PayPal: abra sua conta antes que você precise dela

paypal

De vez em quando eu falo aqui do PayPal, um sistema de transferência de fundos entre cartões de crédito que é o meio de pagamento mais comum em sites de leilões (como o eBay) e que de vez em quando aparece no caminho de quem quer alugar apartamento no exterior.

A Maria está tentando alugar um apê em Paris e pediu um help, porque abriu uma conta mas não está conseguindo enviar o pagamento, por “falta de saldo”.

A pegadinha é a seguinte. Nos primórdios do PayPal, bastava abrir a conta e sair mandando dinheiro via cartão de crédito. Hoje em dia, por conta da prevenção de fraudes, é preciso passar por um processo mais lento até habilitar a sua conta 100%.

Depois de abrir a conta, o passo a ser dado é vincular a conta a um cartão de crédito. Entre em “minha conta” e você logo encontrará essa opção. Está tudo explicadinho em português do Brasil.

O que acontece é o seguinte: o PayPal debita US$ 1,95 no cartão vinculado, com o objetivo de ter certeza de que o cartão é seu. Você vai ter que esperar dois ou três dias até essa transação aparecer no extrato online do seu cartão. Quando aparecer, você anota um código de 4 algarismos que vai constar da descrição da transação.

Daí você volta ao PayPal, clica em “minha conta” e confirma a vinculação.

Só então a sua conta vai ter fundos para você fazer seus pagamentos.

Para não perder nenhum bom negócio, minha recomendação é que você abra a sua conta no PayPal e cumpra todos os procedimentos iniciais mesmo que não esteja planejando nada. Quando precisar, você já vai ter a coisa toda setada e pronta para usar.

75 comentários

Ricardo,
lendo o Conexão Paris, uma leitora deu um depoimento acerca da necessidade de um seguro de apartamento obrigatório, tipo o seguro de saúde…
Você sabe alguma coisa sobre esse SEGURO DE IMÓVEL OBRIGATÓRIO..???
Nunca tinha ouvido falar nisso…

segue o depoimento

“Respondendo a Nira, já que ela perguntou se alguem tem experiencia sobre aluguel de apto. Eu digo o seguinte, aluguei um studio, micro, mas muito micro mesmo, e pedi um contrato, pois inclusive eu fiz um contrato também de seguro do apto, pelos dias que estarei aqui. Logo o dono do studio, sem nenhum problema me mandou um scaner de um contrato assinado por ele, que eu assinei tb, e vim com a copia numa pastinha.
Logico que quando vc vem com tudo certo, a imigraçao nem te pergunta nada, eu nao tive o gosto de gastar o meu frances. nada me perguntaram!!! Mas o contrato pode ser feito, entre duas pessoas, citando a localizaçao do imóvel, o valor do periodo, e se vierem a checar na alfandega é OBRIGATÓRIO O SEGURO DO IMÓVEL, pois é lei na fr, como é o seguro viagem. Daí, o seguro do imovel é barato tb, e tudo tranks…Eu aceitei a sugestao do dono do studio, mas depois vi que todos giram em torno de 237 reais para 90 dias.”

    Eu já aluguei apartamento duas vezes em Paris (em 2001 e ano passado) e não me pediram esse seguro não, Maria.

    pois p/mim sempre pediram. É muito simples de fazer, normalmente o próprio dono do apartamento e/ou agência indica uma empresa.

    Marcie,
    o dono do apartamento disse que nunca ouviu falar desse seguro…hehe…você indica alguma empresa que faça esse segurod o imóvel?
    Você sabe a média de preço?
    Seria uma estada curta, de 12 dias.
    Obrigada
    MARIA

Riq, eu que usei sua consultoria quando precisei abrir às pressas minha conta no paypal, assino embaixo sua recomendacao! Facilita – e muito – a vida do viajante ter o seu paypal à mao.

Angela,
eu acho o cartão não está bloqueado para o exterior pois a taxa de USD 1,95 já foi cobrada pelo paypal…
MARIA

    Maria,

    Se você não desbloqueou, a taxa pode ter sido aceita por ser um valor pequeno. Não sei, é apenas uma suposição…

Riq, bem a calhar a dica – abrir a conta estava na minha “to do list”…

Comecei a ler o tutorial deles e vi que há diferentes categorias de contas. Question: como é que funcionou quando te reembolsaram a garantia do apê pelo PayPal?

Tks e bom feriado! 😉

    Não precisei fazer nada que já não tivesse feito, Fabio.

    Acho que só precisa fazer upgrade para conta comercial quando o cara vai receber muitas transferências. Recebedor ocasional funciona como remetente ocasional.

    Paguei uma taxinha merreca, zero vírgula alguma coisa porcento.

    Ok, só pra concluir… Depois que você recebeu o crédito do reembolso lá na sua conta, você precisou deixar por lá (para uma próxima utilização) ou teve opção de mandar como crédito pro seu cartão?

    Ops, ótima pergunta! O crédito veio direto pro cartão, depois de debitada a taxa merreca.

Eu também tenho o Pay-Pal desde os primórdios. E eles tem uma opção que permite você mandar dinheiro para uma pessoa ( como no caso do aluguel de um apartamento, por exemplo) diretamente para o email dele, se ele tiver uma conta pay-pal. Sem intermediários, sem taxas, uma beleza.

Vale lembrar que não é no extrato de cartão de qualquer banco que os quatro algarismos aparecem na versão online. Às vezes (casos de Itaú e Citi, entre os que testei), tem-se de esperar a fatura impressa. Sem pre vale lembrar ainda que o cartão de crédito precisa ser internacional.

Sobre Western Union, eu usei uma vez, para comprar uma revista no Mercado Livre uruguaio. Fiquei surpreso ao descobrir que havia vários lugares que aceitavam, geralmente casas de câmbio. O problema é que é caro. Para uma despesa de cerca de 25 reais, gastei outros 17 de taxa. Só não me lembro se era algo relativo a porcentagem ou era um valor fixo. O que acho mais provável é um valor fixo, mas com valor mínimo. No site da Western Union (https://www.westernunion.com/) você acha uma lista de lugares no Brasil que trabalham com o sistema.

Tenho uma conta no Paypal desde quando começou anos atrás. As regras deles vivem mudando por questões de segurança e/ou legais. Não tenho certeza se a mesma coisa é necessária para contas no Brasil, mas além de ter um cartão de crédito (ou mais) associado a conta, aqui no Canadá para ter acesso completo de envio e recebimento de dinheiro também é necessário adicionar uma conta de banco. Assim a conta fica como sendo “verificada” e o usuário também fica protegido com o sistema de seguro do próprio Paypal (assim se comprar alguma coisa com o Paypal e for uma furada, dá para reclamar e receber o dinheiro de volta). É uma da melhores coisas da internet 🙂 Abs, Érico

Oi Ricardo,
obrigada pela atenção e pela resposta…
Na verdade, eu já inseri o numero do extrato do cartão de crédito, a conta está verificada(não tem pendência), mas ainda estou com o mesmo problema..”excedeu o limite de transação..bla..bla..bla..”
Resultado..desisti!!!
Eu não sei se é verdade, mas li alguns comentarios de que cartão BB dão problema…e imagina…o meu é BB.

O proprietario também aceita o Western Union, você já utilizou? Tem alguma opinião..??

Obrigada novamente,
MARIA

    Maria,

    Você desbloqueou o cartão para uso no exterior? O meu também é BB e fiquei curiosa…

    TAmbém estou com esse problema, estou tentando comprar um produto e , fiz tudo que o site mandou, vinculei um cartão , adicionei uma conta, mas ao comprar , aparece a mensagem: VOCE EXCEDEU SEU LIMITE POR TRANSAÇÃO.PARA AUMENTAR LIMITE, CLIQUE EM EXIBIR LIMITES NA PÁGINA VISÃO GERAL DA CONTA. Não deu certo, e mesmo assim se clicar em pagar agora outra mensagem aparece: AS INFORMAÇÕES DA SUA CONTA FORAM ALTERADAS. VC CLICOU EM PAGAR MAIS DE UMA VEZ,MAS AS TRANSFERENCIAS ORIGINAL JÁ ESTAVA FEITA OU APENAS RECBEU O DINHEIRO, PARA VERIFICAR, VISUALIZE O HISTÓRICO DE SUA CONTA E CONFIRME SE DESEJA REALIZAR ESTA TRANSAÇÃO.nada feito,nada feito ,não comprei nada…

Ótimo post de utilidade pública, Riq!
Já tinha tentado usar o PayPal e ocorreu o mesmo problema. Na época, acabei convencendo o dono da pousada de Los Roques a pagar só quando chegasse lá :mrgreen: mas o melhor mesmo é fazer o que vc disse, e já deixar a conta “nos trinques”!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito