Porta da esperança: EUA poderiam liberar brasileiros de visto de entrada

vistoamericano

Durante a campanha presidencial, a candidatura Obama mencionou o estímulo ao turismo internacional na sua pauta de governo. Logo depois das eleições, Arthur Frommer especulou em sua coluna no San Francisco Chronicle (republicada no seu blog) alguns dos pontos em que o presidente Obama atuaria no turismo — entre eles, a modernização das ferrovias e a liberação dos entraves a turistas de países como o Brasil. (Eu dei essa notinha na temporada anterior do VnV.)

Pois agora o assunto voltou à baila durante a Pow Wow, uma feira privada de turismo internacional realizada esta semana em Miami.

Segundo o principal site do “trade”, o Panrotas — e confirmado hoje no caderno de turismo da Folha (link para assinantes) — o Brasil estaria na iminência de ser admitido no seleto clube dos países participantes do “visa waiver program”, cujos cidadãos não precisam de visto para fazer turismo nos Estados Unidos.

O Brasil está qualificado para o programa porque diminuiu o índice de pedidos de visto recusados à faixa de 5%; além disso, está pesando o fato de que somos o ÚNICO país, entre os dez maiores emissores de turistas aos EUA, que tem aumentado o número de visitantes, mesmo com a recente débâcle econômica.

Nesse momento de crise profunda, os brazucas podem não ser a salvação da pátria — mas da Flórida, pelo menos, seriam. Se nos liberarem da exigência de visto, vai ter mais brasileiro na Disney do que no Orkut.

Caso a medida se confirme, o Brasil vai ter que rebolar para compensar o êxodo de turistas (até porque o México acompanharia os Estados Unidos, e os brasileiros voltariam a invadir Cancún, talvez em números ainda maiores do que há 10 anos).

Isso porque a desejo reprimido do americano de visitar o Brasil é infinitamente menor do que o desejo reprimido do brasileiro de visitar os Estados Unidos.

Nesses últimos vinte anos de boom do turismo mundial, em que o Brasil burramente optou por impor uma barreira comercial à visita dos americanos (algo equivalente a impor uma barreira comercial à compra de matéria-prima brasileira pela China), vários destinos “equivalentes” se inscreveram no mapa do turista americano.

Assistimos inertes à invenção de Cancún (3 milhões de turistas estrangeiros por ano) e Punta Cana (2 mihões de turistas estrangeiros por ano) e à consolidação da Costa Rica como “o” destino verde das Américas.

No longo prazo, porém, a notícia (se confirmada…) é ótima para o turismo brasileiro também. O americano só vai realmente descobrir onde fica o Brasil depois que a gente abolir o visto e tiver mais vôos diretos. (Volto ao assunto num próximo post.)

59 comentários

Estou sonhando para este momento chegar.Gostaria muito de poder ir os Estados unidos. Ou eles poderiam facilitar para pessoas que tem filhos nascido lá. Porque que pai pode deixar uma filha ir para aquele lugar sozinha.Eu tenho um amiga nesta situação ela deve uma filha lá e a menina e doida para conheçer o pais em que ela nasceu mais seus pais não quer deixa-la ir porque como vai ficar lá.
Sera que vcs poderiam me dar uma resposda para esta cituação?

bem,nao estou acredutando muito nisso,ja moreis nos estados unidos por 3 anos e meio tenho soh q agredecer ao pais porq se tenho alguma coisa hoje primeiramente deve a deus e segundo aos eua minha vida nao foi muito tranquila la por vivia ilegalmente fui deportado duas vezes tenho lembrancas otimas e tristes tb..mas isso realmente vier acontecer vou adorar poder visitar o pais denovo e ver tudo aquilo q eu nunca mais achei q poderia ficar diante dos meus olhos denovo pra quem nao conhece diante de tudo q passei de ruim naquele pais sou uma prova viva de tudo e posso afirmar mesmo assim amo os eua de coraçao..e como brasileiro dou minha boas vindas ao presidente barack Obama ao brasil.

Riq, pode-se fazer a entrevista sem data certa de viagem, só para esperar um bom pacote e oportunidade? Alguém sabe onde tirar foto no padrão em Brasília? Será que é possível pagar parte da entrevista no Citybank com alguns dólares? Grata.

Tirei meu visto para fazer turismo nos EUA, mas quando chegou em casa ele veio como B1/B2.
Não solicitei o visto de negócios, isto aconteceu com mais alguém?
Valeu.

gente, como eu consigo ver pra quando tem vaga em Recife ou no Rio?
Tá pedindo o código do pagamento pra liberar a data. Mas eu quero ver as disponibilidades antes de pagar neah..
Ajudem! =)
=*

Duas dicas para quem quer tirar o visto americano:

– Em Porto Alegre, fiz minha fotografia no padrão obrigatório na Foto Martins, fone: 3332.4861.

– E para tirar dúvidas, fui muitísismo bem atendido pelo email [email protected]

Mas será que é possível, agora, depois de agendada para São Paulo a entrevista, cancelar o agendamento e marcar para Recife? Além do que, antes de começar a preencher o formulário, eles “de onde você está aplicando o visto” e eu coloquei SP…

    Se você trocar a data, ou a cidade, terá que pagar a taxa novamente. Eu acredito que dará tempo. Esse ano o passaporte da minha esposa chegou dois dias depois da entrevista aqui no Rio. Eles usam serviço contratado da TNT se não me engano. É rápido.

ANTECIPAÇÃO DE VISTO

Pessoal,
Estou em uma situação complicada em relação à entrevista no Consulado Americano.
Tenho viagem marcada com passagem comprada para Nova York para o dia 16/11/2010. Semana passada, com três meses de antecedência fui agendar minha entrevista (tempo que eu achei suficiente, porque no site constava que em São Paulo estava demorando 50 dias para agendar) e pasmem: a data mais próxima para a entrevista era 03/11/2010. Marquei mas estou preocupado se vai dar tempo de chegar o passaporte em casa já que eles fala que enviam em 05 a 10 dias úteis. Vocês que possuem experiência nessa viagens para os EUA sabem o que devo fazer para antecipar a entrevista ou pegar o passaporte antes?

    Eu jamais pagaria despachante. É jogar dinheiro fora. Dará tempo de sobra para o passaporte chegar em sua casa.

    Oi Marcio:
    Eu tentaria verificar o site todos os dias, sempre aparece datas disponíveis porque outras pessoas cancelaram.
    O chato é que não dá pra garantir se isso vai acontecer, então vc tem que olhar sempre pra ver se consegue uma brecha..
    Boa sorte!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito