Portobello: charme para os pais, diversão para os pequenos
ATUALIZADO: 11.4.2014
Inaugurado em 1987, o Portobello faz parte da primeira geração de resorts de praia do Brasil. Seu modelo é o mesmo do pioneiro Hotel do Frade (que, na época, pertencia ao mesmo grupo): um hotel encravado dentro de um condomínio fechado, ao lado de uma marina para aproveitar a Baía da Ilha Grande.
É um resort com perfil bastante particular: sua área principal é relativamente compacta, com ambientes intimistas; mas o uso de bases próximas faz com que se torne um dos resorts com estrutura mais completa que há.
A localização
Visualizar Portobello em um mapa maior
É o resort mais próximo do Rio de Janeiro (o Club Med Rio das Pedras está 7 km adiante). O aeroporto do Galeão está a 100 km; o Santos Dumont, a 110 km. Saindo da Zona Sul, o percurso sobe para 120 km. A rota mais rápida é pela av. Brasil, de onde sai a Rio-Santos.
De São Paulo são 440 km pela Rio-Santos (eu costumo ir pela Dutra até Taubaté, descendo a serra até Ubatuba) ou 450 km indo toda vida pela Dutra e descendo por Seropédica (um pouquinho antes de chegar ao Rio).
A praia
É privativa do condomínio e tem faixa de areia larga. Não tem o azul intenso nem a transparência de praias das ilhas da baía, mas cumpre com dignidade os propósitos recreativos em, ahn, areia firme.
As instalações
O hotel funciona em três bases: uma na praia, outra do outro lado da estrada, e ainda uma terceira numa fazenda próxima.
Na praia estão todas as áreas sociais, rente à areia. A ala de apartamentos sai à esquerda da recepção. Nos fundos dos apartamentos fica o kid’s club.
À direita da recepção está o bonito lobby com teto de sapê, com o bar bem posicionado para atender tanto quem está no saguão quanto na varanda. Dali você tem acesso à sala de jogos, ao cinema e ao restaurante principal. E à piscina, que fica em frente, no lado direito.
Um segundo restaurante fica à direita do prédio principal, ventilado pela brisa natural. Depois dele sai uma segunda ala, onde estão o spa e as instalações de ginástica. Ao fim dela você chega à marina, onde funciona uma pizzaria.
Do outro lado da estrada (aonde você chega por um túnel) ficam as quadras de tênis e futebol, e também a área do safári.
Finalmente, na base da fazenda são oferecidas trilhas, cavalgadas e um passeio de um dia à plantação de palmito pupunha com uso das piscinas naturais de rio.
As acomodações
O hotel é do tempo em que “luxo na praia” era algo impensável. Os 150 apartamentos, então, estão mais para o básico, mas são gostosos: todos estão de frente para o mar. Dos apartamentos térreos você já sai direto na areia.
A piscina
Foi inteiramente repaginada há alguns anos — e é das mais bonitas que eu conheço em resorts. Você tem vista para o mar e, se quiser, pode buscar a sombra dos coqueiros. Um nicho da piscina tem hidromassagem.
Restaurantes
O sistema de refeições incluídos na diária varia. Normalmente há diárias só com café da manhã e também com meia pensão. Em alguns períodos pode haver planos com pensão completa.
Os buffets têm pratos um pouco mais sofisticados do que os que você encontra em resorts de maior porte. Há também pratos à la carte.
Fora do esquema da meia pensão, há a pizzaria da marina e, desde o último verão, um sushi bar.
Kid’s club
É um dos maiores e mais bem equipados entre os resorts brasileiros. Ocupa praticamente toda a área aos fundos da ala de apartamentos. Tem um parquinho de brinquedos rústicos, uma piscinona exclusiva e uma extensa área coberta. O mascote é um… pônei (de verdade!).
Safári
É o grande diferencial do hotel para quem vai com crianças. Um Land Rover leva á área do hotel do outro lado da estrada, onde passa por duas áreas separadas onde vivem, ao ar livre, bichos nativos (tucanos, araras, quatis, macacos, emas, antas, patos) e exóticos (avestruzes, zebras, lhamas, antílopes e o simpático dromedário Sadam). O passeio é oferecido em diversos horários (de acordo com a ocupação do hotel) e dura 1h30; é cobrado à parte. Faça reserva ao chegar.
Esportes
Os esportes náuticos são todos pagos à parte. A barraca náutica aluga caiaques, barcos a vela e jet ski, e organiza saídas de banana boat, esqui aquático e bóia ski.
O hotel tem quadras de vôlei de areia, na praia, de futebol e tênis (cada hóspede tem direito a uma hora de tênis grátis por dia; as demais são pagas).
Sala de ginástica & spa
Ficam na parte mais sossegada do resort, entre o restaurante a marina.
Entretenimento noturno
Há música ao vivo no bar ou no restaurante e sessões de cinema.
Os passeios
É um dos pontos fortes do Portobello, já que além dos passeios de barco pela baía, existem os programas com destino às outras bases do hotel longe da praia.
Os passeios de lancha e saveiro à Ilha Grande são operados pela Saveiros Tour; é interessante lembrar que a posição do hotel (e do vizinho Club Med) é a mais próxima que há da Ilha Grande.
Fora d’água, os passeios mais bacanas são o safári (veja mais acima) e as incursões à fazenda do hotel, para visitar a plantação de palmito pupunha ou aproveitar as piscinas naturais de rios da mata atlântica.
O hotel também aluga bicicletas e carrinhos elétricos e oferece cavalos e passeios de charrete pela área do outro lado da estrada.
Um cantinho
O bar do lobby.
O hotel Portobello, em Angra dos Reis…
- É para você: que quer sair com as crianças mas ainda assim quer brincar de lua de mel quando elas estiverem dormindo ou brincando com os tios do kid’s.
- Talvez não seja pra você: que faz questão de piscinão e buffetzão.
Leia mais:
- Os melhores resorts de praia do Brasil em 17 quesitos: escolha o seu
- Guia de Resorts de Praia
- 45 resorts de praia comentados pelos leitores
- Dicas de Angra dos Reis no Viaje na Viagem
Comentários
Concordo com todos os elogios. Acho importante ressaltar aos pais que a área kids é totalmente separada das outras áreas de lazer, sem acesso à praia, com entrada pelo hotel. Ou seja: ou vc fica com seu filho nessa área, ou vc curte a praia com acesso ao serviço de bar.