Pesquisinha: que blogs de viagem você seguia em 2004, 2005?

Viajenaviagem.zip.net

Esta foi a primeira imagem publicada no Viaje na Viagem, dia 30 de dezembro de 2004. Eu estava me preparando para uma volta ao mundo em cinco escalas, e fotografei as minhas fontes de consulta para aquela viagem. Veja quantos guias de papel comprados… hoje eu provavelmente não comprasse nenhum, e fizesse todas as minhas pesquisas online.

A questão é que havia muito poucos blogs de viagem — e quase nenhum em português. Ou pelo menos é isso que eu imagino, já que não consultava nenhum.

Já descobri que tem pelo menos um blog de viagem em português anterior ao VnV — é o Uma Malla pelo mundo, da querida Lucia Malla, que começou em outubro.

Por que me preocupo com isso agora? Porque estou trabalhando na minha palestrinha de abertura do 1º Seminário #Viajosfera, e quero falar da nossa evolução desde os primórdios.

Por isso, peço ajuda aos viajandões aí do outro lado da tela: você se lembra quais blogs de viagem em português acompanhava já em 2004, 2005 ou 2006? Tô querendo identificar quais são os outros tiozinhos da #viajosfera 🙂

Gracias!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


81 comentários

Nessa época entre 2004 e 2005 eu viajava “empacotado”. Só fui começar a pesquisar na internet na viagem para o réveillon 2008/2009 quando o agente de viagens me fez uma raiva muito grande! A partir daí achei o VnV e meu nível de exigência subiu infinitamente, pois passei a realizar viagens feitas sob medida, com um nível de detalhamento incrível (passados por quem já viveu aquilo, e não quem apenas “ouve falar”) e bem mais baratas!

Descobri absolutamente TODOS os outros a partir do VnV. E foi uma coisa meio tardia, não lembro exatamente quando. Seguramente antes de 2007 (já que minha primeira viagem completamente planejada com a ajuda dos trips foi em julho de 2007). Acho que descobri o VnV em 2006, apesar de ter o VnV de papel desde 1999…

Nesta época seguia só mesmo o VnV. Os outros vieram depois, principalmente pela listinha lateral, antecessora do #viajosfera.

Blog??? O que era isso??? (risos) Acho que no máximo eu pesquisava hotéis no site da Quatro Rodas e só… Continuo colecionando meus guias de viagem (em papel) e independente da quantidade de informações disponíveis hoje na internet, meus livros sempre vão ter um lugar guardado na minha mala de rodinhas!

Ah sim…. desde aquela época comprava guias de papel. Alias, mesmo para a viagem que estou fazendo agora, com tanta informação online, fui ‘obrigado’ a comprar os aplicativos do Lonely Planet para França e Londres, além de guias de papel Fodor´s – nem acrescentaram tanta coisa ao que já sabia, mas ter o guia de papel ainda faz a diferença.

Vai entender…

Em 2004 só conhecia 3 sites de viagem; http://www.mochileiros.com https://www.brasildemochila.com (que tinha acabado de abrir, e que até hoje me trás emails por uns textos que publiquei lá em 2005…) e https://oviajante.uol.com.br/ (e neste último nem entrava, porque o site era ruim…bom era – são – os guias).

Como viajei em 2004 e depois só em 2007 novamente, seu blog foi o que conheci primeiro neste formato, já no meio de 2007 – e por mais que hoje seja o favorito, ainda sou fiel ao mochileiros.com também 😉

Quando criei o Vida de Turista em março de 2007 lembro de visitar o Viaje na Viagem, o da Lucia e os blogs da revista Viagem e Turismo que o próprio Riq fazia parte.

Apesar de não ser a época de 2004 e 2005, na época os blogs ainda estavam engatinhando. Recentemente que o grupo de blogueiros ganhou corpo, forma e virando referência para muitas viagens de leitores.

Até 2007 pesquisava em toda internet sobre roteiros diversos, juntando custo x beneficio Em 2007 comecei acompanhando Melhores Destinos e Mochileiros. 2010 juntei VnV.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito