Porto Alegre pra Ana Claudia F.

Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre

A Ana Claudia F. vai passar cinco dias em Porto Alegre e gostaria de dicas. Já sabe que deve pegar as dicas gastronômicas nos Destemperados (veja o menu da direita — os restaurantes estão classificados em seis categorias) e que o PoaSite lista todos os lerês da cidade.

Só que ela queria mais dicas, chanceladas pela gauchada que bate ponto por aqui.

Centro de Porto Alegre, visto da Fundação Iberê Camargo

Para poupar vocês do óbvio, já vou citando:

– bater perna na rua Padre Chagas e suas transversais, nos Moinhos de Vento; dar uma volta no Parcão, também por ali;

– dar uma passadinha no domingo no Brique da Redenção e comer um doce na confeitaria Maomé, na mesma rua;

– no Centro da cidade, tomar uma salada de fruta na Banca 40 do Mercado Público, visitar o Margs e o Santander Cultural, fazer a visita guiada ao Theatro São Pedro, subir à cafeteria da Casa de Cultura Mario Quintana e checar se tem alguma exposição ou evento na Usina do Gasômetro;

– fazer um passeio de barco pelo Guaíba, saindo da Usina do Gasômetro (necessário agendar; o passeio só sai com pelo menos 20 passageiros confirmados);

– ir à Fundação Iberê Camargo;

– se quiser um programa alternativo clássico, assistir ao Sarau Elétrico, terça-feira à noite no bar Ocidente.

Usina do Gasômetro, vista da Fundação Iberê Camargo

Mais sugestões fora do papai-mamãe (ou que eu tenha esquecido)? À caixa de comentários, por favor!

148 comentários

estarei em Porto Alegre por 4 dias ,13 de maio a 17 de maio …..alguma dica do clima?

    Olá, Marcia! O outono se caracteriza por dias quentes e noites frescas. Chove pouco. Uma frente fria, porém, pode trazer frio de verdade e chuva. Esteja preparada para todas as possibilidades, verifique a previsão um pouco antes de viajar.

Olá! Iremos chegar na sexta-feira santa cedo em Poa. As 9:30. Depois pegaremos o carro em direção a Cambará do Sul. Vc recomendaria algum passeio em Porto Alegre antes de pegarmos a estrada? Afinal só teremos passeio em Cambará na manhã do dia seguinte.

Aproveitando o gancho da Fernanda, sobre churrascaria, acredito que o 35 CTG é uma das melhores opções com relação a preço e qualidade… o rodizio de churrasco custa 35 e ainda tem show com musicas e danças tradicionalistas gauchas, a noite isto apenas, consulte horarios e dias. O onibus de turismo que faz a volta por toda a cidade é uma boa dica, e para o amantes de futebol precisam visitar o estadios do Inter e Gremio, meu namorado é ingles e sempre que ele vem passear fazemos quase os mesmos passeios, mas a Serra com certeza é o preferido dele… não vemos lá fora as belezas simples e naturais que vemos aqui. Ahhhh, se tiver tempo dê um jeito de visitar os canyons em Cambará do Sul, espetaculares. Alem destes, muito proximo a POA existem cachoeiras com trilhas maravilhosas para se explorar tb. Abraço.

Sempre que vamos viajar, procuramos lugares pra conhecer e comer onde os locais também vão. Para comer churrasco, normalmente os gaúchos fazem em casa, no almoço de domingo, ou vamos em churrascarias mais simples, mas com carnes no ponto! A Giovanaz, na cidade baixa, oferece churrasco no jantar por 27 reais por pessoa. Tem a Don Henrique também, na Av. Getulio Vargas, que tem o mesmo esquema no almoço. Se quiser um lugar mais bonitinho, vá na Freio de Ouro, na Av. Jose de Alencar. Na Brasa, só se quiser ostentar, porque o custo é muito alto pelo que oferecem. Outra dica pra quem vai para a serra é almoçar na churrascaria Schneider, na BR116 em São Leopoldo. Faz tempo que não vou, mas sempre valeu a pena.

Oie,
Eu e meu namorado visitaremos Porto Alegre no início de Julho, gostaria de saber se é muito frio? também pensamos em fazer um “bate-volta” num sábado em Gramado e Canela, fica muito cansativo?

Quando vou para Porto Alegre a trabalho, costumo ficar no Union Collins, no Centro, mas bem perto do agito da General Lima e Silva. E ele fica numa travessa com pouco movimento, bem agradável, e com fácil acesso a várias partes da cidade. O custo/benefício também é bastante convidativo.

Melhor lugar para ficar se quer agito… bares e festas de seg a dom é ficar em albergues na cidade baixa.
A rua lima e silva tem muitos bares e baladas… já na Rua João Alfredo tem bares com musica ao vivo…muito bom!
Churrascaria vá ao Galpão Crioulo…uma das melhores…se não a melhor. Vc irá gastar menos da metade do q gastaria em uma churrascaria top de SP ou RJ… e provavelmente será melhor.

Obrigada gente! O Ricardo F. tem os colaboradores (e no meu caso também fã) mais diligentes da net!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.