Plantão Vulcão: veja como está a situação (atualizado: 14/7)

Cerro Catedral

Está tudo bem parecido com o último apanhado, mas vamos lá.


SITUAÇÃO DE BUENOS AIRES

Buenos Aires: perrengues aéreos esparsos. De vez em quando os aeroportos fecham (e arrastam o de Montevidéu na brincadeira), mas depois de algumas horas reabrem. Conte com a possibilidade de espera no aeroporto ou, eventualmente, precisar voltar para casa e embarcar só no dia seguinte. Mas a cidade não sofreu com as cinzas, e quem chega aproveita o frio, a gastronomia, o tango e as compras como sempre.

SITUAÇÃO DE BARILOCHE

Bariloche: aeroporto tecnicamente aberto, mas sem vôos. Desde o dia 6 o aeroporto foi declarado apto a receber vôos, mas as companhias aéreas ainda não se animaram a .usar. A Lan continua sem vôos para Bariloche. A Aerolíneas está fazendo a rota via Esquel pelo menos até o dia 14. No site da Aerolíneas, os vôos diretos a Bariloche estão cancelados até 31 de julho.

Bariloche via Esquel com Aerolíneas até pelo menos o dia 14 de julho 31 de julho. A Aerolíneas, e só a Aerolíneas, está fazendo a rota a Bariloche via Esquel, que fica a 300 km ao sul da cidade. A última perna do trajeto é feita de ônibus e leva pelo menos quatro horas. Se você tem vôo marcado para  Bariloche com a Aerolíneas, entre em contato para remarcar o seu bilhete. Se não conseguir contato por 0300, vá até a loja mais próxima (é a recomendação de leitores que já passaram por isso).

Bariloche com Lan. A Lan não voa a Esquel, e portanto esta rota alternativa não é oferecida a seus passageiros. Para checar o status do seu vôo e fazer remarcações, use o link desta página.

Bariloche pela CVC por vôos fretados com a Andes. Pessoal, não adianta perguntar pra gente aqui. Se a CVC está dizendo que leva você a partir do dia 16 a Bariloche com uma companhia chamada Andes, não há por que duvidar. Na primeira quinzena de julho as grandes operadoras cancelaram os pacotes; caso cancelem os da segunda quinzena entrarão em contato primeiro com vocês; nós aqui só saberemos depois de vocês nos informarem.

Bariloche com a CVC: vôos com a Andes confirmados (via Esquel), vôos com a TAM cancelados. Quem relata são os nossos leitores: a CVC está entrando em contato com seus clientes para confirmar os embarques dos pacotes que envolvem vôos fretados com a Andes e cancelar pacotes que envolvem vôos fretados com a TAM. Os vôos da Andes serão operados via Esquel, com o último trecho de ônibus.

Bariloche de ônibus. A viagem desde Buenos Aires leva entre 21 e 25 horas e pode ser comprada nos sites da Via Bariloche e da Andesmar. Há grande disponibilidade de hotéis, inclusive em oferta, em sites como Hoteis.com.

De Puerto Varas a Bariloche: por enquanto, só de barco. O Paso Cardenal Samoré, que fica perto de Villa La Angostura e serve para a ligação rodoviária entre Bariloche e Puerto Varas/Puerto Montt, continua fechado; haverá uma nova reunião para avaliar sua abertura depois de 20 de julho. Já o Cruce de Lagos está funcionando e é a única maneira de ir de Puerto Montt/Puerto Varas a Bariloche; há depoimentos de leitores que fizeram a travessia recentemente. Tenha em mente que nesta época do ano o Cruce requer um pernoite em Peulla, no meio do caminho.

NOVIDADE (12/7): Bariloche e Villa La Angostura pressionam para que a fronteira reabra o quanto antes.

Passeios em Bariloche. Com exceção do bosque de Arrayanes, que continua fechado (por estar na região de Villa La Angostura), os passeios tradicionais de Bariloche estão funcionando. Apenas os que dependem de neve ainda não começaram a operar, não por culpa das cinzas, mas por falta de neve. Esperam-se nevascas para os próximos dias; anunciaremos novidades assim que soubermos.

Neve em Bariloche. É a grande novidade da noite do dia 13. Começou a nevar e a cidade está entusiasmada com a possibilidade de abertura da estação do Cerro Catedral e do Piedras Blancas (esquibunda).

Cerro Catedral em Bariloche: aberto apenas para visitar, não para esquiar. Ainda não há neve suficiente para esquiar em Cerro Catedral (a estação de esqui mais próxima do centro de Bariloche), mas caçadores de neve já podem brincar e usar os meios de elevação entre 9h30 e 16h30 (a não ser nos momentos em que os meios ficam interditados pelas condições do vento). Acompanhe as notícias pelo Facebook do Cerro Catedral.

Piedras Blancas (esquibunda) em Bariloche: ainda não abriu. Ainda falta um pouco de neve para abrir o parque de diversões na neve, que funciona no Cerro Otto, pertinho do centro de Bariloche. Acompanhe as notícias pelo Facebook do Piedras Blancas.

SITUAÇÃO DE CHAPELCO & SAN MARTÍN DE LOS ANDES

Aeroporto de Chapelco: continua fechado. E não sai nenhuma notícia sobre sua abertura. A Aerolíneas não oferece o traslado de Esquel até San Martín de los Andes. Para você entender a geografia: Esquel fica ao sul de Barioche, e San Martín fica ao norte. Depois de chegar a Bariloche você teria que tratar um ônibus por conta própria (tente na Via Bariloche), numa nova viagem de 3 horas.

Estação de Chapelco: aberta, mas as pistas estão fechadas por falta de neve. A estação de esqui de Chapelco, em San Martín de los Andes, abriu no sábado, dia 2, mas logo precisou fechar as pistas por falta de neve. Acompanhe a situação no site de Chapelco.

San Martín de los Andes: pouco afetada pelas cinzas. Em comparação a Villa La Angostura e mesmo a Bariloche, a cidade parece ter sofrido bastante menos pela cinza vulcânica do Puyehue.

San Martín de los Andes de ônibus: desde Buenos Aires, leva-se entre 20 e 24 horas (compre na Via Bariloche); de Bariloche são 3 horas, mas há poucos horários diários (uma busca no Plataforma 10 encontra apenas dois horários; compre na Via Bariloche).

SITUAÇÃO DE VILLA LA ANGOSTURA

Continua difícil a vida em La Angostura. O passeio ao bosque de Arrayanes não está sendo oferecido. A maioria dos hotéis e cabañas continua fechada. A estação de esqui de Cerro Bayo ainda não reabriu.

Novidade (12/7): a administração de Cerro Bayo fala em abrir a estação tão logo caia  neve suficiente.

SITUAÇÃO DE USHUAIA

Vôos. Já foram retomados tanto por Aerolíneas quanto por Lan.

Cerro Castor. A estação de Cerro Castor já está aberta. Haverá uma festa oficial dia 16 de julho. Acompanhe notícias pelo Facebook de Cerro Castor.

SITUAÇÃO DE LAS LEÑAS

Estação aberta. Desde o início de julho a estação já está funcionando. Fica a quatro horas e meia de Mendoza de carro e não é viável para visitas, só para estadas de uma semana. Mais informações no site de Las Leñas.

SITUAÇÃO DO CHILE

Chile: todas as estações abertas. Portillo, Valle Nevado, El Colorado, FarellonesChillán e Pucón já estão operando. Os aeroportos de Santiago, Concepción (para Chillán, + 3 horas de ônibus), Temuco (para Pucón, + 1h30 de ônibus) e Puerto Montt têm sido pouco afetados por fechamentos temporários. Leia mais sobre Portillo aqui. Leia sobre passeios a Valle Nevado e Farellones desde Santiago aqui.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


340 comentários

decepcao total

uma viagem tao planejada por mim e meus amigos um total de
17 pessoas, saimos de vitoria-ES, com destino a BARI, sabiamos que nosso voo ja tinha sido trocado para ESQUEL, quando chegamos aqui em ezeiza mandaram para aeroparque, aqui chegando
disseram que nosso voo foi cancelado, e que nao teria vaga em outro voo, e se por ventura conseguissemos embarcar, nao teria voo de volta, gente o que a aerolineas esta fazendo aqui e desumano, so aqui com a gente tem + 19 pessoas

    Tania, tb sou de Vitoria, por favor continue informando o que está ocorrendo… para que se necessário eu desmarque a viagem.

Nao sei o que faço, em quem acredito, só sei queto numa ansiedade só…minha viagem é daqui a 1 dia..dia 16 de sp para buenos aires…e dia 17 de buenos aires para bariloche…e gostaria de saber se algum ja sabe como vai ficar a situação? Se realmente o aeroporto de bari ainda nao abriu? Se a lan realmente vai operar via esquel, depois la tera onibus do governo esperando pelos passageiros para transportar para bariloche? COmo sera feito esse transporte via lan, pois ja tenho bilhete marcado para o dia 17? To preocupadissima, ansiosa, estressada…se arrependimento matasse eu nao teria marcado essa viagem pra julho…e esse vulcao que nao se decide como fica…ai ai ai me ajudem…please

    Estou em Bariloche esqueçam o aeroporto em julho. Voltou sabado via Esquel. Nevou bastante hj no Catedral.

estava no voo do dia 16/07 na aerolineas para bariloche e pretendia manter, mesmo sabendo que teria que fazer conexão em buenos aires e o trecho esquel-bariloche de onibus.estavamos em um grupo de 11 pessoas e hoje a aerolineas informou que só haveria lugar para 9 pessoas, sendo 5 no voo das 2:25 e 4 no voo das 7:00h. ABSURDO. o pior é que a volta programada para o dia 23 não há como confirmar, somente no dia anterior é que poderíamos saber quando daria para voltar, assim é demais. um dia antes da viagem tivemos que cancelar tudo e por sorte conseguimos comprar passagens para santiago pela Lan (a preço de ouro), mas amanhã embarcamos para lá e vamos esquiar em La parva, el colorado e valle nevado. tentamos de tudo (já haviamos remarcado a passagem do dia 09 para o dia16) mas realmente não dá para confiar na aerolineas, recomendo a todos que pensem com cuidado, pois não se sabe quando será possível voltar (sendo informações da propria aerolineas)

Estou com minhas féria programadas para San Martim de Los Andes desde o ano passado para o dia 6/08 estou preocupada pois vou por conta propria e já está tudo pago pela RCI , pelo que sei não existe reembolso do hotel, e a falta de noticías e informações sobre os voos estão me deixando nervosa, viajo pela Aerolineas,sei que o aeroporto esta fechado mas nos cancelamentos e remarcações não aparece nenhum voo para Chapelco, então não sei se estão sendo cancelados ou operando,na Aerolineas me informaram que voltaria a operar hoje ,mas não se tem nenhuma posição comcreta, alguem sabe de algo?

    Olá, Viviane! Como você pode ler no post, que está atualizado, não há mesmo previsão para o recomeço das operações no aeroporto de Chapelco, infelizmente.

Paula, Andre, nesta madrugada já houve nevada. Portanto, no dia 21/7, que voce, Paula, refere em sua mensagem, haverá neve sem dúvida.
O nosso único problema é o meio de transporte para esse “fim de mundo” que é a Patagonia. Não dá pra viajar 22 horas de ônibus desde Buenos Aires, nem tampouco alugar carro e dirigir até lá… muito cansativo. Precisamos de ter certeza quanto aos vôos que marcamos e já nos comprometemos ao pagamento. Está parecendo que as coisas estão melhorando, graças a “pressão” dos próprios turistas, ou seja, graças a NÓS, que estamos aqui nos unindo, ajudando mutuamente com informações e dicas.

Emanuel e demais colegas que não conseguiram voos via Esquel, vocês ja tentaram atraves de alguma agencia? Eu tinha tb vôo Galeão- BAires dia 17/7 e no dia 18/7 BAires- Bariloche .Bom,mudaram o número do vôo 2 vezes, ainda com desembarque em Bariloche e uma 3a mudanca ontem com desembarque em Esquel, e a cada mudanca a minha agente de viagens me comunicava. E compramos apenas as passagens com ela, para 6 passageiros.Gostei muito do atendimento. E o da agencia da Aerolineas, no centro do Rio, achei péssimo! No inicio da crise cheguei a ir la mas nem espetei, tava uma bagunca e nem senha davam…Boa sorte a todos!

Após quase 40 dias de angústia, ontem finalmente resolvi mudar meu destino de viagem. Ia a Villa la Angostura, e queria relatar a experiência com a pousada e também com a Lan.
A pousada (Hostería Antuquelén) me respondeu um e-mail com um relato que considerei franco sobre a situação. A pousada reabriu esta semana, após mais de um mês de trabalho removendo as cinzas. A piscina, segundo eles, ainda deve levar algum tempo para ser recomposta.
Sobre a cidade, informam que segue um trabalho permanente de limpeza e os principais locais de trânsito para os turistas estão sendo liberados das cinzas. Contudo, ainda vai levar um bom tempo para a cidade voltar a ser como antes.
Por fim, ofereceram-me a opção de manter um crédito de 4 diárias para ser usado até o fim de 2012 (eu havia pago adiantamento de 50% sobre 7 diárias). Para mim, a proposta foi satisfatória, ainda mais que veio por iniciativa deles (eu havia apenas perguntado como estava a situação).
Bom, em função disso, resolvi remarcar meus voos Bs As – Bariloche para Mendoza. No site da Lan, não foi possível (dava erro). Por telefone, idem. O atendente me informou que, como eu teria direito a devolução da diferença, eu teria que me dirigir a uma loja da Lan. Sorte que há uma perto do meu trabalho, aqui no Rio de Janeiro, mas e quem mora em cidades onde não há nehuma?
Fui à loja da Lan achando que voltaria com um cheque na mão (ou pelo menos um recibo de estorno no cartão de crédito), mas saí com um voucher. Posso usá-lo para pagar excesso de bagagem. Ou para comprar uma passagem da Lan (da Tam não). Mas só se eu comprar na loja, porque não serve para compra por internet nem telefone. O voucher vale um ano, depois vira pó. Ah, a cereja no bolo: posso pedir o reembolso, basta pagar a multa de cancelamento. Enfim, decepção pura.
Reclamei do fato de a Lan deixar seus clientes na mão, cancelando os voos apenas na véspera. Em vão. A atendente preferiu discordar de mim. Disse que, na opinião dela, a Lan estava sendo até bondosa com os clientes, porque a empresa não tinha obrigação de oferecer nada aos passageiros por causa de eventos climáticos. Enfim, a Lan acha que está nos fazendo um favor. Vai entender.

Estou com uma viagem para Bariloche no dia 21/07, mas estou preocupada, e meus familiares, que vao comigo tambem, pois a CVC esta embromando o maximo que pode dizendo que a situação ja esta otima, mas não é o que vejo pela internet, quero saber se em Bariloche mesmo, no periodo que irei chegar verei neve? E se é verdade que teremos de fazer um trajeto de onibus, para chegar em Bariloche?

    Com ou sem neve, não dá pra garantir a presença de neve. Quanto aos aeroportos, o desvio de vôos para Esquel implica em um traslado de 4 a 5 horas em ônibus.

Gustavo, que excelente noticia ! Obrigada!….Eu estava tentando mudar minha passagem, de LAN para AA, e não conseguia.. nem pagando multa. Ia ter que viajar 22 horas de ônibus (Bariloche/BA). Finalmente minhas ferias estão salvas !!!

Gente, estou indo dia 16 para Bariloche pela CVC e depois de muita espera e falta de informacoes, consegui pegar os vouchers hoje a noite. Agora e esperar que tudo de certo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito