Por que eu não recomendo o bate-volta de Maceió a Maragogi

Galés de Maragogi

Muita gente fica perplexa, quando não injuriada, ao ver a Bóia, sob minha orientação, tentar demover quem vai a Maceió de fazer o passeio bate-volta às Galés (piscinas naturais) de Maragogi.

Eu sei que, para a imensa maioria das pessoas, tudo o que eu vou falar aqui é irrelevante, porque ir a Maragogi (e quem sabe até a Porto de Galinhas) durante a estada em Maceió equivale a fazer três viagens pelo preço de uma.

De fato, contra a aritmética não há argumentos 😀

Só que uma das missões deste site é tentar ajudar o leitor a viajar melhor. E tecnicamente, o bate-volta de Maceió a Maragogi apresenta uma série de inconvenientes (que são elevados ao cubo quando o bate-volta é de Maceió a Porto de Galinhas).

Vamos a eles:

1) Você passa meio dia na estrada. São pelo menos duas horas, duas horas para voltar (fora o pinga-pinga para pegar e devolver passageiros nos hotéis). Pode acontecer de você passar mais tempo no ônibus do que fora dele. (Para Porto de Galinhas são 4 horas em cada sentido. Uma insanidade.)

Maceió a Maragogi

2) O caminho não é bonito. Não é que você vá por uma costeira avistando o tempo todo. Nos 50 km entre Maceió e a Barra de Santo Antônio você enxerga o mar em dois trechinhos apenas. E depois da Barra a estrada vai para o interior, e você só reencontrará o mar quando faltarem 10 km para Maragogi. Reze para não haver um engraçadinho no grupo fazendo showzinho  não-requisitado…

3) O tempo pode virar no caminho. Piscinas naturais não dependem só da maré para ser apreciadas. Dependem da luz. Se não houver sol, e sol alto, a transparência diminui de maneira drástica. Com chuva, não há transparência. Quando você já está no lugar onde estão as piscinas naturais, você pode decidir se o tempo está adequado ou não para fazer o passeio. Mas quando você vem de longe… não há como tomar essa decisão a tempo. Entre abril e agosto, quando as chuvas são mais freqüentes, o passeio fica ainda mais arriscado. Será que valem cinco horas de ônibus para não pegar as piscinas naturais no seu melhor momento?

4) Tem certeza que o ônibus vai chegar num horário favorável para a maré? O fenômeno das piscinas naturais só acontece durante a maré baixa. O horário da maré baixa muda todo dia, avançando entre meia hora e 45 minutos. O ideal para encontrar as piscinas mais cristalinas é chegar 90 minutos antes do ponto mínimo da maré. A partir do momento em que a maré começa a encher, a água vai ficando mexida, com areia em suspensão. Quando você já está no lugar das piscinas naturais, pode programar a sua ida para o horário certo. Quando você vem de longe, tem que se conformar com o horário em que dá para chegar. Os operadores não costumam ser inteiramente sinceros com relação à maré e levam excursionistas mesmo em condições desfavoráveis. Numa ocasião, em 2007, essa atitude de oferecer o passeio em qualquer circunstância resultou numa tragédia. Um ônibus que levava clientes de uma grande operadora de Maceió a Maragogi capotou na chuva às 6 da manhã nas imediações de Porto Calvo, matando 10 passageiros. O detalhe sórdido é que a maré baixa naquele dia ocorreria apenas até as 7h30 da manhã. Ou seja: os passageiros tinham acordado de madrugada e estavam fazendo um passeio perfeitamente inútil, já que, mesmo se não estivesse chovendo, eles chegariam às piscinas naturais quando o fenômeno já teria acabado.

Ponta de Mangue

5) Maragogi não é só Galés. Há praias lindas, ao norte da vila (Burgalhau, Barra Grande, Ponta de Mangue), onde o mar, apesar de não ser cristalino, tem um belíssimo tom azul-bebê. Dificilmente quem faz o bate-volta tem tempo de ir (ou aproveitar) essas praias; você acaba ticando Maragogi do seu mapa sem ter visto um dos trechos mais bonitos da costa brasileira (e, pior, achando que as praias de Maragogi são feiosas como a praia do centro, de onde saem os barcos para as piscinas naturais).

6) Maceió tem praias lindas nas redondezas — e as piscinas naturais de Paripueira, bem pertinho. Paripueira está a apenas 30 km da orla urbana de Maceió; você visita suas piscinas naturais sem os perrengues de se deslocar até Maragogi.

Galés de Maragogi

Para aproveitar Maragogi e suas Galés

– Hospede-se em Maragogi. Assim você poderá fazer o passeio na hora mais propícia, chegando às Galés uma hora e meia antes do nível mínimo da maré, sem se preocupar com deslocamento.

– Vá numa época de lua cheia ou nova. É quando a maré baixa é mais acentuada, aumentando a sensação de aquário nas piscinas.

Quer matar três viagens em uma? Pois não

Se você quer visitar Maceió, Maragogi e Porto de Galinhas numa mesma viagem, o ideal é ir por conta própria, comprando a passagem de ida ao Recife e a volta desde Maceió. Entre as duas cidades você aluga um carro. Mesmo tendo que pagar sobretaxa de devolução em outra cidade, vale a pena, pelo enorme ganho prático. Numa viagem de 9 noites (saída na sexta, volta no domingo), fique duas noites no Recife, duas noites em Porto de Galinhas, visite a Praia dos Carneiros a caminho de Maragogi, passe duas noites em Maragogi e as três últimas em Maceió. O roteiro inverso também dá certo, mantendo os dias de permanência.

Leia mais:

Passagens mais baratas para Maceió no Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Aluguel de carro em Maceió na Rentcars em até 10 vezes

385 comentários

Boa noite;
para nossa viagem em lua de mel, eu e minha noiva escolhemos Porto de Galinhas como destino. Teremos apenas 05 dias disponíveis, incluíndo o translado. Gostaria, se possível, de uma sugestão de “roteiro” para que possamos otimizar nosso tempo e conhecer o maior número de praias/lugares possível. Seria melhor permanecer em um mesmo lugar/local ou não? Por favor, nos ajudem!!!!!!!

    Olá, Alex! Em Porto de Galinhas vocês precisarão de um dia para ir às piscinas naturais e ao pontal de Maracaípe; vão querer ir um dia a Carneiros; que tal um dia para visitar Olinda? No mais, curtam a praia. Deixem Maragogi para quando vocês forem a Maragogi.

Olá! Em dezembro iremos de avião Brasília/Recife e de lá para Maragogi, depois Porto de Galinhas e logo após retorno a Recife para voltarmos a BSB. Será que este meu “roteiro” está bom? Iremos eu, meu marido e meu filho de 4 anos. Estou em dúvidas pois não sei como chegaremos aos destinos (transfer), os hotéis já estão reservados, o que realmente me preocupa são os transportes. Vale á pena alugar um carro para isto (serão 8 dias) ou seria melhor irmos nos translados oferecidos em Recife mesmo como táxi, vans, etc.. ?? Você sabe os preços?

    Olá, Isabella! É bem provável que os trânsfers Recife-Maragogi, Maragogi-Porto de Galinhas e Porto de Galinhas-Recife, sejam comprados dos hotéis, sejam feitos por táxi, acabem saindo mais caro do que alugar um carro. De carro vocês poderão fazer passeios por conta própria (por exemplo: entre Maragogi e Porto de Galinhas podem passar o dia em Carneiros, que fica no meio do caminho).

    Tentem chegar ainda de manhã em Recife, para não pegar estrada à noite.

Qual a distância de Maceio até Maragogi? A estrada é boa? Estou pensando em ir pra Maceio agora em outubroo e dependendo passar uns dias em Maragogi.

Concordo com o texto, depender da natureza não é fácil. Mas quero deixar registrado que quando fui (no mês de outubro), dei muita sorte. Fiquei hospedada em Maceió e fui cedinho, cheguei perto das 7:30 e tive uma vista maravilhosa… a maré estava bem baixa, a água cristalina, o céu sem nenhuma nuvem… estava perfeito. Aproveitei bastante, nadei muito, curti mesmo! É muito lindo! Vale a pena conhecer.

Oi Bóia,
mas você sabe me informar se há algumas opções de restaurante na praia ou é só na cidade mesmo? E há táxis? Outra dúvida que me surgiu enquanto pesquisava é se seria uma boa ficar na praia de Jarapatinga.. sabe se é bom ficar lá?
Obrigada,
Isabela.

    Olá, Isabela! Não há restaurantes na praia. De dia você pode encontrar alguma opção, mas à noite só táxi. Informe-se com a pousada sobre as tarifas praticadas atualmente.

    Japaratinga é uma cidadezinha. É um intermediário entre a Maragogi, que é maior, e Ponta de Mangue, que não tem povoado. A praia é boa, bem melhor que a de Maragogi, mas não é ótima como Ponta de Mangue.

Olá,
estou planejando ir em dezembro para Maragogi porque amei as fotos!! O lugar parece muito lindo!!! O problema é que não consigo achar qual a melhor região para se hospedar, se é mesmo no centro da cidade ou em uma de suas praias… Eu vi uma pousada com um preço bom na praia de ponta de mangue, mas estou receosa de ficar dependente apenas do restaurante da pousada, não sei se teria outras opções de restaurante próximo, ou se a praia se resume apenas a hotéis… Seria melhor ficar no centro da cidade? E há táxis na cidade que levem até os hotéis nas praias ou é melhor mesmo alugar um carro?
Obrigada,
Isabela.

    Olá, Isabela! A praia da cidade não é boa. Ponta de Mangue é uma linda praia. Não se pode ter tudo. Ninguém pode escolher por você.

Fiz o trajeto Recife/Maceió, aluguei um carro e era meu próprio guia, realmente o mergulho nas Galés é indescritível, pena que só pude ir na lua minguante, mas consegui ver muita coisa no fundo do mar.
Fiquei muito decepcionado com a vila de Maragogi, e os locais chegam ate a intimidar os turistas, tem que abrir o olho, outro ponto interessante de conhecer é o mirante, a vista é fantástica, só que se você for perguntar como chegar vai ouvir muitas histórias que te deixarão com receio, mas o local é TOTALMENTE tranquilo, vá sem medo.

Bom dia Ricardo,

Fui na semana passada com minha esposa e como estou morando em Recife partimos de Boa Viagem, levamos uma hora e vinte minutos para chegar.

Agora de Maceió deve ser um parto mesmo….

abraço,

Robert

Oi!
Vou agora no começo de junho pra Maceió, vale a pena pagar transfer(ida e volta) de 200,00 para o Salinas Maceió ou táxi no aeroporto? Estou torcendo para que não chova 🙂
Obrigada pelas dicas…já estva pensando em fazer bate e volta para Maragogi…Abs

    Olá, Elaine! Se é para ida e volta, o valor do trânsfer está bom. Não é por pessoa não, é?

    Então, o valor de 200,00 é para o casal, pesquisando agora achei o do site Traslado Maceió por 100,00, vc sabe se é confiável?
    Obrigada e abs,

    rsrs…acabaram de mandar e-mail dizendo que é só ida…então dá no mesmo…200,00…

    Olá, Elaine! Um táxi do aeroporto sairá mais em conta: pela tabela, cada perna custa R$ 85.

    Como é esse esquema do taxi? qualquer taxi saindo do aeroporto cobra 85 para maragogi?

    O transfer da pousada onde ficarei está cobrando 396 ida e volta para o casal, estou achando muito caro! Se puderem me ajudar, agradeço muito!

    Olá, Raquel! Onde você viu o preço de 85 do táxi pra Maragogi? É barato demais, não deve ser isso não.

    Na resposta acima, por isso fiquei na dúvida!

    A Bóia
    4 de junho de 2012 às 12:50 | Permalink | Responder

    Olá, Elaine! Um táxi do aeroporto sairá mais em conta: pela tabela, cada perna custa R$ 85.

    Olá, Raquel! A resposta era sobre táxi ao ao Salinas de Maceió, que fica a 25 km do aeroporto…

    Para Maragogi pense em pelo menos uns R$ 180.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.