Personal nerd, você ainda vai ter um

personalnerd

Minha coluna no Guia do Estadão de hoje. Imagem surrupiada daqui.

Não, não fui que inventei esse personal, não. Joguei no Google e apareceram 1.330 personal nerds, no patropi e mundo afora.

A expressão me veio à cabeça durante uma troca enviezada de mensagens online. Achei que uma amiga, meio atrapalhada com as novidades da internet, poderia muito bem contratar um.

Não cliquei em nenhum dos resultados do Google, então não sei como os 1.330 personal nerds atualmente em ação definem o seu trabalho. Mas quando imaginei essa profissão, não estava pensando em nenhuma das situações problemáticas com fios e quetais que enfrentamos na última década.

Definitivamente, o meu personal nerd não é o personal arrumador de computador. Nem se confunde com o personal instalador de rede wireless. Ou ainda com o personal plugador de DVD player novo com especialização em não tirar a TV a cabo do ar. E muito menos seria um mero personal enjambrador de iPod com músicas de procedência nebulosa.
Nananina. No meu entender, o personal nerd não lida com instalações nem piratarias. O personal nerd é um profissional que se faz necessário hoje em dia simplesmente para nos ensinar a aproveitar o que já temos instalado mas que não sabemos usar.

De que adianta investir num celular de última geração, se ele não vier com um personal nerd junto? Faz séculos que eu acho que não preciso me preocupar com isso, que um dia os celulares serão tão simples e amigáveis que até eu vou saber operar – mas esse dia não chega nunca. Os celulares ficam cada vez mais modernos, e eu cada vez mais obsoleto.

O quê? Você não tem dificuldade nenhuma para usar tudo o que o seu celular oferece? Então você é o seu próprio personal nerd. Anuncie seus serviços, e você vai ver quantos interessados vão aparecer.

A utilidade mais recente do personal nerd é ajudar pessoas da vida real a transitar pelas novas redes sociais que pululam na internet. Como ir da blogosfera à tuitosfera à facebookosfera sem ser atropelado virtualmente nem ficar cyberengarrafado?

Outro dia mesmo eu, que sou novato tanto no Twitter quanto no Facebook, cheguei à conclusão de que ou bem você tuíta, ou bem você feicebuca. Então resolvi me concentrar na tuitagem – mas já apareceu personal nerd enrustido para dizer que tem um jeitinho de fazer as duas coisas ao mesmo tempo, sem trabalho extra.

Bom. Se qualquer dia desses você me vir blogando em streaming direto do celular e tuitando a novidade, saiba que aí tem personal nerd.

38 comentários

Que chegue o dia, as poucas chances que tive de ver o Riq multi-meios (#desacordo) foram experiências bastante esclarecedoras.

Muito bom! Meu sogro tem um personal nerd que opera o itunes e os CDs dele, jogando tudo no Ipod. Resultado: o Ipod dele é uma comédia, vocês escuta um jazz e de repente entra uma música de rock, dando um susto nos presentes! Nem tudo é perfeito…
Eu estou esperando a minha personal Sara, de 2 anos, crescer mais um pouquinho para me ensinar coisas…

    Hahahaha!

    “Eu estou esperando a minha personal Sara, de 2 anos, crescer mais um pouquinho para me ensinar coisas…”

    😆
    😆
    😆

Riq, segue uma dica. Eu conheço um pessoal que usa o TweetDeck (www.tweetdeck.com/beta/ie6/), que integra o Twitter, Facebook e outras ferramentas sociais que não conheço eu uma única interface. Eu nunca usei, pois não tenho facebook e sou iniciante no Twitter, mas dizem que é bom, apesar de ainda estar na versão beta. Inclusive todos os twitters que recebo do Rick Seaney são via essa ferramenta. Como você usa muito, acho que vale um teste.

Riq, seu personal nerd já te comunicou que você está sendo comercializado no Buytter?

; )

Glupt! Quanto será que custa a hora deste serviço? De qualquer maneira eu já aprendi a enviar mensagem pelo celular. E ultimamente até me localizo no Google maps. hohoho. Abs!

Já estava com saudade dos seus textos. Peguei o link lá no twitter. Muito bom. Eu preciso de um personal nerd. Adorei o texto. Um bom dia riqfreire!

Riq, você é genial!!! Inteligente, divertido e sensível.
Adoro ler o que vc escreve. Preciso de um nerd para o tal tuitter…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito