Pernoite em Caracas: onde ficar? o que fazer?

Caracas

Muita gente que vai pra Los Roques ou faz algum bem-bolado com milhas TAM para Aruba ou Curaçao acaba tendo que passar uma noite em Caracas.

Quando eu fui a Los Roques, em 2003, acabei dormindo perto do aeroporto, não cheguei a entrar na cidade. A Venezuela proporciona uma experiência sui generis para o turista do século 21. Não sei de nenhum outro lugar que aceite turistas onde ainda existe a aberração do câmbio paralelo. Na minha vez, havia um exército de cambistas no saguão à espera dos estrangeiros. Não sei se as últimas endurecidas chavistas tornaram a recepção mais discreta.

Uma maneira de evitar o pernoite caraquenho é ir na dica do Marcelo Lemos (que tem um relato completíssimo da viagem a Los Roques no seu blog), que descobriu (no Mochileiros.com) que indo de TAM e voltando de Gol não é preciso dormir na cidade [não é mais verdade, o vôo da TAM agora também chega no fim da tarde, impossibilitando a conexão]

Caso você queira ir com milhas TAM para Aruba ou Curaçao, o melhor é emitir a passagem a Bogotá, continuando de lá com Avianca. Bogotá inclusive vale a parada (veja nos relatos do Dionísio e do André).

A maneira de minimizar dores de cabeça (deixando, por exemplo, para fazer o câmbio negro só em Los Roques, num cambista de confiança da pousada) é desistir de qualquer turistagem local e ficar no hotel do aeroporto mesmo. Nesse caso, a dica é reservar o Eurobuilding Express Maiquetía, que fica anexo.

Querendo aproveitar a escala em Caracas para visitar a cidade… bem, aí precisamos de dicas da comunidade :mrgreen:

O que eu sei é que quem se hospeda nos bairros Las Mercedes e Altamira está mais próximo dos bons restaurantes da vida norturna (e que a outra zona hoteleira, de Sabana Grande, é movimentada/popular de dia, mas um pouco insegura à noite).

O point da noite são os bares do Centro Comercial San Ignacio, em La Castellana.

O melhor momento para subir no teleférico ao Cerro El Ávila é pela manhã. Tendo tempo, um passeio interessante parece ser até a cidadezinha colonial de El Hatillo, que fica a 30 km e pode ser visitada com o metrobús.

E em hipótese nenhuma dá para passar pela Venezuela sem experimentar uma arepa, o pastel local.

Mas isso são coisas que eu pesquisei. E você, que foi, o que tem a nos dizer? Desembuche, please!

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


90 comentários

Estive também em Los Roques no carnaval/2011 e também pernoitei no hotel Catimar. Concordo com os comentários feitos sobre a Ana Clara sobre o hotel.Fiz um relato sobre minha viagem a Los Roques em meu blog: http://www.proximosdestinos.wordpress.com. Abraços a todos!

Estou planejando ir para Venezuela daqui 1 semana. Talvez irei sozinha para descansar, pois todos estão trabalhando neste período e eu não quero desperdiçar uns dias de férias.
Pensei em ir em isla margarita, mas não vi ninguém comentando. Alguém sugere??
Não tenho intenção nem de dormir em Caracas, já fiquei sabendo q é perigosa…ainda mas se for sozinha. O vôo da Tam chega em Caracas as 18:55h. Terei q dormir lá…vou ver uma das dicas acima sobre dormir uma noite em caracas.
Tem algum transporte, além do avião, de isla margarita a los roques? Vale a pena ficar 2 dias em isla margarita e 4 ou 5 em los roques.
obrigada.

    Cátia, por favor não saia perguntando em todos os posts. Isso é péssimo para todos: para você, para nós que respondemos, para quem acessa o site.

    ESCOLHA UM POST POR ASSUNTO PARA PERGUNTAR. Não bagunce o site. Obrigado.

    A Bóia já te respondeu no outro post. Não há transporte marítimo para Los Roques. Isla Margarita não é páreo para Los Roques.

Olá! Passamos o carnaval de 2011 em Los Roques, eu, meu marido e mais um casal de amigos. No pernoite em Caracas ficamos no hotel Catimar: super simples, super barato e super razoavel pra um pernoite. Transfer incluído na diária e com um restaurante OK no hotel. Bem pertinho do aeroporto. Os quartos não tem nem janela, mas tem ar condicionado e são limpos. Achei demais pagar cerca de 200 dólares pra dormir por algumas horas em hoteis como o Eurobuilding ou o Marriot… Já em Los Roques ficamos na Posada Caracol. Não recomendo, fujam de lá!!! Além de ser a mais cara da ilha, acredito que tenha o pior serviço. Optamos por ficar lá pq o outro casal que foi conosco já tinha ido dois anos antes e se hospedado na outra pousada do mesmo grupo, a Vila Caracol, e tiveram uma experiência incrível. Acontece que, como viemos a saber depois, de lá pra cá mudaram os donos e o serviço virou uma porcaria. A Vila e a Posada Caracol são lindas, realmente muito charmosas, e a comida tb é muito boa, mas os pontos positivos acabam por aí. Os quartos são claustrofóbicos. Os donos estavam por lá o tempo todo e não falaram conosco sequer pra dar bom dia, quanto menos pra resolver qualquer problema. Tivemos problemas quase que diariamente com a organização dos passeios. Tentaram nos cobrar por um passeio a Craski que deveria estar incluído nas diárias e também por drinques igualmente incluídos nas diárias. Esses foram apenas alguns dos problemas que tivemos com o pessoal da pousada e ouvimos reclamações semelhantes de brasileiros que estavam hospedados na Vila. Uma pena… Enfim, gostaria de deixar registrado que existem várias outras opções de pousadas na ilha com comida e atendimento excelentes e com um custo-benefício infinitamente melhor! E Los Roques é sim um paraíso, as praias e as cores do mar são embasbacantes! Vale muito a pena comer lagosta quantas vezes puder, em Craskí ou Franciskí, pq o preço e a qualidade são imbatíveis. Uma cena triste, contudo, ficou na minha cabeça: um “lanchero”, como são chamados os homens que pilotam as lanchas, jogando guimba de cigarro no mar. Espero que Los Roques não seja apenas mais um lugar lindo do mundo fadado a desaparecer graças à burrice do homem.

    Ana Clara, lí seu relato e poderia me ajudar, preciso passar tambem um noite na ida e outra na volta com minha familia (esposo + 2 filhos pequenos ) em caracas devido ao horario dos voos .. Então também acho injusto pagar tão caro por essa noite, mas como vou com crianças, me preocupo com a segurança e os serviços limpesas e tal… poderia me ajudar .. Esse Catimar vale a pena ? Tem com fazermos as refeições nele mesmo , sem ter que sair ? Eles são de confiança. Agradeço desde já

Gente!!
Fiquei apaixonada pelas fotos de Los Roques.
O mes de julho é uma época boa? O tempo está quente?
Acham que dá para levar uma criança de 8 anos juntos?
Obrigado!
Luciana

Gente !!!
estou confusa. Gostaride saber se no aeroporto em Caracas consigi sacar R$ direto da minha conta do Snatander. O que significa essa coisa de câmbio Negro e Forte, não enetendi direito. Consigo alugar carro fácil em Isla Margarita ? è muito caro ? Ainda é obrigatório o Passaporte para Venezuela ?
Obrigadão pelas Dicas

    Olá, Victória! Dá para ir com a identidade, mas viajar com passaporte é muito mais garantido e recomendável https://www.viajenaviagem.com/2011/01/america-do-sul-rg-ou-passaporte/
    Não posso deixar de alertá-la sobre o fato de o Comandante já ter desrecomendado Isla Margarita diversas vezes por aqui, por não corresponder ao Caribe que a gente costuma sonhar em conhecer.
    Sobre o câmbio, é simples: existe um câmbio oficial e um paralelo. Veja os comentários anteriores para compreender melhor o assunto!

Riq,
vc sabe que eu sou noturna…fui ao Avila Magica no entardecer – tb é lindo. Com segurança, onde me indicaram, andei segura, próximo ao hotel. Carro, me alertaram só com reserva antecipada, para buscar no aeroporto. Loana, obrigada pela contribuição!

Eu cheguei de lá hoje! Na ida (01/jan), fiquei duas noites no Miramar Suites perto do aeroporto e no domingo 02/jan fiz um city tour em Caracas com o pessoal da agência Roquemar. O city tour foi legal, dentro do possível para uma cidade grande e com os problemas que tem Caracas. Na minha impressão não pareceu muito diferente de São Paulo a questão de segurança, mas refletindo bem, fomos com uma pessoa que evitou todos os pontos problemáticos da cidade e nos levou somente nos lugares mais bonitos – se fizesse o mesmo em SP, um turista provavelmente falaria somente maravilhas daqui. De toda forma achei que valeu o passeio para conhecer esta grande cidade venezuelana – recomendo fazer da mesma maneira que fiz: o carro da agência nos pegou no hotel, levou nos pontos principais, almoçamos no Hatillo – vale muito a pena pela comida e artesanatos e depois voltamos em segurança para o hotel perto do aerporto, de onde fomos para Los Roques no outro dia de manhã. O hotel Miramar Suítes era simples e razoável com um restaurante legalzinho no último andar (9o. andar com uma bela vista das praias perto). De toda forma, tivemos um problema com banheiro entupido que não ajudou em nada nossa estadia lá… Los Roques por outro lado é fantástico – ficamos na pousada Guaripete, que tem um atendimento excepcional e recebem bastante brasileiros hoje em dia. Por final: pelos horários dos vôos agora, dá pra voltar no mesmo dia tanto pela Gol quanto pela TAM – fica a gosto do cliente!

    Oi Daniel, vc lembra quanto é taxa pra sair da Venezuela? pode ser paga em dólar? obrigada.

    Eu não me lembro se pode ser paga em dólares, mas se puder, será pelo câmbio oficial, ou seja: perda de dinheiro.

    A propósito, usando bolívares trocados no câmbio paralelo, Caracas é uma cidade muito barata, inclusive para se comprar eletrônicos. Meu primeiro iPod eu comprei no Free Shopping do aeroporto e me custou quase a metade do que eu pagaria nos EUA ou Canadá.

    E também comprei uma camisa oficial da seleção brasileira num shopping em Las Mercedes, por menos da metade do preço que eu pagaria aqui no Brasil. Bom, isso também aconteceu em Londres, durante a Copa do Mundo deste ano. 🙂

Hola gente!
Sou venezuelana morando no Rio de Janeiro há 1 ano e 5 meses. Morei em Caracas a minha vida toda (27 anos), e continuo viajando freqüentemente ao meu pais.

A verdade posso dizer que alguns dos comentários são certos, mais outros são um pouco exagerados. Não pomos dizer que todo lá é tão ruim. Como acontece em muitas cidades do mundo é preciso estar de olho na rua e estar cientes de quais áreas não são recomendáveis. A minha bolsa já foi roubada no metrô em Madrid, e nunca aconteceu algo similar em Caracas, mas sim… prevenção não está demais. Por exemplo, ao igual que no Rio, os setores perto de favelas não são pontos para conhecer.
Vamos lá….
Quando cheguem ao aeroporto vão ter essas pessoas lhes oferecendo cambiar dólares x bolívares. O melhor seria cambiar num local oficial no aeroporto (que tem), mas vão perder vs a cotação paralela. Tentem cambiar o dinheiro com as pessoas mais amigáveis, rsrsrs

É mais seguro pegar os taxis do aeroporto sim (Ford Explorer Preta). Se vão pernoitar em Caracas, para se deslocar aos lugares, recomendo pegar taxi de cooperativa o qual pode ser indicado no hotel ou é fácil de identificar na rua.
Para ficar em Caracas: Hotel Paseo Las Mercedes, Altamira Suites, Eurobuilding, Hotel Tamanaco. Mas, dependendo do dia ou horário do seu próximo vôo pode ser melhor ficar perto do aeroporto. O tránsito na cidade é forte e tem que considerar isso.

Como passeio, a subida para o Ávila é ótima no teleférico e o melhor momento é na parte da manhã. O clima vai estar ótimo! Lá encima tem 2 ou 3 opções de Restaurantes.
Depois do teleférico, podem conhecer La Estancia em Altamira, é uma antiga fazenda que se utiliza para atividades culturais, é linda!… Também a Casa Natal de Simón Bolívar no Centro da cidade. Para ir ao Centro, é melhor de metrô.

De Shopping está o clássico CCCT (Las Mercedes), o chique Centro Comercial San Ignacio (La Castellana), o Centro Sambil (Chacao), o Centro Comercial Millenium (Los Ruices, novo há 1 ano e méio)
Não podem deixar de comer a nossa Arepa, especialmente uma de carne desfiada com queijo amarelo (pelua) ou de reina pepiada (uma mistura de frango com abacate, muito boa!). Peça o molho
guasacaca que acompanha muito bem. Além da Arepa, está a Cachapa com queijo. O melhor queijo que vão experimentar! Ambos pratos os podem encontrar nas Areperas 24h de Las Mercedes.

Em geral, Caracas é uma cidade com uma grande oferta gastronômica: Japonesa, China, Mexicana, Espanhola, Italiana, Mediterranea!!.. e isso pode ser outro jeito de ser desfrutada, como uma viagem do paladar!

Tem muitos lugares lindos para conhecer na Venezuela, mas se fosse vocês conheceria também Isla de Margarita (1 semana é ótima, tem muitos visuais de praias diferentes) é maravilhosa. Canaima – Salto Angel (a queda de água mais alta do mundo) paisagens e fotografias naturais que vão ficar com vocês para sempre. Mas tudo bem, esse é outro post! Rsrsrs

E já para continuar o passeio inicial, só posso dizer que desfrutem do azul inacreditável do mar e da branca areia de Los Roques e não esqueçam de comer uma deliciosa lagosta!

Abrazos y arriba Venezuela!!!

Loana

    Isso Loana. Qual o “brasileiro” que arrisca andar na área central de qualquer capital brasileira São Paulo, RioPerigo há em qualquer lugar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito