Problemas para comprar passagens na Renfe: a Regina foi atrás

Embarque do AVE em Madri

A querida Regina Almeida mora em Madri e é agente de viagem. Ela viu que estamos sofrendo com a repentina recusa do site da Renfe, a cia. ferroviária espanhola, em aprovar transações feitas com cartões de crédito brasileiros, e foi pedir explicações oficiais. Seu relatório:

Vamos tentar responder o problema da compra de bilhetes pelo site da Renfe. Falei com eles e, segundo a Renfe, o problema está na conexão do servidor internacional do cartao de crédito com o servidor da entidade bancária. Isso ocorre com freqüência, como que houvesse uma interrupção na rota do pagamento. Segundo a Renfe, se você faz a operação e até o momento de clicar, no finzinho, “compra”, tudo ocorrer sem problemas, isso significa que o servidor da RENFE está funcionando perfeitamente. Me recomendaram o seguinte: quando você faz a compra, no final aparece a janelinha da tua administradora, para colocar o código de segurança. Pois nesse momento eles me disseram que se deve ligar para a entidade bancária e dizer que está sendo efetuada esta compra e que deixem o caminho “rota” livre para a cobrança. E segundo eles deveria funcionar sem problema algum.

Alguém aí que vai comprar passagem de verdade quer tentar?

Eu acho a história bem esquisita, Regina. Eu tentei pelas vias normais e realmente o processo de aprovação está demorando um século — me parece óbvio que a operação dá time out no meio do caminho.

Continuando: caso o freguês não consiga comprar pela internet, a recomendação da Regina é para que compre ao chegar.

Qual é o problema de comprar pela Raileurope? Não se aplicam os descontos que a Renfe oferece, como as tarifas Web ou Estrella; e nas viagens ida e volta não há o desconto de 40% para a volta (que é dado mesmo na tarifa cheia). Exemplo: um bilhete ida e volta comprado na Renfe que custasse 123 euros no site da Raileurope pode custar 302 euros.

Quanto às viagens curtas, dá pra desencanar de comprar com antecedência. Comprando ao chegar está bom:

Para viagens curtas. como a Toledo, Segovia, Salamanca deixem pra comprar quando estiverem aqui…

E Madri-Barcelona?

Entre Madri e Barcelona pesquisem antes, porque de avião pode sair mais barato.

Mais alguma coisa?

Duas: atenção pra todo mundo que planeja viajar à Espanha até o final do ano: a Iberia lancou de novo a promoção “Apreta el cinturón” com tarifas baratas tanto pela peíinsula, como a várias cidades européias. Visite o site espanhol da Iberia.

E atenção pra todos que teremos greve geral dia 29 de setembro. O bicho vai pegar, a Renfe já bloqueou a venda de bilhetes para esta data.

Obrigado, Regina!

Como sempre as ordens comandante!!! Espero ter ajudado e se tiver alguma duvida mais, manda que ligamos pra renfe de novo!!!


77 comentários

Pessoal,

Tentei cartões de diferentes bandeiras e bancos. Só funcionou com o dinners msm.

Gente, que coisa mais difícil essa compra na RENFE! Achei que tinha passado pela maior dificuldade com as compras de passagens na Trenitália, que todo mundo reclamava também, mas a RENFE está superando tudo!
Tentei seguir a dica de comprar por outros sites como o Atrapalo e o El Corte Inglés, e até vi muitas tarifas acessíveis (algumas abaixo das oferecidas pela própria RENFE no mesmo horário), mas justamente no horário que eu quero a tarifa está uns 40 euros mais cara que na RENFE… =/
Já liguei pro meu banco (BB) pra tentar fazer aquele procedimento de autorização, mas a atendente desconhecia tal procedimento e disse também que não havia nenhuma tentativa registrada, como aconteceu com outros aqui também.
Como é o primeiro dia que tento, ainda estou relativamente tranquila. Vou tentar mais algumas vezes, nos horários indicados pelo pessoal, e depois ligar lá no banco de novo, pra ver se eu dou a sorte de pegar algum atendente que saiba como essa tal autorização funciona! Alguém sabe me dizer se existe algum nome específico para essa autorização, que facilite o entendimento para o pessoal do banco? Vi que muita gente conseguiu por esse meio, talvez vocês possam me dar uma ajudinha!

Obrigada!
Se tiver alguma novidade, aviso!

    Ana
    Não adianta falar com o Banco. O site da RENFE trabalha com uma nova tecnologia de autenticação de compra pela internet que os Bancos de nosso país ainda não aderiram (somente o Itau e o Bradesco tem, na bandeira Visa (Verified Visa), o outro é o Mastercard Code, mas nenhum banco do Brasil opera.

    Mauro,

    Nos comentários acima vi que algumas pessoas conseguiram com MasterCard do BB. Não sei se foi questão de sorte ou procedimento diferenciado do atendente do BB com quem eles falaram, mas eles conseguiram. Por isso, vou continuar tentando! A economia da tarifa Estrella vale o esforço!

    Abraço.

    Pessoal,

    Só passando pra dizer que mesmo após vááárias tentativas, ligações para o banco, registro e cadastro de cartões no site, ainda assim não foi possível comprar pelo site da RENFE!
    A boa notícia é que, ao consultar novamente os sites Atrapalo e Rumbo, as passagens no horário que eu queria baratearam! Passaram de 40 euros mais caras que o site da RENFE, para meros 5! E isso já contando com os gastos de gestão. Nem acreditei! Comprei pela Atrapalo, meu cartão foi aceito de primeiríssima, os lugares automaticamente selecionados pelo site não são ruins e meus bilhetes, em PDF, já estão bonitinhos aqui comigo =)Recomendo!

    Abs

    Ah, claro: muito obrigada ao Viaje na Viagem pelas dicas sensacionais! Sem vocês não teria conseguido! =)

É, ainda não tem jeito, a situação ainda não melhorou.
Tentei diversas e diversas vezes da meia noite até umas 2:30 da madrugada e nada. Acabei comprando pelo Atrapalo mesmo, com aqueles 8 euros a mais… Paciência, pelo menos consegui Madri-Barcelona por $47 e Cordoba-Madri por $27.
Só fico com um pouco de medo de comprar por agência e não pela Renfe mesmo… 😛 Depois da viagem conto se deu tudo certo! 🙂

O que é necessáio para efetuar compra de bilhetes na RENFE, utilizando o desconto para família numerosa??

Ana Pfitscher: comprei semana passada passagens pelo site Ibéria usando cartão Visa do marido sem qualquer problema, mas usei o site do Brasil (http://www.iberia.com/br/).

    Obrigada, Ana!
    Mas hoje tentei de novo e consegui – sabe se lá o q houve! 🙂

Ainda não tentei o site da RENFE (não estão disponíveis reservas para maio), mas estou indignada pq não consegui reservar passagem aérea tanto pelo site da Ibéria, qto pela Spanair. Alguém mais tb teve esse problema? Alguém sabe como resolver???

    Olá, Ana! Creio não termos recebido reclamações sobre compras pelo site da Iberia. Que problema está acontecendo?

    Na finalização da compra (após ter colocado os dados do cartão), em ambos sites diz que há erro. Tentei com 2 cartões diferentes, desbloqueados, porém ambos Visa do BB…

    Na Ibéria, o texto é exatamente este:
    “Não foi possível debitar os pontos no seu cartão. Por favor, reveja o tipo, a numeração, o prazo e o código de segurança. Pode introduzir também outro cartão.”

    🙁

Danielli, selecionei apenas a tarifa web, sem mexer nos descontos que aparecem embaixo. Depois foi só continuar a compra. Se o seu cartao for VISA do Bradesco e com a ferramenta Verified by Visa ativada pelo banco, você vai conseguir finalizar a compra. Cartões de outros bancos não funcionam, infelizmente. Até!

Olá de novo! Os tickets que eu comprei pelo http://www.trainticket.com chegaram dentro de 7 dias, sem problemas. E, para minha felicidade, consegui comprar com cartão VISA do Bradesco no site da RENFE sem dificuldade, usando o Verified by Visa!

    Pedro, durante a compra pelo site da Renfe, eu cheguei numa tela “Select Price”. O que voce selecionou? A idéia é comprar com a taxa web, mas aparece a web e Familia numerosa logo abaixo. Nao sao descontos diferentes? O que voce fez? Obrigada, Danielli

Gente, comprei passagens Madri-Barcelona para usar em dezembro/2010 através do http://www.atrapalo.com e deu tudo certo. Na hora já autorizaram o cartão e me mandaram o email de confirmação da compra.

Imprimi as passagens em casa mesmo, fui e voltei de AVE na maior comodidade. Podem confiar e não percam tempo tentando comprar pelo site da RENFE ou por telefone. É perda de tempo e dinheiro.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.