Problemas para comprar passagens na Renfe: a Regina foi atrás

Embarque do AVE em Madri

A querida Regina Almeida mora em Madri e é agente de viagem. Ela viu que estamos sofrendo com a repentina recusa do site da Renfe, a cia. ferroviária espanhola, em aprovar transações feitas com cartões de crédito brasileiros, e foi pedir explicações oficiais. Seu relatório:

Vamos tentar responder o problema da compra de bilhetes pelo site da Renfe. Falei com eles e, segundo a Renfe, o problema está na conexão do servidor internacional do cartao de crédito com o servidor da entidade bancária. Isso ocorre com freqüência, como que houvesse uma interrupção na rota do pagamento. Segundo a Renfe, se você faz a operação e até o momento de clicar, no finzinho, “compra”, tudo ocorrer sem problemas, isso significa que o servidor da RENFE está funcionando perfeitamente. Me recomendaram o seguinte: quando você faz a compra, no final aparece a janelinha da tua administradora, para colocar o código de segurança. Pois nesse momento eles me disseram que se deve ligar para a entidade bancária e dizer que está sendo efetuada esta compra e que deixem o caminho “rota” livre para a cobrança. E segundo eles deveria funcionar sem problema algum.

Alguém aí que vai comprar passagem de verdade quer tentar?

Eu acho a história bem esquisita, Regina. Eu tentei pelas vias normais e realmente o processo de aprovação está demorando um século — me parece óbvio que a operação dá time out no meio do caminho.

Continuando: caso o freguês não consiga comprar pela internet, a recomendação da Regina é para que compre ao chegar.

Qual é o problema de comprar pela Raileurope? Não se aplicam os descontos que a Renfe oferece, como as tarifas Web ou Estrella; e nas viagens ida e volta não há o desconto de 40% para a volta (que é dado mesmo na tarifa cheia). Exemplo: um bilhete ida e volta comprado na Renfe que custasse 123 euros no site da Raileurope pode custar 302 euros.

Quanto às viagens curtas, dá pra desencanar de comprar com antecedência. Comprando ao chegar está bom:

Para viagens curtas. como a Toledo, Segovia, Salamanca deixem pra comprar quando estiverem aqui…

E Madri-Barcelona?

Entre Madri e Barcelona pesquisem antes, porque de avião pode sair mais barato.

Mais alguma coisa?

Duas: atenção pra todo mundo que planeja viajar à Espanha até o final do ano: a Iberia lancou de novo a promoção “Apreta el cinturón” com tarifas baratas tanto pela peíinsula, como a várias cidades européias. Visite o site espanhol da Iberia.

E atenção pra todos que teremos greve geral dia 29 de setembro. O bicho vai pegar, a Renfe já bloqueou a venda de bilhetes para esta data.

Obrigado, Regina!

Como sempre as ordens comandante!!! Espero ter ajudado e se tiver alguma duvida mais, manda que ligamos pra renfe de novo!!!


77 comentários

Pessoal,
Voces acham seguro comprar a partir do site Atrapalo.com pelo link http://www.atrapalo.com/trenes?
Fiz varias simulacoes para compra de passagens de trem pela Espanha e, muitas vezes, o preco oferecido por eles é menor que da Renfe.
Gostei muito dos preços, mas como nao conheco a Atrapalo, fico com receio. Como poderiam vender com preço tao melhor que a Renfe?!
Será que vou ter problemas ao tentar embarcar com os tickets emitidos por eles?
Agradeço a todos que me

Acabei de comprar passagens de Madri para Barcelona no fim de maio pelo site da Renfe.
Somos três viajantes e uma de nós tem o cartão Diners. Não tive dúvidas: comprei as 3 passagens neste cartão, para não ter dor de cabeça.
Achei muito tranquilo, pois o site aceitou o cartão sem problemas.
O único porém é que o site da Renfe não é lá muito claro.
Não consegui achar em lugar nenhum as características das 3 diferentes classes que os trens AVE possuem.
A minha dica, que vi em outro site (não sei se já disseram aqui), é fazer primeiro o cadastro, pra depois relaizar a compra; assim ficam registradas suas compras e vc pode reimprimir o cartão de embarque.
Tinha muitas tarifas baratas, Web e estrela.
Preferi comprar diretamente na Renfe por causa do e-ticket que sai na hora em pdf. Estava com medo de comprar na Raileurope e as passagens extravirem nos Correios.

Comprei as passagens pela Atrapalo foi descontado no meu cartao de
credito e quando cheguei la disseram q a passagem foi cancelada
pela Atrapalo no dia 04,09.2011 eu recebi a senha da Atrapalo para
trocar por passagens la em Puerto de Atocha dia 03.09.2011, ou seja
cancelaram um dia depois, nao me avisaram, e agora a Atrapalo me
respondeu dizendo q a passagen esta em ser e nao vao me devolver o
dinheiro q ja paguei. Roubada total , vale mais a pena pagar um pouco
mais caro e comprar la

Olá!
Também não consegui comprar pelo site da Renfe.
Pelo site da Atrapalo, a tarifa de gestão para compra é de 10 euros por passagem.
Pelo site da Rumbo, a tarifa de gestão para compra é de 9 euros por passagem.
Pelo site da Viajar.com, a tarifa de gestão para compra é de 7 euros por passagem.
ALGUÉM CONHECE ESSE SITE “VIAJAR.COM”? É CONFIÁVEL?

Olá, li os comentários inteiros dessa postagem sobre dificuladades em comprar passagens de trem no site da Renfe (cheguei nessa página através do Google)… Bém, eu também sou uma das pessoas maltratadas pelo site da Renfe. Não consigo efetuar a compra das passagens que preciso (Barcelona – Madrid). Na verdade, os dias que preciso para essas passagens (3 passagens) ainda não estão disponíveis (são para o dia 15/10/2011), mas eu inúmeras vezes tentei fazer testes com passagens de trechos curtos (tipo 5-9 euros) e nenhum dos meus cartões internacionais funcionaram (BB, CEF, Master e Visa e VTM). Eu consegui comprar passagens com o VTM e cartões de crédito internacional na Esay Jet, na SNCF e até na Trenitalia (com alguma dificuldade essa última, mas consegui). Mas na Renfe, não tem jeito mesmo… Pelo que eu vi no site da Renfe (página sobre meios de pagamento), os cartões visa e mastercard exigem o sistema Verified by Visa, e eu entrei em contato diretamentente com a Visa e eles informaram que no Brasil, os únicos bancos que trabalham com esse sistema são o Bradesco e o Itaú. O Diners também funciona no site da Renfe porque não usa esse sistema de segurança. Ou seja, não vou poder comprar minhas passagens no site da Renfe. Tenho vontade de comprar pelo Trainticket, mas me parece ser o memso esquema do Raileurope, sem os descontos fabulosos da Renfe (tarifas web e estrela). No site da Atrapalo, eu não consigo identificar a tarifa “preferente” (1ª classe). E eu me recuso a ter de fazer mais um cartão de crédito em minha vida só para fazer essa compra (cheguei a cogitar fazer un Diners, mas não vou fazer isso só para esse fim). Me inytrigou também que tem relatos de pessoas com master/visa do BB que conseguiram (e teoricamente, não deveria dar, porque o BB não tem o maldito “Verified by Visa”). Se alguém souber como fazer para comprar classe preferente no site da Atrapalo ou com o desconto estrela no site Trainticket, eu agradeço!

Olá pessoal, consegui comprar uma passagem pelo site da Renfe utilizando meu cartão MasterCard do Itaú (cartão múltiplo com chip).
Depois que informei os dados, ele abriu a página do banco para eu informar o PIN.
Feito isto, o site da Renfe aprovou a compra normalmente.

PS: Havia tentado com um outro cartão Visa (sem chip) e não funcionou.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.