Senhas de 4 ou 6 dígitos no exterior: a solução da Sophia

la maquinita

Depois de já ter utilizado com sucesso os mesmos cartões de crédito na França, no Reino Unido e na Holanda, a Sophia passou um aperto inesperado. As máquinas de cartão em Portugal solicitavam senhas de 4 dígitos, e não de 6. A orientação geral, nesses casos, é digitar os 4 primeiros números da senha, mas isso não funcionou para a Sophia. O atendimento do banco desconhecia outra solução; os leitores e A Bóia tentaram ajudar, mas também não conseguiram. Ainda bem que a Sophia descobriu ela mesma o que fazer, e voltou para contar pra gente:

Estou no Porto e tentei usar meus cartões de crédito Visa e Mastercard para compras em lojas e restaurantes. Ambos possuem senhas de 6 dígitos. Mas quando o atendente insere o cartão na máquina, ela solicita uma senha de 4 dígitos. Tentei colocar os 4 primeiros, como sugerido por alguém nos comentários do post de cartões de crédito, mas não funcionou. Liguei na administradora do cartão, mas eles só sabem dar respostas prontas do tipo “deveria funcionar com 6 dígitos ou com os 4 primeiros”.

Os cartões estão desbloqueados e há crédito disponível. O banco emissor é Bradesco, nos dois cartões. Recentemente usei esses cartões com 6 dígitos de senha na França, no Reino Unido e na Holanda, e nunca tive esse problema. Aqui em Portugal é a primeira vez que isso acontece. Ao contrário do que outros leitores me recomendaram, não é possível passar na tarja (ao passar na tarja, o sistema diz que o cartão tem chip e que deve ser inserido na máquina); e se digitar apenas os primeiros 4 dígitos, também não funciona, obtendo como resposta que a senha está incorreta.

Com base em tentativa e erro, descobri a solução. Mesmo havendo só quatro espacinhos para a senha, digitei os seis números e só então pressionei OK. Deu certo.

Fica a dica. Caso a máquina peça senha de 4 dígitos e os primeiros 4 dígitos da sua senha não funcionarem, simplesmente ignore a solicitação. Digite os seus 6 dígitos e pronto. Vai funcionar.

Muito obrigada pela dica, Sophia! Que bom que deu tudo certo.

Leia mais:

61 comentários

Em Outubro próximo passado utilizei meu cartão de débito Mastercard Itau em uma compra em Buenos Aires. Ao entregar o cartão ao vendedor usei a dica que li aqui no VnV e fui logo dizendo: “CORRIENTE”. Apesar de o balconista dizer para que eu digitasse 6 algarismos, o débito só foi efetuado quando digitei os 4 primeiros. Vai entender…
Com todas estas excelentes dicas temos elementos de sobra para fazermos um cerco.

Tenho Cartao de seis e quatro dígitos na senha uso os dois sem problema em todas as viagens. Ate em Budapeste, Praga, Viena e principalmente nos USA. Realmente em Portugal não lembro de usar cartão, exceto para telefonar e lembro que usei com 4 dígitos.

Meu cartão é Bradesco Visa e a senha é de 4 dígitos. Cartões de débito que costumam ter senhas de 6 dígitos.

Sophia mto boa sua dica. Cartões de credito hoje ele aceitam 4 digitos , mas os debitos ainda é necessario 6 digitos (isto c/ os meus itau e bradesco). Qdo tive em Portugal não tive problema, talves por sorte.

Passei a mesma coisa numa viagem que fiz sozinha pra Europa e fui testar pra saber se poderia pagar uma despesa, mas na época a explicação do Bradesco foi de que eu não podia usar o cartão na função débito, somente para saques. Fiquei temerosa e nem testei nos ATMs.

Faltou mais um detalhe: temos cartões da Holanda e de Portugal, que tem 4 dígitos as senhas e aqui no Brasil inserimos sem nenhuma dificuldade….
abs,

Achei incrivel essa história, pois estamos sempre ou em Portugal ou na Holanda e nunca me aconteceu isso. Os meus Visa e Mastercard são do Banco do Brasil e as senhas são de 6 dígitos e é a primeira vez que leio alguem dizer que não conseguiu inserir a senha. Inusitado. Felizmente que a inteligencia falou mais alto e a Sofia inseriu os seis dígitos…
abs,

Poxa, estou precisando de uma informação : utilizar o cartão de débito (VTM) é aceito em navios de cruzeiros?
Grata Maria Cristina

    Olá, Maria Cristina! Cartões de débito não são aceitos como garantia para gastos, e essa pode ser uma das funções do cartão num navio (entrar como garantia dos gastos que você virá a fazer). Informe-se com a sua cia. de cruzeiros qual é o procedimento com portadores de cartões de débito.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito