Poutine, o prato típico do Canadá francês. Vai encarar?

Poutine revisitada no Suite 701, em Montreal

Por favor, não critique a foto. Ela até que está bonitinha, porque se trata de uma poutine revisitada num restaurante com alguma pretensão (a pouca luz é que não ajudou). Jogue o termo “poutine” no Google Images e aí sim você vai ter nojinho.

Poutine é a gororoba oficial da província do Quebéc, onde estão Montreal e Québec. Consiste de um leito de batatas fritas salpicado com nozinhos de um queijo branco aparentado com a mozzarella, tudo isso coberto por um molho denso que derrete o queijo e amolece as batatinhas. E não é que é bom?

O prato tem muitas variações — com carne, frango, lingüiça… E não freqüenta só as mesas da baixa gastronomia québecoise. Top chefs adoram dar sua interpretação pessoal à meleca (mélècque?). Pesquei duas dessas no blog de Montreal da Alexandra Forbes: a poutine com foie gras do Au Pied de Cochon, na rue Duluth (Plateau Mont-Royal) e a poutine com lagosta do Garde-Manger, na Velha Montreal.

Esta que eu comi não é tão fina assim — é só uma poutinezinha de contrafilé, mesmo. Comi porque apareceu no cardápio do Suite 701, na Praça de Armas (anexo ao hotel Place d’Armes), onde fomos jantar na segunda noite. A poutine estava ótima, mas a música, alta demais (o lugar está mais pra baladinha do que pra restaurante).

Xeretando nas caixas de comentários, vejo que a Tanylle recomenda a poutine do Resto La Banquise, aberto 24 horas na rue Rachel Est, no Plateau Mont-Royal. E que a Marcia Kawabe gostou da poutine da 3 Brasseurs, uma rede francesa de microcervejarias com três endereços na cidade.

E você? Tem alguma poutine pra recomendar? Diga aí, s’il vous plâit!

Leia mais:

36 comentários

Nossa, adoro poutine!
Do outro lado do país, em Vancouver, também tem!! Eu comia muito no Burguer King e era muito boa. Sinto falta até hoje! Ela vinha praticamente fervendo, e no friozinho que fazia, era ótimo!

Em São Luiz do Paraitinga (SP, aquela cidade que ficou embaixo das aguas no Ano Novo de 2009/2010)tem uma batata frita com filé e queijo derretido em cima que é de comer ajoelhado!Só que tomando uma Luizense (pinga local)!

Puxa, fiquei com vontade – mega calórico, mas com tanta gordura, tinha que ser uma delícia mesmo! Tem cara de comida boa pra acompanhar uma cervejinha, hehehe!

Ricardo, espero que você tenha ida ao restaurante giratório, lá também em um prato típico para degustar com um vinho que é muito parecido com essa gororoba só que totalmente de queijos com alguma coisa parecido com bolinho de bacalhau. Me arrependi do prato, o vinho e o restaurante é espetacular, tem uma vista de Quebec que só lá para ver.

Aqui em Florianopolis, no Chopp do Gus (bairro Córrego Grande, caminho para Lagoa), tem algo muito parecido… Batata frita flambada com queijo (4 queijos ou cheddar), acompanhando um filet mignon com molho gorgonzola… 🙂

Hum… esta foto me lembrou outro prato típico: o Chivito, do Uruguai. Tudo bem que ele está mais para um x-montanha, mas a idéia é a mesma… muita batata frita e o que der para por por cima… rsrsrs

Será que alguém vende poutine em São Paulo? Afinal, aqui há culinária de quase qualquer canto do mundo!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito