Praia da Pedra Grande, Trancoso

Abre-fecha da semana: Porto Seguro (abriu!) | #ViajandoNasNotícias

Reabertura das praias de Porto Seguro

Reabertura de Porto Seguro para o turismo

Inicialmente prevista para 15 de julho, a reabertura das praias de Porto Seguro finalmente aconteceu: desde 7 de agosto a orla do município (que engloba também Arraial d’Ajuda, Trancoso e Praia do Espelho) está liberada para prática de atividades físicas e banho.

Apenas o distrito de Caraíva e as comunidades indígenas continuam fechados ao turismo, pelo menos até o dia 31 de agosto.

Barracas de praias podem funcionar, com 50% da capacidade, desde que estejam certificadas pelo programa Porto Mais Seguro.

A mesma regra vale para bares e restaurantes, que devem manter distância entre as mesas e podem abrir entre 11h e 22h.

Os municípios vizinhos de Santa Cruz Cabrália (onde está a vila de Santo André) e de Prado (onde estão Cumuruxatiba e Corumbau) já estavam reabertas ao turismo.

É seguro viajar agora para o Sul da Bahia?

Praia do Espelho, canto sul

A pandemia demorou a chegar no interior e no sul da Bahia, porque o transporte coletivo intermunicipal foi interrompido em abril. Os feriados de São João, porém, provocaram muitas viagens de carro de Salvador para o interior, além de aglomerações clandestinas. Foi batata: no finzinho de junho, o número de novos casos cresceu em toda a Bahia.

Em Porto Seguro o número de novos casos começa agora a decrescer, ou ao menos se estabilizar, depois de algumas semanas em que vigorou um toque de recolher à noite. Vale a pena acompanhar se a tendência vai se manter decrescente depois desta flexibilização. Quem esperar mais um pouco deve viajar com mais tranqüilidade.

De todo modo, todos os destinos de praia do Sul da Bahia (até mesmo Porto Seguro) são naturalmente equipados para férias com distanciamento social. Todas as localidades têm extensas faixas de praia semi-desertas, onde não há muvuca nem mesmo na alta temporada.

Santo André, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Cumuruxatiba têm praias desertas a uma distância caminhável até mesmo de pousadas que não estão à beira-mar.

Praia do Espelho e Corumbau não oferecem sequer a possibilidade de vida social: você vai jantar na pousada.

(Em Trancoso, Arraial d’Ajuda ou Porto Seguro, faça seu footing noturno de máscara e passe ao largo de focos de aglomeração.)

Acompanhe a situação da pandemia em Porto Seguro + Santa Cruz Cabrália e também em Prado no nosso Painel Coronavírus em 100 destinos, atualizado toda terça-feira.

Leia mais:


Como viajar de carro ao Sul da Bahia: Monte Pescoço, BR 101

19 comentários

Minha filha está programando ir pra arraial d’ajuda ,mas é seguro e terá como acomodar e fazer passeios com segurança ,pretende ir de carro mas eu disse pra desistir dessa viagem por agora .

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.