Patagônia pra… mim :-)

Cinco Hermanos, Ushuaia

Estou começando agora um pequeno périplo pela Patagônia. Embarco — se tudo der certo — num cruzeiro Australis que vai me levar de Ushuaia, na ponta sul da Argentina, a Punta Arenas, na Patagônia chilena, passando pelo canal de Beagle. Volto pela mesma rota, mas com paradas diferentes. (Ou seja: não posso fazer nada a partir de Punta Arenas.)

No oooutro domingo, pego um vôo para El Calafate. De lá não sei se dou um pulinho em El Chaltén, se atravesso a Puerto Natales para dar uma espiada no Parque Torres del Paine, ou se vou direto a Bariloche — que, depois do Calafate, é a região que me interessa mais.

De Bariloche vou ficar monitorando o tempo para fazer o cruce de lagos ao Chile num dia bonito.

E depois… bom, depois é outro post 🙂

Claro que já devorei o site do Tony Gálvez, De viaje a la Patagonia, e os posts da Carla Z. na Majô, do Ernesto na Emília, da Carmem Silvia no De uns tempos pra cá e os relatos da Luisa no Arquivo de Viagens.

Mas aceito pitacos, sobretudo na questão Torres del Paine. Acredito que Torres seja um deslumbre, mas não sei se é um passeio pra mim.

O briefing: não curto caminhadas no mato ou no frio. Acho que a única vestimenta confortável para caminhar é calção de banho e pé descalço. Quero fazer os passeios com a melhor relação esforço x benefício. Quero as paisagens, não o trabalho, entendem?

Me contem, pufavô…

107 comentários

Olá! Gostaria de saber se é possível sair de Puerto Natales direto para El Chaten? De carro ou de ônibus? Ou tenho que necessariamente voltar a El Calafate?

    Olá, Fatima! Não dá não.

    Siga nosso conselho: vá devagar. As distâncias são longas, os dias de deslocamento são perdidos. Não há jeitinhos.

Procurei pelo blog, mas não achei nada em relação à Patagônia Atlêntica. Será q vcs saberiam me dizer algo sobre Puerto Madryn e a Península Valdes? alguém já foi, tem dicas de como chegar, o q fazer, onde ficar?
Obrigada!

Olá!
Não tem nada para fazer em Punta Arenas…A cidade serve apenas como ponto de chegada e saída (de navio ou avião).
Aconselho ficar em Puerto Natales apenas se for conhecer o PQ Torres del Paine (3 horas de viagem).
Na verdade o ideal é ficar em Calafate e de lá pegar um ônibus regular para Laguna Amarga (já no Chile,via Cerro Castillo). Sugiro dormir no Parque e depois voltar para Calafate (excluindo Punta Arenas e Puerto Natales de seu roteiro).
El Chalten (5 horas de ônibus de Calafate) é imperdível, arrisco a dizer que é muito mais lindo que Torres del Paine (e mais barato!). As paisagens das trilhas são indescritíveis!

Já que neste post tá todo mundo dando dicas, vou usar aqui msm…
Acabei de tirar as passagens pra minha tão esperada viagem pra Patagonia ! Vamos na semana santa (saindo dia 24/03 e voltando 7/04).
A ideia inicial era conhecer Buenos Aires, Ushuaia, El Calafate e Torres del Paine. Mas, como seriam 15 dias, decidi incluir Montevideo tb. Aí tirei a ida pra Montevideo.
Mas, como estamos indo com milhagens, a única opção de volta da Patagonia pra cá foi Punta Arenas. Agora tô achando muita cidade pra pouco tempo !
Fiz o seguinte roteiro… Riq, Boia, sei que vocês não gostam de dar pitacos, mas será que alguém da tripulação me ajuda?
Montevideo: 1 noite
Buenos Aires: 4 noites
Ushuaia: 3 noites
El Calafate: 2 noites
Puerto Natales/Punta Arenas: pensei em 2 noites em cada, mas acho que não vou reservar nada, pra poder ficar em Calafate mais um dia se precisar. A ideia é pegar o passeio pra Torres.

Bom, me apresentando… Vou com o meu marido, gostamos de dar umas caminhadas, mas nada além de umas 3 horas.

    Olá, Camila! Vamos pôr a sua pergunta no Perguntódromo. Mas olha só: a inclusão de Montevidéu foi gulodice. Essa escala só faz tumultuar o início da sua viagem. Um dia nunca dá para nada.

    Lembre-se também que o dia da chegada num destino de ecoturismo é perdido. O máximo que você consegue fazer nesse dia é agendar passeios para os dias seguintes. Dois dias no Calafate é muito pouco; você só teria um dia para passear.

    Do Calafate a Puerto Natales são 5 horas de ônibus. De Puerto Natales a Punta Arenas são mais 3 horas. Não há ônibus direto de El Calafate a Punta Arenas.

    O primeiro mandamento de uma boa viagem é: primeiro fechar o roteiro, depois comprar a passagem.

