Passeie pela Suíça com a Clarissa

Berna, SuíçaSem nunca ter ido à Suíça direito (dei uma entradinha só, no meu mochilão de… 1985!!!!, e passei dois dias de tédio e carestia em Zurique), eu nutro uma simpatia toda especial por Berna. Aqui de longe me parece um lugar mais bacana que as cidades beira-lago. E a proximidade de cidadezinhas alpinas faz dela uma base superprática para incursões à montanha. Pois bem: foi só outro dia que eu me dei conta que a Clarissa Comim está  morando em Berna — ou, pelo menos, passando oito meses por lá, enquanto faz um doutorado. E está alimentando o seu blog, o Viagem e Viagens, com viagens que ela faz no fim de semana. Fui lá na aba “Suíça” e descobri, além de posts sobre as cidades, um ótimo levantamento sobre os trens panorâmicos da Suíça. Bookmarcando já!!!

Suíça no Viagem e Viagens (as distâncias são a partir de Berna):

Berna

Berna: os 600 anos da Torre do Relógio

Thun e seu castelo (30 km)

Interlaken (55 km)

Jungfraujoch, o topo da Europa, e seu Palácio de Gelo (60 km)

Spiez (40 km)

Basiléia (100 km)

Lucerna (120 km)

Zurique (125 km)

Lausanne e Montreux (120 km)

Genebra (170 km)

Trens panorâmicos: Ferrovia Centovalli

Trens panorâmicos: Bernina Express

Trens panorâmicos: Guilherme Tell Express

Trens panorâmicos: Golden Pass

Trens panorâmicos: Glacier Express


86 comentários

Desculpe, é que sou apaixonada por Zermatt. Lembrei agora de Interlaken e redondezas. Vc pode fazer vbase em Interlaken e ir p/as cidades próximas, indo inclusive até o Jungfrau, pela ferrovia mais alta da Europa. Ou tb pode pegar um dos trens panorâmicos que cortam o país.

Zermatt. É linda!! Ñ tem carro. Porém longe de tudo. A dica do htl é o Le Petit Hotel, bom, barato (p/Zermatt), e bem localizado, atendimento super simpático.

Oi. Vou à Suíça em outubro. Tenho um evento em Basileia de segunda a quinta e outro em Zurique na segunda e terça seguintes, mas estou livre entre a sexta e o domingo. Que roteiro alguém poderia sugerir me para esses três dias sem ficar pulando por muitas cidades? Agradeço de antemão.

    Claudio K,

    Como você vai estar na Basiléia, minhas principais recomendações são fora da Suíça. Eu iria a Constança (Alemanha), incluindo ilha Mainau, que fica bem perto de Basiléia. Dá para ser feito num bate e volta de um dia.

    Se você gosta de castelos, uma boa opção é o Haut-Koenesgburg, na Alsácia (França). Nas proximidades também tem o Monte St. Odile, que tem um mosteiro no alto e uma vista muito bonita.

    Se você for não fumante e tiver disponibilidade de carro, sugiro que jante todas as noites em Mulhouse, na França. Enquanto na Suíça é permitido fumar nos restaurantes (exceto nos americanos: McDonald’s, Burguer King etc.), na França não é. E em Mulhouse (20 km de Basiléia) há excelentes restaurantes. Sugestão especial é o Henriette Wienstube. Na praça principal tem um outro, com cara de turistão, mas que também é muito bom. Não deixe de comer a tarte flambée (infelizmente, agora eu não me lembro do nome, mas é só chegar na praça da igreja de Mulhouse e ver o restaurante com mais cara de turistão).

    Dentro da própria Suíça, a minha recomendação é Lucerna e o Monte Titlis.

Oi. Estou indo pra Suíça agora no final de Julho. Saio de milão de carro e vou rumo suiça. Ficarei 4 dias. Quero conhecer Lucerna, Berna e Interlaken. Onde vcs acham melhor eu ficar (hotel) em Lucerna ou Berna?

Agradeço

    Olá, Aline! Dá certo nas duas. Escolha a que você acha que vai curtir mais.

    Aline
    Fique hospedada em Berna com certeza. A cidade eh linda e Lucerna não tem muita coisa para ver . Interlaken tambem vale a pena

Fiz meu roteiro para a Suiça baseado neste site e comprei também o Swiss Pass para 15 dias. Vou chegar pelo aeroporto de Genebra e não sei se posso utilizar o metro para chegar ao centro desta cidade somente com o Swiss Pass e se precisa fazer algo com o passe antes de pegar o metro. Desde já agradeço pela resposta.Lilian

GOSTARIA DE SABER HORARIO DE SAIDA DO TREM CHUR A TIRANO,…..
e COMO CHEGAR A MILÃO NO MESMO DIA.
[email protected]

    Olá, Laercio! Veja no link “Trens panorâmicos: Bernina Express” que está logo acima, no texto.

    Pelo mesmo site indicado no blog da Clarissa você pode pesquisar o trecho Tirano – Milão. http://www.rhb.ch/

    Peço apenas a gentileza de não escrever em maiúsculas — na Internet isso significa que você está gritando! 😉

Olá! O blog da clarissa e incrível! E realmente muito difícil encontrar informacoes sobre esse pais! Não sei se isso e bom ou ruim!
Meu namorado resolveu que sua primeira viagem para Europa tem q ser para lá… E lá vou eu pesquisar…
Mas meu maior medo e q o frio lá esteja insuportável! Devemos os em marco.. Alguém já foi nessa época? Da para aproveitar ou e muito frio?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.