pequeno guia do caribe Curaçao

Pequeno guia do Caribe para escolher sua ilha

Como escolher a sua praia no Caribe diante de tantas opções de mar azul e areia branca? Cada ilha do Caribe tem o seu jeito de ser. Neste pequeno guia do Caribe você vai descobrir com qual das ilhas você combina melhor.

Quando é bom ir ao Caribe?

A Páscoa marca o fim da alta temporada no Caribe. As diárias dos hotéis da região caem sensivelmente e permanecem camaradas até o início de dezembro.

A melhor hora para aproveitar a baixa temporada no Caribe vai de abril a junho, quando o tempo é mais seco e não há risco de furacão.

Brasileiros têm um empurrãozinho extra: a época coincide com a estação de chuvas no Nordeste. Aqui vai um pequeno guia do caribe para começar a decidir em que ilha estender sua toalha.

Atenção: vacine-se contra febre amarela

Ao longo de 2017, quase todos os destinos do Caribe passaram a exigir certificado internacional de vacinação contra febre amarela de viajantes brasileiros. Veja como fazer o seu (ou conseguir o certificado de isenção) neste post.

Aruba

É a sua praia: se você quer sol garantido, mar azul-bebê e infra voltada para o público americano (sem precisar de visto).

Pegadinha: o centro de Oranjestad, a capital, vive em função dos navios de cruzeiro que passam o dia; é melhor hospedar-se em Palm Beach.

Acesso: via Bogotá pela Avianca ou via Cidade do Panamá com a Copa.

Saiba mais: Guia de Aruba.

Curaçao

É a sua praia: se você quer rechear a sua temporada caribenha com história e cultura locais. Willemstad é uma das cidades mais fotogênicas do Caribe.

Pegadinha: as praias dos hotéis são artificiais. Hospede-se no centro (o Renaissance Curaçao é novinho e fica perto do agito) e alugue um carro para ir às belíssimas praias selvagens.

Acesso: via Belo Horizonte com a a Azul, Bogotá pela Avianca, ou via Cidade do Panamá com a Copa.

Saiba mais: Guia de Curaçao.

Cancún

É a sua praia: se você quer fazer passeios e mais passeios. A região tem praias lindas, ruínas maias e ecoparques temáticos.

Pegadinha: só viaje se tive visto americano, canadense, japonês (múltiplas entradas) ou australiano em dia. Dá para tirar também o visto mexicano, mas está difícil agendar e dá tanto trabalho quanto o americano

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa, via Lima pela Avianca ou via Cidade do México pela Aeroméxico.

Saiba mais: Guia de Cancún.

Punta Cana

É a sua praia: se o seu barato é um bom resort all-inclusive, seja bem-vindo ao paraíso.

Pegadinha: muitos resorts têm áreas vips, com piscinas e restaurantes menos cheios; informe-se e, se puder, cacife o upgrade.

Acesso: direto pela Gol (saindo de São Paulo) ou pela Latam (saindo de Brasília), via Cidade do Panamá pela Copa ou via Lima pela Latam.

Saiba mais: aqui.

Cuba

É a sua praia: se você quer ter um gostinho de Cuba antes que acabe (mas para isso precisa ficar uns três dias em Havana, onde não há praia).

Pegadinha: Varadero tem praias lindas mas, se couber no seu bolso, programe a parte de praia do pacote em Cayo Largo (a praia da foto), que é uma espécie de genérico das ilhas Maldivas.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa, via Bogotá pela Avianca ou via Lima pela Latam.

Saiba mais: Página de Cuba.

Cartagena

É a sua praia: se você quer visitar uma das cidades coloniais mais bonitas das Américas, ter o gostinho de uma cultura vibrante e ainda voltar bronzeado.

Pegadinha: a praia da cidade não é bacana.

Acesso: via São Paulo pela Avianca, via Bogotá pela Avianca ou Latam, via Cidade do Panamá pela Copa.

Saiba mais: aqui.

San Andrés

É a sua praia: se você mergulha. A rotina da ilha é pegar um barco todos os dias para mergulhar ou fazer snorkel nos arredores.

Pegadinha: a viagem fica mais rica quando combinada com Cartagena.

Acesso: via em Bogotá por Avianca ou Latam, via Cidade do Panamá pela Copa.

Saiba mais: aqui.

St. Maarten

É a sua praia: se você quer zanzar de praia em praia como se estivesse em Florianópolis (e ziguezagueando entre Holanda e França sem burocracia).

Pegadinha: o trânsito é tão ruim quanto o de Floripa no verão.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa ou via Miami pela American.

Saiba mais: Guia de St. Maarten.

Barbados

É a sua praia: se você quer ver um Caribe com sotaque inglês, onde muito poucos brasileiros já foram.

Pegadinha: para pegar praia bacana, fique na costa oeste; na costa leste o mar tem ondas.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa ou via Miami por cias. americanas.

Saiba mais: Guia de Barbados.

St.Barth

É a sua praia: se você curte St.-Tropez, ou se está querendo dar mole para os paparazzi.

Pegadinha: para pegar a badalação, é preciso vir na alta temporada mesmo (entre o Natal e a Páscoa, mas sobretudo na virada do ano)

Acesso: teco-teco desde St. Maarten, com pouso vertiginoso rente à praia.

Saiba mais: Página de St.-Barth.

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

Praias do Caribe

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    780 comentários

    Primeiramente, parabéns pelo excelente site! Eu e minha noiva estamos com passagens smiles emitidas para Cancun na segunda metade de outubro deste ano, será nossa lua-de-mel! Só que nosso receio de furacões e chuvas chegou a um ponto que estamos pensando em emitir mais duas passagens ida e volta para Fernando de Noronha caso o tempo esteja ruim em Cancun na época! Nosso receio tem fundamento? Cheguei a ler que a temporada de furacões no Caribe esse ano será uma das piores dos últimos anos…O medo não é bem de furacões, mas acho que basta a formação de um bem longe para que um simples tempo nublado ou chuvas torrenciais atrapalhem de verdade a nossa lua-de-mel. Ajude-nos por favor! Detalhe: Em Noronha não encontro hotéis de alto nível por menos de 400 reais! Um absurdo! Em Cancun encontro 4, 5 estrelas por 100, 150 dólares a diária! Isso ainda me encoraja a insistir com Cancun…mas tem que fazer sol todos os 9 dias! Os destinos que estão livres totalmente de furacões no Caribe me parecem meio mais ou menos…as fotos das prais não me agradam muito e a oferta de passeios é muito menor do que em Cancun, me parece simplesmente menos divertido, mais para “senhores”, tirando Los Roques, que parece ser lindíssimo porém com hotéis de pouquíssimo luxo para uma lua-de-mel ou os que tem algum luxo são caríssimos…Ajude-nos! Muito obrigado pela atenção!

    Estou pensando em fazer um cruzeiro pelo Caribe leste na minha lua de mel, no começo de Setembro de 2011. Será que é muito arriscado ir nessa época por causa dos furacões?

      É época de furacões. A possibilidade de encontrar um no seu caminho é bastante remota, mas existe. É tão remota que todas as ilhas permanecem abertas, todos os hotéis funcionam, os cruzeiros continuam operando. Está todo mundo preparado para agir na remota hipótese de um furacão acontecer.

      Se você quer chance zero de furacão, vá a Aruba, Curaçao, Bonaire, Los Roques, Margarita, Cartagena, que estão fora da rota dos furacões.

      Riq, Barbados tem média de um furacão a cada 22 anos… Mais arriscado pegar estrada fechada por inundações em SC ou litoral da Rio-Santos…

      Na encarnação prévia do blog teve uma leitora que desencavou furacão até em Aruba (na verdade foi uma inundaçãozinha causada por um furacão que passou a 100 km…).

      Eu descobri que a Wikipédia tem organizadinhas todas as últimas temporadas de furacão no Atlântico. Vou fazer uma compiladinha buscando os furacões que passaram nos últimos cinco ou dez anos pelos destinos ligados ao Brasil.

    olá!
    Ganhei uma viajem de lua de mel pro Caribe em dezembro 2010 meados do dia 21/22 vou fazer um cruzeiro, vamos passar por Portugal/Espanha/França/Caribe.
    Vc pode me dizer se faz frio nesta epoca no ano?
    Que tipo de roupa levar?

      Em Portugal, na Espanha e na França vai estar bastante frio — mas nunca dentro do navio.

      No Caribe vai estar entre agradável e quente durante o dia e fresquinho à noite.

    Para minhas férias estou pensando em um combinado: aréa Tulum e despois ilha Holbox ou Riviera Maya-Tulum e despois ilha de Roatán. Estou duvida… ou algum outro lugar mais preto a Europa…não sei…
    Algém conhece a ilha Holbox ou a ilha Roatán??? pesquiso opiniãos…

      Carmen, eu nunca estudei Honduras direito, então não sei nada de Roatán.

      Agora: acho que você vai adorar o Yucatán. Holbox fica ao norte de Cancún; é uma ilha para nadar com tubarões-baleia.

      Entre Playa del Carmen e Tulum você vai descobrir praias maravilhosas; há também os sítios arqueológicos maias e as cidades coloniais. Não tem erro!

      Ainda não fui a Cozumel, Carmen, então não posso dar uma opinião muito abalizada. O que sei é que é um lugar excelente para mergulhar (bucear). Ainda não vi ninguém falar mal de lá não 😀

    Ricardo, Los Roques ou Punta Cana?
    Agosto é uma boa época?

    Obrigado!

      Agosto é o início da época dos furacões. A possiblidade de pegar um furacão é remota, mas existe. Los Roques está fora da rota dos furacões.

      Los Roques = pousadinhas estilo Nordeste
      Punta Cana = grandes resorts all-inclusive

    Nossa, faz tempo que não entro aqui. Mas me deu mais vontade de viajar do que já estava antes. Mas pelo jeito vou adiar…
    Meu pacotão de milhas é Star Alliance, que teoricamente começa a trabalhar com a TAM desde Abril. Só teoricamente.
    Meu sonho de uma semaninha em Los Roques quase de graça acabou de ir pro espaço. Eles ainda não estão reservando por ” incompatibilidade de sistemas” 🙁

    Caro Freire,

    Mais uma vez, obrigado pela informações.

    Parabéns pelo excelente site. Sou assíduo leitor.

    ADRIANO CORRÊA

    Eu e minha esposa estamos planejando fazer St. Maarteen e St. Barth no período de 21/05 a 05/06, quando estaremos em férias. De início pensamos fazer escala em Curacao, que já conhecemos, para aproeitar milhas Smiles, e de lá seguiríamos provavelmente pela Dae. Ocorre que está praticamente impossível obter vaga nas datas desejadas. Mas agora voce nos dá a ótima notícia de que a Gol lançará voos direto pra St. Maarten. Tem maiores informações? Sabe a data inaugural do voo? Acha possível viajar com milhas Smiles logo no início? Sabe quantas milhas seriam necessárias por trecho?
    Obrigado,
    ADRIANO CORRÊA

      Parece que é o início de maio. Parece que agentes de viagem já estão vendendo o trecho. Para usar milhas vai ser necessário esperar o vôo entrar no site. Dê uma checadinha lá. Ainda não há informação sobre a quantidade de milhas (pela lógica, devem ser 30.000, as mesmas de Aruba e Curaçao).

    Riq, Arrasou nesse post…
    Mas devo confessar que ainda não descobri qual é minha praia, pois quero várias 🙂

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito