Senhas de 4 ou 6 dígitos no exterior: a solução da Sophia

la maquinita

Depois de já ter utilizado com sucesso os mesmos cartões de crédito na França, no Reino Unido e na Holanda, a Sophia passou um aperto inesperado. As máquinas de cartão em Portugal solicitavam senhas de 4 dígitos, e não de 6. A orientação geral, nesses casos, é digitar os 4 primeiros números da senha, mas isso não funcionou para a Sophia. O atendimento do banco desconhecia outra solução; os leitores e A Bóia tentaram ajudar, mas também não conseguiram. Ainda bem que a Sophia descobriu ela mesma o que fazer, e voltou para contar pra gente:

Estou no Porto e tentei usar meus cartões de crédito Visa e Mastercard para compras em lojas e restaurantes. Ambos possuem senhas de 6 dígitos. Mas quando o atendente insere o cartão na máquina, ela solicita uma senha de 4 dígitos. Tentei colocar os 4 primeiros, como sugerido por alguém nos comentários do post de cartões de crédito, mas não funcionou. Liguei na administradora do cartão, mas eles só sabem dar respostas prontas do tipo “deveria funcionar com 6 dígitos ou com os 4 primeiros”.

Os cartões estão desbloqueados e há crédito disponível. O banco emissor é Bradesco, nos dois cartões. Recentemente usei esses cartões com 6 dígitos de senha na França, no Reino Unido e na Holanda, e nunca tive esse problema. Aqui em Portugal é a primeira vez que isso acontece. Ao contrário do que outros leitores me recomendaram, não é possível passar na tarja (ao passar na tarja, o sistema diz que o cartão tem chip e que deve ser inserido na máquina); e se digitar apenas os primeiros 4 dígitos, também não funciona, obtendo como resposta que a senha está incorreta.

Com base em tentativa e erro, descobri a solução. Mesmo havendo só quatro espacinhos para a senha, digitei os seis números e só então pressionei OK. Deu certo.

Fica a dica. Caso a máquina peça senha de 4 dígitos e os primeiros 4 dígitos da sua senha não funcionarem, simplesmente ignore a solicitação. Digite os seus 6 dígitos e pronto. Vai funcionar.

Muito obrigada pela dica, Sophia! Que bom que deu tudo certo.

Leia mais:

57 comentários

Olá ..eu passei por isso em Portugal.no caixa multibanco pra sacar eles pedem senha de 6 dígitos e nesse cartão só possui 4 dígitos

Estive nos EUA , Orlando em Janeiro 2018 e tive problemas com o cartão de crédito tanto Visa como Master do Banco do Brasil, devido o PIN. Não aceitavam os números da senha nem de 4 e nem de 6 dígitos. Liguei para a Assitencia do cartão e do Banco do Brasil, mandei mensagem para minha Gerente e ninguém resolveu. Porém fiz uma compra em uma farmácia e tentei para a crédito, não conseguindo efetuar a transação autorizei a funcionária a fazer a débito e não coloquei nenhuma senha. Tive uma surpresa, essa compra veio a crédito em meu cartão. Alguém pode me explicar o que aconteceu???? Estou pensando em trocar de Banco para não ter mais esses constrangimentos do cartão. Vou voltar para os EUA e estou preocupada com essa transação de cartão de crédito.

Dica espetacular, estava exatamente com esse problema aqui em Portugal, já havia tentado passar o meu cartão em 5 estabelecimentos diferentes e todos pediam PIM de 4 digitos e sempre dava erro, testei digitando os 6 e “tanam….” funcionou. Quando li o seu comentário resolveu o meu problema. Nota 10.

Estive em Buenos Aires e também não consegui utilizar o cartão (Ourocard Visa – do BB) em alguns restaurantes. Tentei digitar os quatro primeiros números do cartão e não deu certo. Digitei os seis dígitos, pareceu que a compra foi feita (inclusive recebi a mensagem de texto do banco), mas ao final saiu o papel dizendo que a compra foi rejeitada. No mesmo momento o próprio banco estornou a transação. Isso aconteceu em apenas um restaurante em que estive em Buenos Aires, no demais consegui realizar a compra normalmente

Aconteceu a mesma coisa comigo, estou na Dinamarca e não consigo usar meu cartão. Nem com os quatro números e nem com os 6.
Liguei pro meu banco, mas até agora não obtive nenhuma solução, não sei oque faço

Passei pelo mesmo problema aqui em Porto. Solicitaram o Pin. Nunca tinham me pedido isto.
Pesquisei na internet e segui o conselho de vcs.
Deu certo.coloque a senha de 6 numeros, mesmo pedindo somente 4 dará certo.
Abraço Romilda

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.