Senhas de 4 ou 6 dígitos no exterior: a solução da Sophia

la maquinita

Depois de já ter utilizado com sucesso os mesmos cartões de crédito na França, no Reino Unido e na Holanda, a Sophia passou um aperto inesperado. As máquinas de cartão em Portugal solicitavam senhas de 4 dígitos, e não de 6. A orientação geral, nesses casos, é digitar os 4 primeiros números da senha, mas isso não funcionou para a Sophia. O atendimento do banco desconhecia outra solução; os leitores e A Bóia tentaram ajudar, mas também não conseguiram. Ainda bem que a Sophia descobriu ela mesma o que fazer, e voltou para contar pra gente:

Estou no Porto e tentei usar meus cartões de crédito Visa e Mastercard para compras em lojas e restaurantes. Ambos possuem senhas de 6 dígitos. Mas quando o atendente insere o cartão na máquina, ela solicita uma senha de 4 dígitos. Tentei colocar os 4 primeiros, como sugerido por alguém nos comentários do post de cartões de crédito, mas não funcionou. Liguei na administradora do cartão, mas eles só sabem dar respostas prontas do tipo “deveria funcionar com 6 dígitos ou com os 4 primeiros”.

Os cartões estão desbloqueados e há crédito disponível. O banco emissor é Bradesco, nos dois cartões. Recentemente usei esses cartões com 6 dígitos de senha na França, no Reino Unido e na Holanda, e nunca tive esse problema. Aqui em Portugal é a primeira vez que isso acontece. Ao contrário do que outros leitores me recomendaram, não é possível passar na tarja (ao passar na tarja, o sistema diz que o cartão tem chip e que deve ser inserido na máquina); e se digitar apenas os primeiros 4 dígitos, também não funciona, obtendo como resposta que a senha está incorreta.

Com base em tentativa e erro, descobri a solução. Mesmo havendo só quatro espacinhos para a senha, digitei os seis números e só então pressionei OK. Deu certo.

Fica a dica. Caso a máquina peça senha de 4 dígitos e os primeiros 4 dígitos da sua senha não funcionarem, simplesmente ignore a solicitação. Digite os seus 6 dígitos e pronto. Vai funcionar.

Muito obrigada pela dica, Sophia! Que bom que deu tudo certo.

Leia mais:

57 comentários

Nunca tinha visto nada igual. Tinha que ser em Portugal? Será que foi devido à crise?
Piadas a parte, dica foi muito boa.

O problema é que o sistema que rodava na máquina era antigo e a interface não estava adaptada.
Teoricamente todas as senhas de 4 dígitos devem funcionar em todas as máquinas, pois esse tamanho de senha sempre é testado antes de liberar a versão para uso comercial.

Outra sugestão: Insira o cartão ao contrário ou com chip para baixo. A máquina vai achar que existe um problema no chip, e dependendo das parametrizações, vai permitir passagem de tarja por 30 segundos.

Eu tenho cartão de quatro dígitos emitido fora do brasil e consigo usá-lo normalmente tanto no Brasil quanto no exterior, mesmo que a maquininha apresente seis espaços de senha.
Acho que os cartões da Caixa sao de quatro números também, então nao haveria problemas com esse tipo de cartão no Brasil…

E quando rolar o oposto…o que fazer? Tipo: Os meus cartões de crédito possuem senhas de 4 dígitos, e se solicitarem 6? Devo digitar as 4?
Alguém já passou por isto?

    Olá, Bruno, olá Amélia! Até hoje ninguém fez esse tipo de observação. Com certeza os 4 dígitos funcionarão em toda parte.

    Comigo já aconteceu na hora de passar cartão com chip em estabelecimento na Argentina. Eles não utilizam ou utilizavam chip! Porém a máquina possuia entrada para cartão com chip. A solução foi passar o cartão pela leitora magnética e depois introduzir n o slot do chip. Senha normal e funcionou!!!
    O engraçado foi a surpresa do caixa ao ver a “mágica”!!! Hehehe

Ahahahaha Isso mesmo. Morando na Argentina há 8 anos, já sabia desse truque, vale aqui também. Mesmo quando pedem 4 digítos, digite os 6 e enter e tá tudo certo.

    Mariana, estou em Corboba na Argentina. Tentei usar o cartao do banco do brasil no Itau, e ao pedirem o Pin, estava digitando a senha de 6 numeros, mas ao digitar o quarto numero, automaticamente deu enter e meu cartão aparentemente está bloqueado. Liguei na minha agencia mas o funcionario disse não aparecer nenhum problema.

piada de portugues??? 😉

    Há muitas piadas desse tipo por lá. 😉

    Nem prestei atenção no aviso de 4 dígitos quando fui usar.

    Digitei os 6 de meu Ourocard VISA Infinite e tudo funcionou.

    Nalguns lugares disseram que o cartão estava bloqueado em tentativa de que eu pagasse em dinheiro. Apresentei-lhes então o Diners e resolveram aceitar para não perder a venda.

    boa dica. isso já aconteceu cpmigo e não foi em Portugal.eu sou portuguesa moro no brasil, já me considero brasileira, tenho cartão multiplo mastercard, no exterior consigo fazer saques direto da minha conta corrente inclusive em Portugal, mas estive na Africa do Sul e lá não consegui usar este mesmo cartão, justamente com esse problema de digitar a senha. ….valeu a dica

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.