    Ai Boinha querida, não fica brava comigo não… 🙂
    Juro que eu tinha fechado o roteiro direitinho, mas aí na hora de pegar as passagens com as milhas sumiram os trechos que eu tinha planejado, tive que me ajeitar e a gulodice deu indigestão !
    Espero que alguém da tripulação tenha um sal de frutas pra me salvar. 🙂
    Obrigada !

    Camila, se voce quiser ir a Torres del Paine, não faça o bate-e-volta no mesmo dia, é muito cansativo e não vale a pena, pq vc vai passar pouco tempo no parque e muito tempo em trânsito (quando fui, levamos umas 5 horas pra ir, ficamos umas 3 horas no parque, e mais 5 horas de volta: foi horrível!).
    Veja o relato aqui: https://impressoes-de-viagens.blogspot.com/2008/06/programa-furado-torres-del-paine.html
    Em El Calafate tem muito o q fazer, trekking no Perito Moreno, navegação pelos glaciares, bons restaurantes, etc…fique uns 3/4 dias.
    Se quiser ler mais sobre El Calafate, veja no meu blog, pode ajudar vc a se inspirar: https://impressoes-de-viagens.blogspot.com/search/label/El%20Calafate

    na minha opiniao, o roteiro esta pessimo. Esta querendo dar a volta ao mundo em duas semana e acaba em muito tempo perdido em deslocamento e pouco em aproveitando o local. Minhas sugestoes sao 1) ir apenas a buenos aires, ushuaia e el calafate, com no maximo uma esticada a el chalten. 2) esquece buenos aires, e focar na patagonia com ushuaia, el calafate, torres del paine e punta arenas. Claro, depende do seu interesse na viagem, mas nao acho que seja jogo encarar uma viagem longa de ida e volta com imigracao chata pra fazer um bate e volta a TDP.

    Gente, muito obrigada pelos toques !
    Vi que do jeito que tava não tinha condições, daí liguei na companhia aérea e troquei a ida de Montevidéo pra Buenos Aires. Agora chego lá de sexta pra sabado, dia 24.

    Igor, Fafá, só incluí Punta Arenas porque só consegui pegar a volta por milhas por lá… Mas foi bom ver vocês confirmando que lá não tem nada. Se chegar lá um dia antes do vôo tá bom.
    E obrigada também pela dica de El Chaltén, nem tava dando muita bola pros parques de lá.

    Bom, refiz o roteiro, vejam o que vocês acham:
    – Buenos Aires: 4 noites
    – Ushuaia: 3 noites (tá bom 2 dias inteiros em Ushuaia?)
    – El Calafate: 5 noites
    – Puerto Natales + Punta Arenas: 3 noites (Fafá, ótima dica de ficar diretamente no parque, vou dar uma pesquisada nos preços !)

    Obrigada de novo !

    Oi Camila, tudo bem ?
    Estive na patagônia no anao passado e lá vão algumas dicas relativamente ao seu roteiro:
    2 dias inteiros para Ushuaia acho que está de bom, tamanho;
    El Calafate: acho 5 dias muita coisa. O principal atrativo lá é o Perito Moreno. Se voc~e gosta de caminhar, há uma caminhada no gelo, no próprio Perito Moreno que é bem legal e diferente, mas bem cansativo também. Vale a pena.
    Se você ficar 3 dias inteiros em el Calafate acho que está legal – para a sua disponibilidade de dias, ok ? Na verdade eu tiraria da sua viagem Buenos Aires, que não tem nada a ver com Patagônia e deixaria isso para uma próxima vez, mas já que voc~e incluiu BA, vá lá, então tira de El Calafate…
    Puerto Natales não tem nada de mais, se quisere pasar direto, melhor, vá direto a Torres del Paine, esse sim, vale a pena. Não sei como é que ficou após o incêndio no fim de dezembro, mas as paisagens fantásticas e tem boas caminhadas de meio dia ou 1 dia por lá, mas é bom ficar hospedado dentro do parque para poder aproveitá-lo melhor.
    O Explora é excelente, mas caríssimo – há outras opções bem mais em conta.
    Pelo seus dias disponíveis acho melhor esquecer
    El Chalten, a menos que você resolva tirar da sua viagem BA, aí você pode ir de El Calafate para lá de carro e ficar uns 2 ou 3 dias. Também tem boas caminhadas por lá. Mas Torres del Paine é mais bonito, eu achei bem mais!
    Fora o roteiro, um detalhe a mais: o tempo na Patagõnia é terrível, esteja preparada para sol, chuva, neve, muito vento tudo no mesmo dia! Paisagens deslumbrantes num dia de sol ficam sempre mais deprê num dia nublado, com ou sem chuva – é uma pena, mas se prepare pscologicamente porque é difícil por lá pegar dias seguidos de sol…o padrão são dias nublados – e venta muito, a ponto de você quase não conseguir andar contra o vento ou ser jogada violentamente a favor dele. Não deixe que esse tempo instável atrapalhe suas caminhdas, vá seja com sol, chuva ou neve, porque no mesmo dia o tempo muda completamente. Se você encanar muito com isso, acaba não fazendo nada.
    Abraços,
    Boa viagem!

    É claro que Patagonia sugere uma viagem focada na natureza, mas, no caso de um pit-stop em Punta Arenas (como o que fiz em novembro, 2 noites, chegando de navio – “via australis” – e saindo de onibus para PNatales), apesar de não ser nenhuma Santiago, oferece algumas pequenas atrações interessantes:

    1 – é uma cidade antiga, com um belo (ainda que pequeno) patrimônio arquitetônico, principalmente à volta da Plaza Muñoz Gamero, o ponto central da cidade

    2 – há uma rambla, junto ao porto, que parece ter sido remodelada recentemente, que merece uma caminhada, se o vento não estiver muito frio

    3 – exitem alguns restaurantes interessantes na cidade, eu indico dois que gostei muito:

    – La Marmita – ambiente simpático, alternativo, decoração ebm humorada, serviço muito bom e comida deliciosa: https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g297401-d1069979-Reviews-La_Marmita-Punta_Arenas_Patagonia.html

    – El Remezon – ambiente legal, reproduz os interiores locais, com fogões a lenha, boa comida também, eles servem um prato (espécie de entrada) com 5 tipos de carnes exóticas da região: avestruz, guanaco, coelho, castor e pato (se não em engano), nas respectivas variações locais.

    Concordo em gênero, número e grau com a Bóia: passar só 2 noites em El Calafate é uma péssima ideia (eu fiquei 4).

    Igor: eu acho que esticada a El Chaltén vale mesmo para quem gosta de caminhar bastante (mas a caminhada de 4 horas à Laguna de Los Tres vale todo o perrengue – foi um dos lugares mais lindos que já visitei). No mais, concordo com você: o roteiro está muito ‘misto’ e ficaria melhor se só se concentrasse na Patagônia.

Olá!
Por gentileza, gostaria de saber se alguém já passou janeiro em alto mar na Patagônia…esse é o nosso programa de férias….mas estou muito em dúvida quanto à temperatura..roupas…é frio mesmo no alto verão?
Muuito obrigada!
Abs

Ah, a ida a Decathlon também valeu a pena, encontramos muitas coisas de fleece por lá enquanto que na Argentina só encontramos de polar. E não pude fazer o city tour de parque em Torres del Paine pois os chilenos haviam começado um protesto no qual fecharam a fronteira com a Argentina. Por um dia não fiquei presa no Chile… Seriam 102 e não 100 brasileiros resgatados pela Cruz Vermelha.
Fica para uma próxima! Valeu!

Olá, Ricardo,

Resolvi escrever para agradecer sua dica, realmente, para o verão, apenas o casaco e a bota impermeáveis são os dois itens indispensáveis, uma calça de trekking também ajuda. Aproveito para dar duas dicas daquele pedaço da Patagonia:
1)comprar em Ushuaia é muito mais barato que em Buenos Aires, tanto o casaco quanto as botas impermeáveis, chega a ser a metade do preço. E as lojas ficam todas na rua principal, a San Martin.
2) fiz o mini trekking nos dois glaciares: Perito Moreno e Viedma (em El Chálten e que por lá se chama ice trekking). Além de mais barato, eu achei o Viedma com formações muito mais bonitas e interessantes. É um pouco mais dificil caminhar porque o gelo está mais condensado e andamos por alguns “barrancos” de gelo mas valeu muito a pena. Ao contrário do que pensava não é apenas mais do mesmo, é bem diferente.

Enfim, foi isso. Espero que essas dicas possam ajudar…

Obrigada e parabéns pelo blog, virou minha consulta obrigatória antes de definir qualquer roteiro.

Olá, Ricardo,

Queria uma ajuda de última hora, pois ainda não estou convencida com as informações que achei pela internet. Vou para Patagonia (Ushuaia, Punta Arenas e El Calafate) do dia 6 a 18 de janeiro e fico em dúvida sobre as roupas e sapatos mais adequados para essa época do ano. Não pretendo acampar, ficarei hospedada em hoteis, mas quero sim fazer trilhas durante o dia. Roupas de esqui são boas? Ou casaco de lã do tipo inverno europeu? Botas, tênis? Enfim, a questão é: precisa mesmo de toda a parafernália do pessoal que faz montanhismo ou não é para tudo isso? Será melhor tentar comprar algumas coisas por aqui ou melhor deixar para comprar ou alugar por lá?
grande abraço,
Prislaine

    O importante é ter botas impermeáveis e um casaco que corte o vento. Por baixo, roupas que te protejam de um frio que pode chegar próximo de zero.

    Eu comprei minhas roupas na Decathlon antes de sair e encontrei ótimos preços (e paguei em 6 vezes no cartão). Atenção — isto não é um comercial 😯

    https://www.decathlon.com.br/BR/

Goataria de saber se para conhecer Torres del paine,é melhor ir pra puerto natales ou pra el chalten?

    Não fique espalhando a mesma pergunta por vários. É ruim para o blog e irrita imensamente o blogueiro.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito