Guia de Budapeste

Postal por escrito: Budapeste

Postais por escrito, 1998

E encerrando a série vintage aqui no Viaje na Viagem, aí vão três textos tirados de “Postais por escrito”, meu livro de 1999 que continha principalmente trechos de diários de viagem. Esta a Budapeste foi em 1998.

Para seu conhecimento: não, o Danúbio não é azul. No máximo, é verde-escuro — e olhe lá.
Mas só os mais pentelhos vão reparar nisso. A função do Danúbio em Budapeste não é ser nome de valsa, mas servir como desculpa para a construção de quatro pontes lindíssimas que ligam a montanhosa Buda à plana Pest.

É tudo tão grandioso — o rio, as pontes, o palácio em cima do morro em Buda, o parlamento à beira-rio em Pest — que você se arrepende de não ter trazido seu helicóptero e sua câmera 180 graus.

Longe do Danúbio, a beleza de Budapeste é menos aparente. Budapeste é como se fosse uma mulher com um vestido chiquérrimo, porém puidíssimo. Tão puído que você demora para perceber que ele já foi chiquérrimo.

Não, não: melhor que isso. Budapeste é uma cidade que você acha num brechó. Você vai lá no brechó de cidades, cata, revira, fuça, e de repente, olha que maravilha: você encontra Budapeste.

Daí você pega Budapeste, mostra para as suas amigas, e ninguém acredita como você pagou tão baratinho por uma cidade tão esplendorosa. Mas, definitivamente, é uma cidade de segunda mão. Lindíssima, mas de segunda mão.

Ótima para você jogar assim com uma cidade muito chique ou muito clássica, tipo Paris ou Viena, e dar aquela quebrada no visual.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    47 comentários

    Olá.
    Além do Budapest-Vienna Hydrofoil Lines, vocês sabem se existe outra empresa que faça o trajeto Viena- Budapeste de barco? É que no site dessa empresa diz que haverá travessias só ate 27 de setembro e eu estarei na regiao na 2ª semana de outubro.
    Obrigada

      Olá, Leda! O transporte de barco é sazonal, mesmo. Só ocorre durante os meses quentes.

    Gostaria de saber se tem alguma informação a respeito de um bom guia em portugues em Budapest para 8 pessoas

      Olá, Cassio! Não temos esse tipo de informação no site. A recomendação-padrão — e a mais garantida! — é entrar em contato com o consulado/embaixada brasileiros no destino desejado. Lá eles costumam arquivar dicas como esta.

    Riq, Curiosidade:

    Fazer Budapeste – Praga de trem é mto ruim? Melhor pagar o $$$ do aviao?

    Qual o Site pra compra de passagem on line, ou pelo menos pra consultar os horarios e valores? Todo mundo diz que tem que ir de trem, mas ng coloca o link pro site da empresa de trem!rsrs

    Se alguém souber, agradeço antecipadamente!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito