Plantão Vulcão: Buenos Aires reabre; Bariloche ainda cinza

A direção das cinzas, em foto da NASA

Desde ontem (terça-feira) à noite os vôos a Buenos Aires e Montevidéu têm sido retomados — primeiro pelas companhias aéreas brasileiras, e agora pelas argentinas.


Não têm ocorrido fechamentos no aeroporto de Santiago; passageiros com viagens marcadas em vôos diretos à capital chilena não têm enfrentado cancelamentos.

A cidade de Bariloche continua lutando contra as cinzas. Veja fotos no site da Agência de Noticias Bariloche.

Já Buenos Aires, apesar do abre-fecha dos aeroportos, não teve sua aparência transformada pelas cinzas. Tirando a situação dos aeroportos (que tende a se normalizar), a cidade está como sempre esteve.

Saiba seus direitos lendo este artigo do nosso Ernesto publicado no Aquela Passagem: Catástrofes Naturais, Revoluções, Motivos de Força Maior e os Direitos do Passageiro.

Veja o que outros passageiros estão fazendo e os conselhos de outros trips-advogados lendo os comentários deste post anterior.

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


128 comentários

Olá!

Vou viajar para Montevidéu no dia 20/07. Será que terei problemas com as cinzas? devo remarcar por agora o meu voo? ou espero chegar mais perto da data?

Grato,
Thiago Gouveia

Caro estou planejando ir p bem longe do vulcão: Grécia e Turquia. Desejo pegar um navio na Itália…Qual a melhor operadora e qual o melhor percurso? Grata, Lúcia Medeiros

    Olá, Lucia! Não sabemos. O melhor percurso é o percurso que mais lhe agrade, e a melhor operadora é que a fizer o percurso que mais lhe agrade. Está bastante em cima da hora para reservar, sobretudo se você ainda não fez nadinha do seu dever de casa.

    Este site ajuda você a encontrar cruzeiros em todo mundo o ano inteiro:
    http://www.cruisedirect.com/search/index.php

    Estou planejando p o ano que vem…com bastante tempo de antecedência…

    Lucia,
    Podes ver outro vulcão, o Etna, se pegares um cruzeiro da Royal Caribbean no Navigator of the Seas. Os portos são Civitavecchia, Messina(va a Taormina e veja o Etna), Piraeus(Atenas Grécia), Kusadasi(Turquia), Creta(Grécia)e volta a Civitavecchia. Fiz em maio e gostei muito. Somente o passeio na ilha de Creta deixou a desejar, mas pode ter sido pela excursão que escolhi. Depois aproveitei para percorrer a Itália de trem. Sugiro visitar os lagos de Garda e Como, lindissimos.

    Se quiser algo mais descolado pela Grecia tem o yatch da GAP adventure: http://www.gapadventures.com/trips/greek-islands-sailing-adventure-mykonos-to-santorini/GVMS/2011/ … eu prefiro aos grandes navios 🙂 . O duro é que não cobre a Turquia, mas você pode ir para Istambul de avião, curtir lá mais devagar, visite também kusadas e siga para Bodrum para pegar um private charter sailing e navegar talvez até Antalya…
    Essa é uma viagem quee stou planejando e não tenho muitos detalhes, mas fica aí a ideia 🙂

    Lucia,

    Fizemos esta viagem em Final de julho de 2010. Saimos de Veneza para Croacia (dubrovnick), Turquia ( kusadasi)e Grecia ( santorini e corfu)e voltamos a Veneza, Fomos pela Royal Caribean no splendour of the seas. Excelente navio, roteiro maravilhoso, em especial dubrovnick par amim valeu a viajem. Porém fica-se muito pouco tempo nos portos, veja a viagem de navio como um aperitivo em cada porto, dá para conhecer superficialmente cada lugar, mas sempre saimos com aquela sensação de que não vimos tudo, e realmente não dá tempo. Dá vontade de voltar e ficar pelo menos uma semana em cada porto.

    Boa viagem!

Bom dia!!!Tenho viagem marcada dia 09/07 para Bariloche.Será que posso cancelar ou remarca sem prejuízo, pois acho que Bariloche vai continuar cinza???Obrigada.

    Olá, Nanci. Procure a cia. aérea. Eu remarquei meu voo para Bariloche sem problemas nas Aerolineas. Ainda fiquei com um pequeno crédito para usar depois em outra viagem. Mas o que acontece é que se você remarcar vai ter que arcar com os custos (mais altos) de estar reservando uma viagem em cima da hora, isto não tem jeito.
    Abs.

Olá a todos !
Alguém sabe me informar se os vôos de Santiago-Puerto Mont foram cancelados? Como está a situação na região de puerto varas? Abraço a todos

Informação sobre Bariloche: estava com viagem marcada p/ lá no dia 25/06. A operadora acaba de cancelar. Acho que é o mais sensato a fazer, pois não basta apenas abrirem os aeroportos, é preciso ver as condições de infra da cidade neste momento (energia, alimentos, etc).
Abços

Bóia,

Vou viajar para os lagos andinos início de agosto, saindo de Santiago, atravessando os lagos, passando por BAriloche e chegando a Buenos AIres. Se eu cancelar Bariloche e trocar por outra cidade, onde eu poderia ir nessa rota, um lugar que também fosse bacana, com neve e sem cinzas…? Agradeço muito pelas informações que o site nos tem passado sobre esse difícil momento na Argentina. Desde o ano passado qndo descobri o site, entro todos os dias em busca de novidades e novos roteiros! Minha primeira trip foi toda baseada em informações do riq e foi perfeita!!! Agradeço sempre!Se nossas viagens se tornam momentos inesquecíveis, é pq vcs fazem parte disso. Obrigada.
Abs

    Olá, Michele! Até o início de agosto é bastante provável que tudo esteja limpinho. Acompanhe o noticiário.

    Michele, veja o mapa do satélite. A região dos lagos está todo sob cinzas, leia-se Bariloche, San Martin, Villa Angostura, Esquel, Pucon e afins.

    Pois é Geraldo, obrigada, vou olhar sim. MAs como disse a Bóia, talvez esteja melhor até agosto.

Ei pessoal,
estou com viagem marcada para Buenos Aires e Bariloche, a partir do dia 23 de julho, pouco mais de um mês. Minha preocupação seria a respeito de Bariloche e das estações de esqui. Deveria cancelar? Por favor, queria opiniões. Obrigada.

    Estações de esqui podem sofrer com o acúmulo de lama entre a neve, e terem algumas pistas fechada por toda a estação.

    Cássia:
    estou com viagem marcada para ushuaia e el calafate em 03/07 e fui informado que várias operadoras cancelaram os pacotes para Bariloche e Vila La Angostura.
    A opção será partir para o Chile ou para o Sul da Patagônia.
    Os aeroportos de Ushuaia e el calafate estão normais.
    Trelew ainda apresenta-se fechado pelas cinzas, mas a situação está melhorando.
    O grande problema é que a infraestrutura de Bariloche foi afetada! Mesmo que o vulcão silencie, muita cinza precisa ser retirada!
    Minha opinião é: procure outra opção e deixe Bariloche para o próximo ano!
    Abraços

Concordo com a Val. Vai levar algum tempo para Bariloche voltar a ficar “nos trinques”. Se fosse viajar para lá, remarcaria ou mudaria o destino combinando Buenos Aires com Mendoza, de repente.

    Também concordo. Estaria chegando em bariloche dia 09/07, com meus pais e meus filhos, comemorando meu aniversário. Cancelei Bariloche, vamos ficar só em Buenos Aires, curtir a cidade com calma. Mesmo que os aeroportos abram e a erupção pare até lá, com certeza a cidade não vai estar no seu estado normal. Prefiro esperar mais um tempo para conhecê-la.

Minha viagem está marcada para 09/07 para bariloche, será q remarco? ou melhor esperar mais alguns dias ??? como esta a situação do valle nevado ???

    Olá, Bryan! O texto é claro: não há cinzas em Santiago e arredores. Valle Nevado fica ao lado de Santiago.

    obrigado pelo comentario… vou tentar mudar para valle nevado entao a minha viagem…. assim fico mais tranquilo!!!

Parece que Bariloche vai levar 10 meses para limpar as cinzas…:(
Não tenho viagem marcada mas se tivesse e fosse para esquiar remarcaria para o Chile.
Buenos Aires eu manteria…
Sei que é fácil falar, mas , as vezes quem não está envolvido pode ter mais clareza.
Boa sorte a todos!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.