eu farei o mesmo aqui, OK.
Um abraço.

    Oi Roberta,
    Pois é, a Raileurope vendia. No ano passado até fiz uma simulação, mas agora não consigo. Estou tentando com a STB, CI e TAM Viagens, mas eles também só vendem com no máximo 2 meses de antecedência(e inclusive tem menos informações do que eu). Acho que o jeito é esperar. Se tiver alguma novidade informarei. Abraços

A Raileurope não vende mais o Bernina Express nem o pacote do Glacier Express. Tentei comprar no site http://www.rhb.ch mas somente com antecedência máxima de 2 meses. Além disso tem a complicação da reserva de assento e também não sei como adquirir o trecho de ônibus de Lugano a Tirano. Alguém sabe quem vende o Bernina aqui no Brasil?

    Olá, João! A antecedência de dois meses é padrão entre as cias. ferroviárias européias. Deixe chegar mais perto e compre pela internet mesmo!

    Olá João,

    Quando fomos para lá em 2006, o Bernina e o Glacier Express eram cobertos com o Swiss Pass. Só as reservas de assentos tivemos que fazer lá na estação (no atendimento a clientes). A railEurope deve vender o passe… Mas não sei se é interessante para você.

    Obs.: O Bernina só está coberto pela passe na parte da Suiça, tem que ver como fica esta parte até a Itália…

    Esses trechos necessitam de um suplemento para portadores de passe. Atualmente o Glacier cobra um suplemento equivalente a 22 euros no verão (e 9 euros no inverno).

    Neusa,
    Obrigado pela informação. Na verdade eu gostaria de comprar o Bernina antecipadamente, pois meu roteiro depende disso(volto para Milão após o Bernina). Já vi que a Rail Europe não vende mais. Vou tentar fazer uma reserva no site http://www.rhb.ch e aguardar para comprar quando faltar 60 dias(viajarei somente em maio). Tanto a CI como a STB que dizem vender por aqui, não tem informações(já contatei os escritórios aqui em Fpolis).

    JOÃO,irei para Zurique em maio e já reservei apenas os assentos do Bernina para o dia 18/05 no site http://www.rhb.ch. Ficou 48 CHF para 04 pessoas na 2ª classe.No comprovante tem o telefone da companhia.Liguei para lá e fui informada que vc tendo os assentos reservados os tickets vc compra lá na estação de trem quando chegar. Para as reservas do onibus de Tirano para Lugano, me pediram para ligar a partir do dia 08/02 que obterei as informações de como proceder.Fui atendida super bem.De Lugano eu e meus amigos seguiremos para Milão.Espero ter ajudado.

    Denise,
    Obrigado pelas informações, vou tentar fazer a reserva do trem. Quando tiveres a informação a respeito do ônibus avisa, ok? Eu pretendo ir de Lugano a Chur, dormir lá e no dia seguinte ir a Milão.

Oi, estou indo em maio para Suiça, onde devo ficar 04 noites em Bern. Alguém poderia me sugerir outras cidades perto que eu poderia conhecer ?

    Lucas,
    Estive em Berna em Março passado. De lá, você poderá ir de trem (de hora em hora) para Interlaken Ost, de onde poderar pegar um trem para Lauterbrunnen (cidade pequena que fica na base para a subida para Kleine Scheideg e Jungfrau, pontos altos de esqui, mas tb muito bonitos para se ver. Você faz isto em apenas 1 dia e vale a pena mesmo. No caminho, há Thun e Spiez, que tb são bonitos e vc poderá fazer passeios de barco nesta época que vai. Isto pode ser em outro dia tb. Se não tiver programado Luzern (Lucerna) em seu trajeto, tb poderá ir de Berna. Luzern é linda mesmo. Um abraço. Marcelo

Olá Roberta, como vai?

Vamos tentar dirimir suas dúvidas, ok?

Na rota panorâmica Bernina Express, seu ponto de partida é na histórica cidade de Chur. De lá, você atravessará os Alpes Suíços e chegará a Lugano, conhecida por toda a sua “italianidade”. Na rota Glacier, você partirá de Zermatt e finalizará o percurso em St. Moritz.

Sugestão 1: aproveite a parada estratégica na paradisíaca Tirano, na Itália.
Sugestão 2: Aproveite o itinerário Lugano-Chur, da Bernina, e depois embarque na Glacier até Zermatt.

Ah, e prepare a câmera fotográfica! =)

Se quiser mais informações sobre rotas e melhores destinos na Suíça, visite o nosso site em: http://www.suicadetrem.com.br

Estamos também no Twitter (@suicadetrem) e no Facebook (http://on.fb.me/ekd8Pk).

Boa viagem!

    Pegando carona na dúvida da Roberta, estou indo em março p/a Suiça e vou fazer 2 trechos de trem – Genève/Zermatt e Zermatt/Zurich – em 5 dias. Estamos em 4 pessoas. Do que li até agora, os passes ñ valem a pena p/nós. Gostaria de saber:
    – existe alguma tarifa especial ou é a que está no site de trens da Suiça mesmo?
    – devemos comprar os bilhetes antes de sair do Brasil(pela Internet??), ou podemos comprar na hora?
    Desde já mto grata.

    Olá, Lu! O Comandante nunca comprou passagens de trem na Suíça, mas se valer a mesma regra dos outros países, a antecedência pode garantir descontos. Tente simular reservas para 60 dias para ver se aparecem tarifas descontadas; se aparecerem é sinal de que vale a pena comprar antes. De todo modo, ele já subiu a pergunta para o Perguntódromo, vamos ver se alguém responde por experiência própria!

    Oi, Bóia,
    Eu estava querendo ver se conseguia infos da Suiça de Trem. Entrei no site, mas ñ consegui mandar msg. Qdo clicava no enviar, nada acontecia. aí, resolvi tentar por aqui.
    Mas, de qq forma, agradeço ter colocado no perguntódromo.

    Alô, Lu! Provavelmente lá eles vão querer te vender um passe. Tente fazer a simulação conforme o Comandante recomendou! 😉

    Lu,
    No ano passado quando pesquisei no site da sbb não encontrei desconto algum para compra antecipada, além de só encontrar a opção do envio do bilhete pelo correio. Comprei todos os bilhetes quando cheguei lá com um atendimento muito bom (tem máquinas automáticas tb). Eles não tentaram me vender nenhum passe não…Abços

    Carina, quem tenta vender passe normalmente são os representantes das cias. ferroviárias no Brasil. Não é possível comprar passes depois de chegar na Europa.

    Lu, entrei agora no site da http://www.sbb.ch e estudei um pouquinho.

    Em primeiro lugar, é preciso criar uma conta para ter acesso às tarifas.

    Em vários trechos existem passagens com 50% de desconto para quem tem um Swiss Half Fare Card. Todos os suíços parecem ter um, que para eles vale o ano inteiro.

    Estrangeiros também podem comprar esse cartão. Custa 110 francos suíços (75 euros) e vale por um mês. (Pra comprar, tem que clicar em “ticket shop” e depois em “visitors from abroad”.

    No seu caso acho que não deve valer a pena, porque vocês vão fazer apenas dois trechos.

    Mas vocês podem simular essas viagens no preço cheio e ver se os 50% de desconto justificam o investimento.

    Reservas só são necessárias nos trechos panorâmicos.

    Na tarifa cheia, uma oferta interessante é a tarifa City-City, que inclui o transporte público local junto com a passagem de trem.

    Valeu, Riq, eu já tinha feito essa pesquisa e acho que prá nós o Half Fare Card ñ adianta mesmo, mto menos o passe que é vendido aqui no Brasil. Acho que vamos ter que encarar mesmo a tarifa cheia. Talvez tenha algum desconto por sermos 4 pessoas. Mas ñ sabia que p/comprar no site tinha que ter uma cta. De q forma, bom saber que fiz a pesquisa certa.

    As nossas maiores preocupações são:
    – saber se precisamos comprar c/antecedência, se periga chegar lá na hora e ñ ter vaga,
    – e tb se podemos ir de 2a, ou melhor na 1a por causa de roubo de bagagens(estamos levando os skis), ou na Suiça, isso ñ acontece?

    Mas, acho que qdo chegar lá podemos resolver tudo isso – qual a classe, reserva e desconto p/4, pois ainda estaremos c/antecedência de 1 semana p/o 1o trecho de trem.

    Bjs,
    Lu

Desculpe Roberta…

O Bernina Express fizemos de Chur até Poschiavo (e não Positano)

Oi pessoal,
sairei de Veneza em direção a Suíça pra fazer dois passeios de trem: o Bernina e o Glacial. Só tenho dúvidas quanto às cidades de início dos mesmos. Vale a pena o trajeto de bus de Lugano a Tirano (incluído no Bernina)? Devo iniciar o Glacial em St. Moritz ou fazer o trajeto completo do Bernina (Lugano/CHur, sem passar por St. Moritz) e só em CHur, no dia seguinte, pegar o Glacial até Zermatt?
Seria maravilhosa a ajuda de vocês.
Abraços.

    Alô, Roberta! O Comandante colocou sua dúvida no Perguntódromo. Vamos ver se alguém aparece para palpitar!

    Você é usuária do Twitter? Caso seja, siga o @suicadetrem, que é especializado em… trens na Suíça!

    Olá Roberta,

    Fizemos os 2 passeios (Bernina e Glacier Express).

    O Bernina Express fizemos de Chur até Positano (não fomos até o fim, então não sei se vale a pena o trecho de ônibus…) e depois voltamos no mesmo dia a St. Moritz.
    Foi um passeio lindo ! Tinha nevado e as árvores estavam branquinhas ! Meu marido não gostou muito do passeio pois ficou enjoado (o trem faz muitas curvas). Então se você tem problema com enjôo, é bom saber.. Mas eu não senti absolutamente nada.
    No dia seguinte, pegamos o trem de St. Moritz e fomos até Zermatt.
    Paisagens lindíssimas também. Muito legal fazer o almoço no vagão restaurante (a garçonete era brasileira !). Um passeio inesquecível.

    Ambos são ótimos, e como ficamos na dúvida fizemos os dois (ainda hoje não sei definir o melhor deles).
    Em relação a concatenar os 2 passeios, você deve decidir se quer dormir em Chur ou em St. Moritz… Esta parte (de St. Moritz a Chur) é idêntica nos 2 passeios.
    St Moritz é mais bonita e turística (em compensação terás que sair mais cedo pra pegar o Glacier Express). Acho que St. Moritz deve ser mais cara também…
    Chur deve ter hospedagem mais barata e podes pegar o trem um pouco mais tarde.

    Que saudades desta viagem !!! Aproveite !
    E qualquer dúvida, estou a disposição.

Oi Ricardo,
vou para a suiça em março do ano que vem, estou pensando em ir para Genebra, Berna, Interlaken, Zermatt, St. Moritz e Zurich.
Pensei em fazer parte de carro e parte de trem. Voce acha que vale a pena? Ou seria melhor so fazer de carro ou so fazer de trem? É que li que em Zermatt nao entra carro né? Por isso fiquei em duvida de fazer tudo de carro. E estacionamentos? São mto caros? Vamos em 4 pessoas. Alem do mais facil (trem ou carro) queria saber em preços, qual compensa mais. Obrigada

    Nunca fiz a Suíça, Roberta. Eu faria de trem, acho muito mais prático e europeu.

    Para 4 pessoas, provavelmetne de carro sai mais barato. A gasolina na Suíça é relativamente barata (mais barata que na França ou na Alemanha) e as distâncias envolvidas são sempre pequenas. Em cerca de 4 horas dá para ir de um canto a outro do país, de forma que dificilmente você precisará por muito tempo e há alguns lugares que são bem mais fácil de se chegar de trem, como em Titlis, nas proximidades de Lucerna.

    Quanto a preço de estacionamento, eu não me lembro exatamente, mas não foi algo super caro.

    Em Berna e Lucerna eu usei estacionamentos super centrais (que são mais caros), mas mesmo assim não foi algo que eu tenha achado de outro mundo (deve ter sido menos de 20 francos suíços, o que é basicamente menos de 20 dólares para ficar umas 6 horas – mas é bom dar uma confirmada nessa informação, pois eu realmente não me lembro do preço).

    Em Basel (onde fiquei hospedado na casa de um amigo), eu até conseguia descolar uns estacionamentos de graça, no meio da rua. O negócio é meio estranho, pois na mesma rua tinha vagas pagas e vagas gratuitas. As vagas pagas eram com parquímetro, que em geral sai mais caro de que um estacionamento, propriamente dito, exceto por curtos períodos.

Ola Clarissa. pesquiso pela internet e não consigo encontrar agencias de viagem em genebra para conhcer algumas cidades na suiça. Sera que poderias me ajudar? pretendo ir viajar , saindo de lisboa, dia 01/05/11 e ficar na suiça ate dia 08/05/11, retornaod a lisboa.
Obrigada pela atenção.
Maria Gorete – Porto Alegre/RS

    Para falar com a Clarissa, acesse o blog dela, Maria. O link está no texto, em azul.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.