Patagônia pra… mim :-)

Cinco Hermanos, Ushuaia

Estou começando agora um pequeno périplo pela Patagônia. Embarco — se tudo der certo — num cruzeiro Australis que vai me levar de Ushuaia, na ponta sul da Argentina, a Punta Arenas, na Patagônia chilena, passando pelo canal de Beagle. Volto pela mesma rota, mas com paradas diferentes. (Ou seja: não posso fazer nada a partir de Punta Arenas.)

No oooutro domingo, pego um vôo para El Calafate. De lá não sei se dou um pulinho em El Chaltén, se atravesso a Puerto Natales para dar uma espiada no Parque Torres del Paine, ou se vou direto a Bariloche — que, depois do Calafate, é a região que me interessa mais.

De Bariloche vou ficar monitorando o tempo para fazer o cruce de lagos ao Chile num dia bonito.

E depois… bom, depois é outro post 🙂

Claro que já devorei o site do Tony Gálvez, De viaje a la Patagonia, e os posts da Carla Z. na Majô, do Ernesto na Emília, da Carmem Silvia no De uns tempos pra cá e os relatos da Luisa no Arquivo de Viagens.

Mas aceito pitacos, sobretudo na questão Torres del Paine. Acredito que Torres seja um deslumbre, mas não sei se é um passeio pra mim.

O briefing: não curto caminhadas no mato ou no frio. Acho que a única vestimenta confortável para caminhar é calção de banho e pé descalço. Quero fazer os passeios com a melhor relação esforço x benefício. Quero as paisagens, não o trabalho, entendem?

Me contem, pufavô…

107 comentários

Riq, nos recomendaram no Calafate para o Fitz Roy a :
Mil Outdoor Adventure ( site em manutenção)
Av. Libertador 1029, El Calafate, Provincia de Santa Cruz, Patagonia Argentina (Z9405AHI)
Tel: 02902-491446 // 02902-491437 // Fax: 02902-495446
[email protected]

Muito boa a tua viagem!! Dentre as minhas idas a Argentina ainda não consegui fazer El Calafate nem Ushuaia. Em Bariloche é imperdível a visita ao Cerro Tronador, eu que já fui duas vezes naquela cidade ainda não nada mais belo e encantador. E não precisa caminhar nada srrs ! Abração!

Quando fiz o Cruce de Lagos, no final de dezembro de 2008, também peguei um tempo espetacular: totalmente ensolarado, céu azul, sem nuvens. A guia do barco tb me disse que isso era raro.

Cheguei de Ushuaia/El Calafate e El Chaltén domingo, dia 28/2. Em El Calafate, fizemos o mini-trekking, 1h30 caminhando no gelo. Foi muito legal. Não achei muito cansativo, depois de uns 50 metros parecia que eu tinha nascido com aqueles grampões nos pés. Claro que é meio perigoso, tem umas fendas enormes. Mas valeu muito a pena.

Cansativas foram as caminhadas em El Chaltén, até porque não estava muito frio, e caminhando morro acima, ficamos muito suados, mas as paisagens compensam. É muito lindo. Estive 3 dias em El Chaltén e o Fitz Roy apareceu todos os dias. Na verdade, não vi ele encoberto nenhuma vez. Tivemos muita sorte com o tempo, em Ushuaia fez até um calorzinho (uns 18º), tinha gente de sandália e saia.

Quando fiz o cruce de lagos, há 2 anos, também fez tempo bom, lembro que a guia do barco comentou que o tempo ali normalmente está nublado, e estava ensolarado. Eu fiz o cruce dos lagos em 2 dias, mas se soubesse como era, tinha feito só em um, porque ficamos uma tarde e noite em Peulla, que é muito pequena. Na época, achei que deveria ter usado esse dia para ficar mais um dia em Bariloche.

Falta ainda conhecer a Patagonia chilena, ia ficar puxado fazer o Torres del Paine a partir de El Calafate, e preferi ir a El Chaltén no lugar do Torres. Ficou legal, porque El Chalten tem paisagens fantásticas.

Pronto! Meu próximo destino das férias está decidido: Lagos Andinos e Patagônia em setembro!
Agora é só esperar as dicas do Riq, completando a do pessoal daqui do blog. Não tem erro!
Tem jeito melhor de viajar do que esse? rsrs
Esse blog caiu do céu para mim…

Riq, estive na Patagonia todo do mês de janeiro e fui em Torres del Paine, se vc for ao Parque durante um só período, sugiro que vá a tarde, pois pela manhã as torres ficam encobertas pelas nuvens.

Fui a El Calafate e El Chalten em janeiro de 2007.
Chalten é a capital mundial do trekking, então, acho que não seria muito o que você está procurando.
As paisagens são lindas, mas as caminhadas são meio puxadas.
Fiz a do Cerro Torre e a da Laguna de Los Tres (Fitz Roy) e consegui lindas fotos.
Mas o tempo é muito instável. É raro ver o topo do Fitz Roy descoberto. Nós até tivemos sorte.

Estive em Torres em janeiro de 2008.
Fiquei hospedada dentro do parque. Foi muito bom, mas, novamente, foi uma viagem de trekking.
Paisagens igualmente lindíssimas, mas a caminhada a té a base das Torres não consegui completar: empaquei num determinado ponto, meu marido foi até o topo e eu fiquei esperando ele no meio do caminho.
Mas as fotos que ele tirou lá são espetaculares !!!!
A Hostería Grey, onde me hospedei, é muito boa, serve refeições divinas e tem uma vista fenomenal para o Glaciar Grey. Eles tb monopolizam o passeio de barco até o Glaciar, onde servem whisky ou Pisco Sour com gelo do glaciar.
Uma caminhada mais leve e da qual eu gostei bastante foi até o salto Grande, cachoeira lindíssima que tem dentro do Parque, no caminho até a a base dos Cuernos.

Ah sim… em El Calafate faça o passeio chamado ‘todos los glaciares’. É de barco e dura o dia todo, passando por alguns glaciares que são tão lindos quanto o Perito

Torres é isso que todo mundo já falou: vá de van, podendo fazer pacote que qualquer agencia faz, ou vá por conta própria.

O negócio é El Chalten. É lindíssimo, mas são umas trilhas um tantinho pesadas. Eu sou totalmente fora de forma e fiz, mas nem todos curtem muito. E ali é só trilha mesmo, não tem outro jeito.

E já que vai para Bariloche, dê uma olhada em como estiverem as coisas na região e passe em Pucon, que vale demais a pena!!

Ricardo,

Para aqueles que não gostam de trekking, vale a pena ir para El Calafate para conhecer as geleiras do Perito Moreno. Magníficas!!!!
De El Calafate dá para pegar uma excursão para passar o dia por lá. Valendo lembrar que o passeio pelo lago é imperdível!!! O barco chega pertinho da geleira.

Em Bariloche dou as seguintes dicas:

1 – Cerro Otto – é onde fica a famosa confeitaria giratória, que nos possibilita ter uma visão de 360º da cidade.

2 -Cerro Catedral.

3 – Vila Angustura – Chegando na cidade, pegue um táxi até o porto, de onde vc poderá pegar um barco que te levará até o Bosque de Arrayanes.

4 – Circuito Chico.

5 – Passeio de barco até o Puerto Blest, passando pelolago Frias.

Boa viagem,

Gilmara

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito