Polinésia Francesa pra Tatiana

Polinésia FrancesaA Tatiana está pensando em passar a lua de mel em Bora Bora. E pede dicas: março ou abril é uma boa época? Com que ilha é melhor combinar? Que hotéis a gente indica?

Eu estive em Bora Bora no réveillon de 98 pra 99, na outra encarnação. Não é uma boa época: os meses de dezembro e janeiro são os mais chuvosos. Peguei uns três ou quatro dias feios durante a estada.

Os franceses costumam dizer que a melhor época para a Polinésia é a mesma de comer ostras: nos meses sem “r” (maio, junho, julho, agosto). Mas olhando as médias de precipitação dá pra ver que o filé do tempo seco é entre junho e setembro, quando chove em torno de 50mm por mês. Maio e outubro, nas pontas da estação seca, ainda são bons meses, com chuvas abaixo dos 100mm. Os meses aventados pela Tatiana não são tão recomendáveis: em maio chove 150mm, em março 200mm (na virada do ano, quando eu fui, chove 315mm).

(Parênteses: março e  abril são ótimos no Caribe. Eu pegaria a grana da Polinésia e torraria numa viagem com tudo a que tivesse direito em St.-Barth.)

Quanto à hospedagem: em Bora Bora eu evitaria os hotéis na ilha principal; o negócio é hospedar-se nos motus (ilhotas que compõem a coroa da laguna), para ter vista para o Monte Otemanu, a majestosa montanha que faz a diferença de Bora Bora para as outras ilhas do arquipélago. Entre esses hotéis estão o Bora Bora Pearl, o InterContinental, o Méridien, o St. Regis, o Four Seasons e o Hilton Bora Bora Nui (este com vista parcial da montanha). O Bora Bora Lagoon Resort, atingido por um ciclone há um ano, fechou.

Uma estratégia interessante é deixar para passar apenas as duas ou três últimas noites num overwater bungalow — além de economizar um pouquinho, você não corre o risco de banalizar a experiência, e ainda experimenta um upgrade no final da viagem.

E no quesito qual outra ilha escolher, o conselho básico (que você vai ler em todo lugar) é ignorar o Taiti; fique apenas a noite regulamentar (quem vai de Lan é obrigado a pernoitar por lá porque não há saídas noturnas para as outras ilhas). Eu só fui a Bora Bora. Mas se dividisse a estada ficaria em dúvida entre Huahiné, que é a mais rústica, e Mooréa, que é a mais fácil de chegar (vai-se de ferry-boat desde o Taiti). Busque horários dos vôos entre as ilhas nesta página da Air Tahiti.

E você? Já foi à Polinésia? Que pitacos você dá pra Tatiana e pra quem esteja pensando em ir pra lá em lua de mel?

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


111 comentários

Ric!!!! Muuuito obrigada, fiz aniversário e me sinto honrada, esse foi um presentão pra mim! 🙂

Pessoal li tudinho… Vou guardar a recomendação de St Barth sim, e gostaria de saber mais. Como seria uma lua de mel em St Barth, quais hoteis, passeios, beneficios???

Porém, como disse o Daniel, vou me casar e o apelo do Tahiti para lua de mel há tempos é tão grande que cresci com isso na cabeça e, agora que começamos a validar esta possibilidade, nao vejo mais volta… nao estou conseguindo mais considerar qquer outro destino (nao com tanta empolgação)… entendem???

Bom, liguei semana passada na LAN e os voos para março/abril estão programados para as SEGUNDAS e nao mais quartas. E, apenas 1x por semana, o que acaba quase que me obrigando a ficar apenas 1 semana.

A Andressa viajou pra lá e me indicou contato direto com a easytahiti. Está dando certo. Meu “Personal Travel Consultant” no Tahiti (como ele mesmo se apresentou) me indicou Bora Bora e HUAHINE. Mesmo assim, antes de ler este post, eu ja estava decidindo por fazer o basicao mesmo 2 noites em Moorea e 4 noites em Bora Bora. Mas como Huahine tb foi citado por vcs, vou repensar. Me falem mais sobre Huahine! Troco Moorea por Huahine???

Meu planejamento esta assim:
1 nte Papeete – Intercontinental
2 ntes Moorea – Intercontinental
4 ntes Bora Bora – Four Seasons (overwater bungalow para o grand finale). Alguém sugere outro hotel (talvez ainda melhor) em Bora Bora???

Ahhh, enfim estamos marcando o casamento pro final de abril. Entendo que não é ideaaal, mas tb não é tão ruim, né… né?? rs. Só me resta rezar pra que não chova…

Obrigada!
Bjsss, Tatiana.

Agradecendo a indicação do Daniel Vilaça, também indico o blog https://pontopacifico.blogspot.com/2008/10/viagem-ao-tahiti-parte-5-bora-bora.html

Conta um pouco da viagem de 28 dias que minha esposa e eu fizemos para lá em outubro de 2008.

Dividimos as postagens no blog de acordo com as ilhas que conhecemos: Tahiti, Maupiti, Raiatea, Tahaa, Moorea, Bora-Bora, Huahine, Rangiroa e Tikehau, na maior parte do tempo tentando manter o estilo low cost. Só em Bora-Bora é que resolvemos nos entregar à tentação, ficando num bangalô over water, no Le Meridien.

Não há muito o que dizer que todos já não saibam. O país é, naturalmente, um sonho de consumo, um lugar paradisíaco, na falta de uma definição melhor.

Estar lá, ouvir os pássaros, sentir o aroma de baunilha, o gosto da água salgada, assistir ao por do sol e clicá-lo mil vezes… tudo é – desculpem o chavão e a falta de criatividade – inesquecível.

Vale o esforço e cada centavo. O tipo da viagem que vc vai contar para os seus netinhos.

    Olá, Daniel.
    Estou muito curiosa para ler o relato no seu blog com a viagem low cost. Mas não consigo acessar seu blog se eu não for convidada, segundo o blogspot. Você pode autorizar lá para eu entrar? 🙂
    Abração, Cris.

Debatendo a questão: Polinésia x Caribe.

Realmente a viagem a polinésia é cara, muito cara. Nos 10 dias que passei na polinésia (mais 2 em santiago na ida, e 2 na volta) saiu o preço de uma viagem de 32 dias pela Europa, que fizemos um ano e meio antes.

Realmente, no Caribe você poderá ficar super bem hospedado, com todas as mordomias que vc encontraria na Polinésia, podendo ficar ainda mais tempo, que ainda assim a viagem sairia, pelo menos, 40% mais barata. Mas aí voltamos a velha discussão sobre destinos turísticos, e porque os escolhemos.

Vou colocar os meus, mas acredito que cada um deva tirar suas próprias conclusões, e levar para sua realidade.

O principal motivo da nossa escolha para viagem de lua de mel foi que o destino era nosso maior sonho de viagem desde pequenos. E acho que o casamento é um momento de sonho e realizações. Pra quem não nasceu em berço de ouro, e ainda tem que pagar o casamento, reforma da casa e lua de mel, fica realmente, muito.. muito puxado (como foi nosso caso)… mas acredito que estamos cá nesse mundo para isso.

Mas a grande questão que colocávamos a mesa era: Se não formos agora, será que iremos desembolsar toda essa grana para ir a Polinésia? É um destino “tão lua de mel!!!”. É óbvio que poderíamos, lá na frente, numa viagem para reafirmar os votos, comemorando uma boda… Mas sinceramente, acabamos pensando em fazer isso numa viagem a Praga, austria, suicça… quem sabe ilhas Gregas, ou mais ainda o sudeste Asiático…

O fato é que pensamos: Caribe, G?ecia, Praga, a gente pode fazer bem mais barato em qualquer época de nossas vidas, mas a polinésia (para nós) tinha qe ser na lua de mel.

Mais uma vez afirmo, destino turístico é uma decisão extremamente pessoal, e que envolve muita coisa (lembranças, fatos marcantes, desejos infantis, etc), e cada um deve buscar dentro de si, a sua própria resposta. E independente da escolha, garanto que não irá se arrepender. Pelo menos nós nao nos arrependemos, risos… E sinceramente, mesmo com todas as contas, apertos e perrengues: Faria tudo outra vez!!! Pois é “mágico”.

Grande Abraço
Daniel Vilaça

Concordo com o comentário acima! Passei 15 dias entre ilhas em 2007 e acho que não voltaria…tudo caríssimo, e beleza por beleza o Caribe esta muito mais perto, e sabendo escolher , pode ser muito mais interessante. Tive que ir para concluir isso, então não posso dizer muito ou criticar, porque tambem sofri dessse clichê .

Ola
Passei minha lua de mel na Polinesia Francesa em junho/julho de 2004. Passamos 21 dias no total, percorremos 5 ilhas e pegamos apenas 1 dia de tempo ruim. Ou seja, a epoca foi excelente!
Certamente Bora Bora e Moorea sao as ilhas mais conhecidas por serem mais voltadas ao turismo. Mas em beleza natural, Huahine e Raiatea ficam bem classificadas na minha opiniao.
O fato e que a Polinesia Francesa exerce um fascinio inexplicavel sobre os casais que procuram um lugar para a lua de mel…mas hoje, apos viver a experiencia, estou com o RiQ e nao abro: pegaria o $ desta viagem e torraria no Caribe! Pq ? Porque, sim, a paisagem natural e linda, mas o custo beneficio e o menor que eu ja vi nas minhas andancas por este mundo afora.

Riq, bem que o relato do Daniel podia virar um post com fotos. Eu que nem era muito de Polinésia, adorei o relato dos passeios!
bjs.

Em relação à época, o melhor mesmo são os meses que o Riq citou e é bom evitar janeiro e fevereiro, que tem muitas pancadas.
Como atualmente a Lan só voa para Papeete uma vez por semana (às quartas), você é obrigado a ficar uma semana (ou duas, ou três, se poder bancar). Se ficar uma semana só, recomendo ficar as seis noites em Bora Bora mesmo. Dividimos nossa viagem entre Bora Bora (4 noites) e Moorea (2 noites). Gostei de conhecer Moorea – a ilha em si é mais bonita, mas a “lagoa” de Bora Bora é impressionante.
O que quase ninguém faz, apesar de todos os passageiros que estão indo para Papeete desembarcarem na Ilha de Páscoa para fazer a imigração de saída no Chile, é aproveitar para ficar alguns dias na Ilha (parece que as agências de turismo aumentam muito o valor do pacote para esta opção). Como tem voos que saem aos sábados ou domingos de Santiago para a ilha, dá para ficar de 3 a 4 noites e embarcar na quarta para Papeete.

Antes de tudo deixo uma dica, acessem o blog https://pontopacifico.blogspot.com/
foi minha fonte de informação pra decidir muita coisa. E os relatos sobre a polinésia são fantásticos (e a historia do casal emocionante). Eles fizeram uma viagem mais “low cost” com um upgrade em Bora-Bora.

Mas vamos lá.

Estive em lua de mel, na polinésia, em Outubro de 2009. Ficamos 10 noites por lá, na seguinte sequencia (OWB=Over Water Bungalow):
– 1 noite no Tahiti – Intercontinental – Apt Std.
– 3 em Moorea – Sofitel – OWB voltado para a praia;
– 3 em Bora-Bora – Intercontinenal “Le Moana” – OWB voltado para o oceano
– 3 em Rangiroa – Kia Ora – Deluxe Beach Bungalow with Pool.

Acredito que a escolha das ilhas deva ser por suas “formações”, se não fosse assim, ficaria em apenas uma. Moorea e Bora-Bora é o pacote “meio termo”. E só as duas já valem a viagem, mas tenho que dizer que a ilha que mais nos impressionou foi Rangiroa. E obrigatoriamente fiquem na suite que fiquei: Vale a viagem, mesmo nao sendo “sobre as águas”.

Acredito que 3 noites por ilha seja ideal. 4 seriam”fantásticas”, risos, menos Moorea, que 3 já bastam.

QUanto aos hotéis, o sofitel foi o melhor, tanto ao serviço quanto ao conforto e cozinha. Pode parecer que não faz diferença, mas no sofitel vc pega seu equipamento de snorkeling na chegada e só devolve qd vai embora, em todos os outros, todos os dias vc tem que pegar e devolver. Além dos equipamentos serem mais novos e modernos.

Quanto aos passeios:
– Moorea: Passeio para alimentar tubaroes e arraias, com churrasco numa ilha ao final do passeio (esse foi o passeio ais bem organizado em toda a viagem – Vale muito). ALuguel de carro para dar a volta na ilha (Pode ser feito no mesmo dia do passeio acima). Alugamos um “barquinho” só para nós dois percorrermos a região sul da ilha e ancorarmos em alguns pontos ótimos para mergulho (fiquei tenso em dirigir o barquinho, mas valeu – risos);

-Bora-bora – Lagoonarium (não vale a pena – a nao ser que tenham medo de mergulhar com os tubaroes e arraias em seu habitat natural). O passeio mais bacana e o mergulho mais espetacular que fizemos foi “de graça”. Em frente ao le moana existem alguns Motus. Pegamos o caiaque no hotel e atravessamos até eles. No caminho está o Coral mais lindo da Polinésia. Lá eles chamam de Coral Gardens. Depois passamos uma tarde numa ilha particular do intercontinental com a vista mais fantástica do mundo (na ilha tem um “morrinho” com o visual de toda a baía, no meu orkut tem as fotos. Fomos ao restaurante “blodymarry”, nada demais. Mas boa comida (é bom pra sair um pouco da rotina de resort);

Rangiroa: Não deixem de fazer o “Tiputa Pass”, ou drift snorkeling, é fantástico.. muito legal mesmo. Além desse, fizemos a lagoa azul, que foi disparado o passieo mais light, relaxante, e lindo da viagem (fizemos no ultimo dia).

NO mais, aproveitem a infra do hotel e dos bungalows, afinal de contas se paga caro por isso.

Está em projeto colocar todas as dicas no meu blog, mas os afazeres acabam nos impedindo…

No mais espero ajudar no que for, qq coisa, fiquem a vontade para perguntar.

Abraços.
Daniel Vilaça.

    Olá Daniel, gostaria de saber mais a respeito de Bora Bora, você já esteve lá ? como funciona exatamente ?

    Olá,

    Será que poderia me convidar para entrar nesse blog?
    Meu namorado e eu estamos indo pra lá no próximo
    Dia 15, pelo que entendi…no blog vou ter várias dicas.
    Grata,
    Iris

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito