Pernoite em Caracas: onde ficar? o que fazer?

Caracas

Muita gente que vai pra Los Roques ou faz algum bem-bolado com milhas TAM para Aruba ou Curaçao acaba tendo que passar uma noite em Caracas.

Quando eu fui a Los Roques, em 2003, acabei dormindo perto do aeroporto, não cheguei a entrar na cidade. A Venezuela proporciona uma experiência sui generis para o turista do século 21. Não sei de nenhum outro lugar que aceite turistas onde ainda existe a aberração do câmbio paralelo. Na minha vez, havia um exército de cambistas no saguão à espera dos estrangeiros. Não sei se as últimas endurecidas chavistas tornaram a recepção mais discreta.

Uma maneira de evitar o pernoite caraquenho é ir na dica do Marcelo Lemos (que tem um relato completíssimo da viagem a Los Roques no seu blog), que descobriu (no Mochileiros.com) que indo de TAM e voltando de Gol não é preciso dormir na cidade [não é mais verdade, o vôo da TAM agora também chega no fim da tarde, impossibilitando a conexão]

Caso você queira ir com milhas TAM para Aruba ou Curaçao, o melhor é emitir a passagem a Bogotá, continuando de lá com Avianca. Bogotá inclusive vale a parada (veja nos relatos do Dionísio e do André).

A maneira de minimizar dores de cabeça (deixando, por exemplo, para fazer o câmbio negro só em Los Roques, num cambista de confiança da pousada) é desistir de qualquer turistagem local e ficar no hotel do aeroporto mesmo. Nesse caso, a dica é reservar o Eurobuilding Express Maiquetía, que fica anexo.

Querendo aproveitar a escala em Caracas para visitar a cidade… bem, aí precisamos de dicas da comunidade :mrgreen:

O que eu sei é que quem se hospeda nos bairros Las Mercedes e Altamira está mais próximo dos bons restaurantes da vida norturna (e que a outra zona hoteleira, de Sabana Grande, é movimentada/popular de dia, mas um pouco insegura à noite).

O point da noite são os bares do Centro Comercial San Ignacio, em La Castellana.

O melhor momento para subir no teleférico ao Cerro El Ávila é pela manhã. Tendo tempo, um passeio interessante parece ser até a cidadezinha colonial de El Hatillo, que fica a 30 km e pode ser visitada com o metrobús.

E em hipótese nenhuma dá para passar pela Venezuela sem experimentar uma arepa, o pastel local.

Mas isso são coisas que eu pesquisei. E você, que foi, o que tem a nos dizer? Desembuche, please!

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


90 comentários

estive em Los Roques em 2007. Em resposta ao Vini, eu fiquei uma semana e não enjoei, os dias são maravilhosos e a noite não tem nada não , mas dormiamos super cedo. Nós mergulhamos todos os dias, então a noite nem aguentavamos ficar acordado mesmo.
Quanto a caracas, insisti com o meu marido para irmos jantar e foi um mico. Fiquei em um hotel perto do aeroporto, então peguei um transito horrivel, o taxi foi carissimo e achei a cidade sem graça….e olha que eu geralmente gosto de tudo!!! mas não tinhamos boas dicas e não achei o restaurante que eu tinha o endereço.

Avila, El Hatillo,Praça Bolívar e centro histórico, Shopping San Inacio, Sabana Grande, Praça França, Chacao, etc são ótimos passeios. Evite conhecer o Palácio Miraflores – sede do governo – pois ali fui detido para “averiguações” pelo fato de querer conhecer e tirar fotos.

Para quem quiser conhecer melhor Caracas tem este blog,https://caracasfeliz.blogspot.com, quando estive lá me oriente pelas informações dele e de outros mas este achei mais completos, já que fiquei somente em Caracas. Um comentario sobre a moeda: para mim funcionou muito bem sacar dinheiro nos caixas ATM.

    O problema de tirar dinheiro em caixa automático na Venezuela é que você pega a cotação oficial, que é irreal. A mesma coisa acontece com o uso de cartão de crédito.

    Estive na Venezuela e paguei tudo em Bolívares. Consegui trocar meu 1 dolares = 6.000 bolívares. Foi a única vez que viajei e não saquei no eletrõnico nem usei cartão de crédito. Fiquei hospedado no Embassy Suites um 5 estrelas de 400 dolares a diária que saiu baratinho.

    Oi, Desculpa minha ignorância, mas vc relatou um câmbio de 1/6.000 bolívares, ok? mas esses são bolivares fuertes? estou confusa, vejo câmbio de BsF de 1$/4,50 BsF. vc podia me orientar melhor? estamos indo dia 21/01/2011, e já desisti de usar cartão de crédito p pagar o hotel e outras despesas, pelos relatos.

    Olá, Janleide! São bolívares fuertes na cotação oficial. Clique no link da Wikitravel que eu coloquei! Ali também tem a cotação em dólar pelo câmbio negro.

    Obrigada. Olha, coisinha complicada essa pernoite em caracas, o câmbio, pra não falar no medo q estamos de circular pela cidade com os relatos aqui. Bom, de qualquer jeito, estaremos por lá dia 21/01 e 06/02, na volta faremos um relato pra todo mundo.

Nao conheço Caracas, mas senti nos cometários aqui postados um certo preconceito em ralação à cidade e ao país, a Venezuela. Gostei do depoimento do Marcio Cabral. Me deixou com vontade de conhecer a capital. Espero que apareçam outros depoimentos mas realistas e menos “ouvi dizer…”. Abraço a todos.

    André, não se trata de preconceito, de maneira nenhuma. E também não é “ouvi dizer…”. Morei na Venezuela e estive no país várias vezes, em contato com as pessoas de lá o tempo todo (pois eu não era turista) e sei do que estou falando. Adoro os venezuelanos, tenho muitos amigos venezuelanos, são pessoas encantadoras e que estão passando por um momento terrível no seu país. Mas a realidade infelizmente é a que vc leu nos depoimentos aqui neste post. O país, e especialmente Caracas, está extremamente perigoso e muito violento. Mesmo em cidades pequenas não se deve sair na rua à noite nem pegar qualquer taxi para se locomover. E devido ao problema do câmbio, é sabido que os turistas andam com dinheiro vivo e são altamente visados.
    Realmente espero e desejo que a Venezuela dê a volta por cima, é um país lindo, com paisagens maravilhosas, pessoas que recebem de braços abertos, e que vale muito a pena conhecer.

    Viajei para Caracas no dia 09/09/2011 e fiquei exatos sete dias na cidade. Estava de ferias e tenho um projeto pessoal de conhecer todas as cidades capitais da america do sul. Depois de conhcer 06 capitais resolvi ir a Caracas mas antes li várias dicas aqui, mas nao dei muita atenção ao que diziam. Arrependo-me amargamente. Foi meus piores dias da vida. As pessoas são extremamentes grosseiras e não fazem o menor esforço de se fazerem entender e nem de tentar nos entender. Não se tem nenhuma estrutura para turista, a cidade é extremamente violenta e com um transito caótico. Ao voltar para o Brasil, no Aeroporto antes de entrar no avião e já depois de ter passado pelo raio x fui revistado e interrrogado por um policial. Compreendo os tramites e a segurança que se deva ter mas me senti extremamente humilhado pois o que eu mais queria era voltar para o meu país que embora saibamos que a politica e a policia sejam extremamente corruptas aqui pelo menos ha democracia onde podemos reclamar sem sermos calados pelo governo. Fico triste em ter de postar isso, principalmente por eu ser viajado , mas sei que nem todos na Venezuela não são assim, mas tenho a certeza de q a grande maioria é pq eu vivi isso e percebi claramente na forma como fui tratado. Pense muito bem antes de irem para Caracas vc pode se arrepender para sempre.

Para ficar apenas 1 noite a melhor opção é sem dúvida o Eurobuilding Express Maiquetia. Apesar do custo superior ao Miramar e ao Catimar, as instalações são bem melhores e o serviço de transfer deles (já incluso na tarifa) é bastante satisfatório.
Se o voo da Gol não atrasar, dá até p/ pegar uma piscininha no fim da tarde !!!
Tem também o Olé Caribe, mas não tenho maiores informações sobre o mesmo.
Já em Caracas, fiquei uma noite no Melia em julho/2010, enviado pela Gol em função do cancelamento do voo. Gostei das instalações, mas é muito longe do aeroporto.

    Rodrigo,

    Eu fiquei no Ole Caribe em julho de 2010. Não fica em Maiquetía e sim em Macuto, portanto mais longe do aeroporto. Tivemos que sair cedo para não pegar trânsito pela manhã (voltaríamos pela GTAM). Não acho que a diária do hotel valha aquilo tudo. Iríamos ficar no Eurobuilding porém já estava lotado.

    Obrigado Pat.
    Sendo assim, continuo achando que a melhor opção é o Eurobuilding.
    Outra coisa, quando fui efetuar a reserva, o sistema via web só aceitava datas próximas. Enviei uma email e eles efetuaram a minha reserva para a data que eu precisava pelo mesmo preço do site.

Muito cuidado em Caracas !!! Como já dito, é um pais onde a bandidagem está de olho no turista, pois tudo tem que ser pago com dinheiro vivo.

É a cidade mais violenta da America Latina!! Cuidado com taxis, somente pegue os taxis oficiais,que são Fords Explores, pois nos demais há diversos relatos de assaltos, até mesmo com morte, e até memso com seu dinheiro, pois há relatos de assaltos até mesmo pelos guardas da Policia Nacional.

O clima já era bem perigoso e pesado em 2005 quando fomos com milhas, e pelo que tenho acompanhado, a segurança na Venezuela vem aumentando no dia a dia, e com o detalhe de ser extremante violenta.

Quando fui a Los Roques, fiquei num hotel OQT ( o que tem) na cidade proxima de Maiquetia, literalmetne trancado esperando o dia passar para pegar o voo para Los Roques.

Depois demos um giro na cidade, que já estava perigosa. Recomendo o Centro histório, DE DIA, jamais a noite, com a casa de Simon Bolivar, o zoologico, que é bem bonito e acessivel de metro, que é o melhor meio de locomoção, e o Parque Bolivar. Vale tambem a visita ao teleférico, mas pegue um taxi recomendado pelo Hotel.

Antes disto, quando a Venezuela era mais pacifica, dei um grande giro pelo pais em 1989, faz tempo, né. Um lugar que achei fantástico foi o teleferico de Merida, mas atualmente eu não viajaria para a Venezuela. Naquela época era um pais tranquilo, seguro, e extremante barato para viajar.

Veja no blog https://aviagemoficial.wordpress.com algumas dicas e fotos de Caracas. Quando estive na capital venezuelana procurei saber sobre a cidade na internet e acabei conhecendo um blogueiro venezuelano muito solícito que ajudou bastante. O nome dele é Pepe Aldana e abaixo informo, a quem precisa de ajuda, como entrar em contato com o mesmo.

Pepe Aldana

BLOG https://laguiadecaracas.blogspot.com/
BLOG https://pepeven.blogspot.com/

TWITTER @laguiadecaracas
TWITTER @pepeven

estive em caracas há 3 anos, qd fiquei no hotel altamira, opção ‘pobre mas limpinha’ no bairro de mesmo nome (ñ confundir com o altamira suítes) .
até deu pra turistar pela cidade — subir o el ávila, ir ao bairro de hatillo (q está mais pra embu das artes do q pra paraty, a bem da verdade), passear pelo jardim e ver alguma exposição no centro cultural la estancia, conhecer a casa do simon bolívar.
mas achei a cidade + interessante do q propriamente turística. uma viagem menos hedonista e + antropológica, por assim dizer.
melhor do q qq passeio q eu tenha feito pela cidade foi testemunhar o culto e o autoculto ao chávez (assisti na tv oficial a uma entrevista, impagável e interminável, com a viejita q havia sido professora primária do presidente!) e conversar com os venezuelanos para tentar entender como eles veem seu país.
pra quem gosta, caracas pode ser tb uma aula sobre a história do automóvel: tem de todas as marcas e modelos, e das mais variadas décadas, com destaque pros carros mais imensos e bebedores de gasolina q os eua já produziram.

Riq, eu fui para Caracas em 2008, no Carnaval. Adorei a cidade. Fiquei num hotel (Hotel Paseo Las Mercedes) em Las Mercedes, na avenida principal de Las Mercedes. Gostei muito. A região era bastante tranqüila e pude andar por ela à vontade, inclusive à noite.
Num city-tour que eu fiz, o guia disse que o centro (perto do Capitolio) era perigoso, mas não o achei mais perigoso que o centro de nenhuma capital brasileira.
Subir o El Alvila é um programa imperdível.

Na volta de Los Roques, eu pernoitei perto do aeroporto, num hotel fraquinho que não recordo o nome.

Ah, o transfer para Caracas foi organizado pela agência de lá (Venezuelatuya) que contratamos para tudo (hotéis em Caracas e Los Roques, transfers para o aeroporto e vôo para Los Roques).

Sinceramente, recomendo a qualquer um que passe uns dois dias em Caracas, quando estiver indo a Los Roques.

Ah, se alguém quiser ver, aqui vai o link para alguns das fotos que eu tirei em Caracas: https://www.flickr.com/photos/mcdemoura/sets/72157606768588123/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito