Patagônia pra Marília

Glaciar na Patagônia (foto: Interpatagonia.com)
Glaciar na Patagônia (foto: Interpatagonia.com)

Sem medo de gripe nenhuma (viva!), a Marília Marconi está planejando uma viagem à Patagônia em setembro.

Tem doze dias para a empreitada e quer saber se é possível — e sobretudo se vale a pena — combinar os lados argentino e chileno.

Para dar subsídios às discussões, o que eu posso fazer é lembrar do ótimo blog do Tony Galvez, De Viaje a la Patagonia, que relata duas expedições que ele fez ao lado argentino.

A Luisa do Arquivo de Viagens também foi à Patagônia argentina e fez uma série extensa de posts; e dois trips publicaram relatos bacanas em blogs da comunidade: a CarlaZ no Filigrana e o Ernesto Pato Econômico n’A Turista Acidental.

Não posso deixar de citar também um site muito completo que abrange os dois lados, o Interpatagonia. A seção Austral traz todas as cidades mais procuradas, com indicações de como chegar e como se locomover entre elas.

Finalmente, como curiosidade, pesquei um roteiro de carro pelos dois lados sugerido por uma locadora, que por trazer a quilometragem pode ser interessante nesta fase de planejamento.

Mas o que a Marília deve estar procurando (e eu também!) é alguém que tenha ido aos dois lados e dê seu testemunho sobre as diferenças — e também sobre como tiraria melhor proveito desses 12 dias na região.

Agradecidos!

109 comentários

Oi pessoal,

Gostaria de ir à Patagônia no final de fevereiro, chegando por Santiago e voltando ao Brasil por Buenos Aires. Vi que El Calafate e Ushuaia exigem pelo menos 3 noites (4 dias). Podem me dar a opinião de vocês sobre essa proposta de roteiro:
Santiago (2 noites)
El Calafate (3 noites)
Torres del Paine (2 noites)
Ushuaia (3 noites)
Buenos aires (2 noites)
É muita pretensão para pouco tempo?
Desde já, muito obrigada.
Ale

Minha programação que está fechada é para agora dia 12 de dezembro,mas estou com um problema:
Vou para El Calafate fico uns dias e depois tenho que ir para Punta arenas ,vou sair de lá com o Stella Australlis para Ushuaia,como vou de El Calafate para Punta Arenas?sem perder um dia inteiro?Só por Puerto Natales?Socorro!!!!

    Olá, Marcia! Você vai ter que perder boa parte de um dia. É preciso ir de ônibus a Puerto Natales e então pegar outro ônibus a Punta Arenas.

Atualizando a situação: abandonei o pacote e fechei só o aéreo – 4 noites em Ushuaia (pesquisei mais e agora estou apaixonada) e 7 noites a partir de El Calafate, que não sei se divido com El Chaltén ou Torres del Paine. Gosto da ideia de ir a El Chaltén pela proximidade. Palpites?
Obrigada pelas dicas!

Bariloche não coube dessa vez (vou deixar para visitar num inverno, que parece ser bem fácil).
Obrigada por todas as dicas – estão sendo importantes na minha escolha.

Olá, companheiros de viagem!
ainda estou sofrendo aguardando o resultado das passagens enlouquecidas, mas resolvi passar só para agradecer as dicas – todas anotadas! dou notícias assim que descobrir se vai ou não acontecer a viagem!

Eu também adorei Ushuaia. Realmente tem algo especial nessa cidade. Perito Moreno em El Calafate é algo inexplicável. Já Bariloche eu não gostei muito, lógico que tem sua beleza, mas é muito turística, sempre cheia, sendo muito melhor San Martin que é bem mais aconchegante.

Oi, CarlaZ, seu relato está ótimo no Filigrana, inclusive quanto a Ushuaia, mas estou querendo mesmo montar essa ‘síntese’ pra poder ter um menor número de deslocamentos (El Calafate + Bariloche ou El Calafate + Ushuaia), o que economiza tempo e dinheiro. “Se eu pudesse e o meu dinheiro desse” eu queria era seguir o zig-zag do Riq, mas sem tempo (e para economizar) eu preciso é otimizar a minha folga.

No momento o mais difícil está sendo aguentar amarrada sem saber se vou encontrar passagens ou não (só fiquei sabendo da minha ‘folga’ no final desta semana – tô subindo pelas paredes). O marido até já falou em acender uma vela pra iluminar o agente (por conta só acho passagens ENLOUQUECIDAS). Torçam por mim, por favor!

    Ana Carolina, em dezembro de 2009 (ou seja, um ano atrás), a Aerolíneas Argentinas tinha vôos entre Bariloche, El Calafate e Ushuaia. Ou seja, você pode fazer Bariloche-Ushuaia-El Calafate (minha opção) ou Bariloche-El Calafate-Ushuaia. Não sei de quantos dias inteiros (sem contar chegada e saída em cada cidade) você dispõe ao todo, mas os mínimos que eu sugeriria seriam três dias inteiros em Bariloche (digam o que quiserem dizer, Bariloche é uma graça, principalmente no verão, menos lotada e com dias e paisagens belíssimos), três dias inteiros em Ushuaia (embora para fazer todos os lerês básicos que a cidade oferece seja necessário um quarto dia inteiro) e quatro dias inteiros em El Calafate (não deixe de ir ver, também, o Glaciar Upsala).

    Se, para ficar com mais folga e menos corrido, for preciso excluir alguma coisa, eu tiraria Bariloche. Não por questões de beleza, lotação ou popularidade, mas apenas porque é cidade em que você tem mais chances de voltar (pelo preço, distância menor etc.). Ushuaia e El Calafate, como são mais distantes e mais caras, talvez valha a pena ir e ficar mais, para garantir e aproveitar mais.

    PêEsse:
    é seu um comentário sobre o Alto Calafate no tripadvisor? Se for, achei muuuito útil – vai pesar bastante na minha escolha (estou entre ele e um bem mais simples, que custa a metade do preço, o Konke, onde funciona também uma “escuela de pastelería”).

    E pela disposição de vôo que consegui arrumar, vou seguir bem a disposição que você recomendou: 4 noites em Ushuaia (uma tarde, 3 dias inteiros, uma manhã) e 4 noites em El Calafate, com 3 noites em El Chaltén entre uma cidade e outra. Bariloche eu considerei a facilidade de voltar, como você disse. Sério, não sei o que seria de mim sem o vnv… meus planejamentos de viagens seriam bem menos divertidos… Obrigada!

Riq,
muito obrigada!
é tanta informação e tanto lugar lindo que fica muito difícil discutir/decidir o roteiro. El Calafate (Perito Moreno) eu não descarto de jeito nenhum, todo o resto é ‘negociável’, então fiquei muuuito feliz em saber que Puerto Natales vale mais para quem está louco por trekking. E eu confesso que tive medo quanto a Ushuaia que nas entrelinhas percebi que muita gente vai para lá mais por ser ‘o’ fim do mundo.

O difícil vai ser conseguir as passagens (só soube da minha folguinha agora, vou ter que me contentar com o que aparecer), mas vou ver se consigo um pacotinho que faça El Calafate e Bariloche (parece o mais simpático mesmo, já que o que eu queria mesmo era esta síntese da região).

Vou ver o que o agente consegue (quase fechei uns vôos insanos essa madrugada, de ansiedade de não conseguir esperar o feriado terminar). Bom feriado pra quem não tem que lidar com essa minha ansiedade, rsrsrs…

    Olha eu não sei se muita gente não gosta, mas eu realmente gostei de Ushuaia, não sei se foi a primeira idade que fui na viagem, mas ela tem alguma coisa de especial pra mim 😉
    Já Calafate o Perito Moreno é fantástico talvez a coisa mais maravilhosa que já vi…mas a cidade é só base mesmo pra ir no Perito Moreno.
    Me arrependo um pouco por não ter ido a Bariloche na época, mas namorado não quis ir 🙁

digo, aumenta da que não inclui Puerto Natales para a que inclui

    ai, nem precisa de resposta, já achei o suficiente fuçando um pouco mais (não foi preguiça de procurar, fiquei foi perdida em meio a muita informação). Agora só tenho que torcer para ver se o aéreo vai rolar… acaba logo feriado pra eu poder contatar a agência!

    Ana, eu acho assim:
    – o trampo de ir a Puerto Natales vale para quem está a fim de fazer caminhadas por Torres del Paine. Para quem só vai lá pra tirar umas fotinhos — como eu fui — acho que não vale a pena, não.
    – fazendo Ushuaia com Calafate, deixe sempre Calafate para o final.
    – o blog do Tony tem um calendário sensacional que mostra as temporadas de avistagem de várias espécies na região. Vale ir atrás de pelo menos uma colônia.
    – em termos de paisagem, uma viagem combinando Bariloche (e arredores, com passeios lacustres) e El Calafate sintetiza o melhor da região.

    Agora que defini as passagens, passo só para constar (e agradecer, que sem o vnv eu ficaria louca) que cortei Puerto Natales e escolhi por conta passar:
    4 noites em Ushuaia
    3 noites em El Chaltén
    4 noites em El Calafate

    estou tranquila e feliz por ter definido os períodos, e super-grata por todas as dicas que me deram! Quando voltar eu conto como foi!

Muito obrigada pelas respostas! eu estava com medo de não saber da quantidade do tempo e comprar o pacote ‘torto’, mesmo podendo arrumá-lo aqui. Se puder abusar e repetindo que quero opinião pessoal mesmo, Puerto Natales é ‘imperdível’ ou ‘até dá para dispensar’? vi duas possibilidades de pacote e uma não inclui Puerto Natales e tem uma diferença gigantesca de preço (aumenta uns 25%).

Oi! Sei que tem coisas que ninguém pode decidir por mim, mas estou com muita vontade de ver de perto o Perito Moreno e descobri um pacote bem razoável para o final do ano (dez/jan), com a seguinte distribuição:
1 noite em BsAs
4 noites em El Calafate
2 noites em Puerto Natales
3 noites em Ushuaia
1 noite em BsAs

A pergunta é para quem já passou por algum dos lugares (fora BsAs que é só para chegada/partida e eu já conheço): a distribuição de tempo parece boa? Devo incluir algum outro lugar nos arredores, ou retirar alguma noite de algum dos lugares?

    Acho que tá belezura. Talvez você tenha que tirar um dia em Ushuaia porque vai perder um dia em trânsito entre Puerto Natales e lá (ônibus a Punta Arenas e Ushuaia ou ônibus ao Calafate e avião a Ushuaia).

    4 noites em Calafate me parece muito, mas não sei como é a programação por lá…
    Vc vai amar essa viagem!

    É que o dia da chegada não serve pra nada… No segundo dia dá pra ir ao parque, no segundo fazer o passeio Todos Glaciares e deixar o minitrekking pro último!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito