Milhas: 3 pegadinhas para ficar esperto 1

Milhas: 3 pegadinhas para ficar esperto

milhas pegadinhas

Milha é uma palavra mágica, que evoca viagens grátis. Alguns programas usam a palavra ponto, que é bem menos sexy do que milha, mas a idéia é a mesma: realizar o sonho humano de voar –- de graça.

A partir de um certo número de milhas ou pontos você consegue, sim, emitir a sua passagem grátis. O problema é emitir a passagem grátis para o destino que você quer, na data que você pode e junto com quem vai viajar com você.

Para voar com milhas para o destino que quer e na data que pode, muita gente acaba pondo os pés pelas mãos — e quando vê, o grátis saiu caro.

Milha dá trabalho

Essa é a pegadinha básica. Ao contrário do que a propaganda apregoa, não é só juntar milhas e sair voando.

Quer dizer: se você viaja sozinho e pode marcar sua viagem de acordo com as promoções das cias. aéreas –- tipo, apareceu Montevidéu baratinho com milhas pra viajar em junho, bora? – então OK, para você não vai ser muito difícil voar de graça.

Agora: se você quer juntar milhas com objetivo de uma viagem específica numa época específica e ainda levando gente junto — por exemplo, ir o casal e dois filhos com milhas para Orlando em janeiro — prepare-se pra investir muito tempo no computador. O segredo de quem se dá bem nesse mundo das milhas é a persistência.

Milha boa é milha grátis

É preciso lembrar que milha é prêmio. É um bônus que a gente ganha para transfomar em viagens grátis.

Quando você começa a pagar por esse bônus, já vale menos a pena. E a gente acaba pagando pelas nossas passagens “grátis” de diversas maneiras.

A pior delas é comprar passagem mais cara só para acumular milhas. Isso não faz sentido. Não troque o garantido — uma passagem mais barata — pela promessa de milhas que você nem sabe se vai conseguir usar.

Mesmo a anuidade do cartão de crédito que acumula milhas tem que entrar na conta. Se você paga 300 reais de anuidade por um cartão desses, quando poderia ter um cartão sem anuidade, precisa computar o custo da anuidade na sua passagem ‘grátis’.

Quando a cia. aérea oferece a opção de pagar a passagem com milhas e completar com dinheiro, veja quanto custaria comprar só com dinheiro. Digamos que uma passagem nacional esteja a 8.000 milhas + 500 reais. Daí você vai ver quanto está custando a passagem só em dinheiro, e está 650 reais. Ou seja: você estaria entregando as suas milhas por nada.

Clubes e aceleradores de milhas

Dois produtos prometem multiplicar seus pontos.

Nos clubes de milhas você paga uma mensalidade, ganha milhas todo mês e tem uma série de regalias naquele programa de milhagem. Esses clubes são indicados pra usuários avançados de milhas, que já sabem jogar o jogo e vão saber tirar proveito das vantagens.

Já os aceleradores de milhas são oferecidos por cartões de crédito top de linha, que cobram uma porcentagem da sua fatura, tipo 4%, 5%, pra dobrar o número de milhas acumuladas. Esses acumuladores só valem a pena pra quem quer tirar passagens ‘grátis’ na classe executiva. Porque se for para emitir passagens ‘grátis’ na econômica, é provável que o cliente já tenha pago no acelerador o valor inteiro da passagem.

Passagem grátis boa leva ao destino final

No afã de usar as milhas, muita gente acaba emitindo passagens erradas. O sujeito quer ir para Cusco, com intenção de visitar Machu Picchu, mas só consegue disponibilidade com milhas até Lima. Daí emite a passagem grátis pra Lima e depois quando vai comprar a passagem de Lima-Cusco-Lima, descobre que está quase o preço da passagem do Brasil pra Cusco, e que entregou suas milhas à toa.

Isso acontece o tempo todo. Só emita passagem até o meio do caminho se você já tiver feito a pesquisa de quanto custam os trechos complementares e tiver comparado com o custo total da viagem sem milhas para ver se vale a pena.

Também nunca emita passagem com milhas só de ida pra destinos internacionais. Quando você for comprar a volta com dinheiro, pode acabar pagando o preço de uma ida e volta normal.

Leia mais:


Passagens aéreas 3 erros

79 comentários

Dica compre o seguro separado pois eu paguei a tx de embarque com cartão e contei com o seguro de viagem do cartão e não queriam pagar os custos de acidente que tive fora

Olá, adorei sua matéria, sou nova neste mundo de viagens e milhagens e ela ajudou muito. Tenho 80 mil milhas pelo clube smiles disponível e planejo ir a cuba (Havana) em julho do próximo ano. Você acha que é possível? Tem alguma dica para me dar?

Boa tarde!!!
Estou em busca de passagens para a Europa em 2020 por milhas no smiles, porém diferente de viagens passadas, além da taxa de embarque apareceu uma “taxa da Cia Aérea” que está me fazendo pensar muito, visto que algumas companhias chegam a cobrar de 300% do valor de uma passagem em dinheiro para efetuar a compra em milhas sob este pretexto. Achei estranho e gostaria de saber se vocês tem alguma dica para este cenário que para mim é novo, na minha visão estão me cobrando o valor de custo da viagem em dinheiro ….

    Olá, Fábio! São pegadinhas de algumas cias. aéreas. Deve ser inclusive uma taxa da cia. parceira.

Oi pessoal! Seguinte, estava pesquisando passagens para comprar com milhas. Escolhi o vôo e, conforme a quantidade de milhas necessárias, transferi do banco para a cia aérea. Porém, no outro dia quando fui comprar as passagens, a quantidade de milhas aumentou absurdamente! Vocês acham que tem chance de diminuir novamente ou eu “perdi a oportunidade”? (Obs.: sempre pesquiso em janela anônima.) Obrigada!

    Olá, Karen! Para a mesma data é difícil que reapareça a oferta.

    Putz. Mesmo que falte ainda 6 meses para a data? Então não vale à pena tentar esperar e olhar em dias alternativos? Era o que estávamos pensando em fazer.

    Olá, Karen! Claro, isso não significa que você não tente ou monitore. Mas se era uma mega-oferta, acho difícil que reapareça para o mesmo avião.

Bom dia..
Tenho experiência de voar com milhas a muito tempo.
Para conseguir uma grande vantagem, você deve ter a mente aberta para conhecer lugares novos. Por exemplo: Ir para Europa somente com milhas para uma família de 4 pessoas que é o meu caso, é quase impossível, mas no meu caso faço o seguinte, vou aproveitando as milhas que tenho fazendo viagens mais simples e de acordo com as promoções que aparecem, já fui para Foz do Iguaçu, Salvador, Caldas Novas, Fortaleza… usando poucas milhas por cada integrante da família.. com essas economias não deixo de viajar e ainda vai sobrando grana para fazer uma poupança a longo prazo para uma viagem mais “TOP”.. Porque adoro viajar, não importa a cidade.. Ah! Ano passado tb consegui viajar para Orlando com milhas + dinheiro (fazendo as contas de todas as possibilidades de compra) saiu uma economia de 2 mil reais. Sem as milhas pagaria aproximadamente 8 mil para 4 pessoas, com o programa de milhagem, contando todos os custos já pagos saiu por 6 mil para os 4.

Olá Bóia.
Estou com uma dúvida.
Eu consigo emitir 2 passagens aéreas de ida e volta para 2 pessoas no mesmo progrma de milhagem? O meu é Smiles.
Atenciosamente

    Olá, Alexandre! Tendo milhas suficientes você emite quantas passagens quiser, para quem quiser.

Estava planejando uma viagem pra Bariloche quando abro o site e acho Orlando a 15.000 o trecho. Primeiro achei que era erro mas corri numa loja da Latam por que usaria pontos de duas contas, e tinha que garantir todos no mesmo voo. Resultado: 110.000 pra para 3 adultos e uma criança. Era pegar ou largar. Obviamente peguei!
A funcionária da Latam disse que provavelmente entrei na hora que a promocao foi ao ar. Faria Bariloche dois anos depois, com milhas tb!

Olá, quero alertar aqueles que participam do programa Livelo cuidado na hora de emitir bilhetes internacionais com algumas companhias. imaginem que fui comprar um bilhete pela United Air Lines e ao transferir para o Mileage Plus a Livelo debita na sua conta o dobro de milhas que você vai precisar para emitir a passagem. Estou super insatisfeita com o programa LIVELO e gostariam até de pedir uma sugestão para trocar para outro PROGRAMA. obrigada.

Já tive a sorte de viajar de Bankok, Tailândia a São Paulo com parada de 8 horas em Abu Dabi por apenas 40.000 milhas pelo Smiles. Mas comprei uns 4 meses antes de viajar. Foi em 2016. Viajei pela Emirates.
Também já utilizei São Paulo a Cidade do México por 20.000 milhas pela TAM com milhas de minha irmã. Comprei 3 meses antes de viajar. Mas teve uma parada numa cidade da divisa USA/Canadá por uma Cia americana.

Os programas de milhas inflacionaram o mercado com esses clubes e promoções que dão milhas aos montes. Parece uma vantagem enorme acumular muitas milhas, só que passaram a cobrar muito mais pela emissão. 130.000/trecho para SP Lisboa é de lascar. 65.000/trecho para os EUA. Eles te dão 10-20% a mais só que cobram 50-100% a mais, negocião. Fiquem atentos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito