Próxima parada: ViajeAqui

Pessoal,

Este foi o post mais difícil de escrever da história do blog. Talvez porque seja o mais importante, também.

Queria convidar vocês a me acompanhar em mais uma etapa dessa viagem, que começou na virada do ano de 2004 para 2005, lá no Zip.net, e que continuou, desde janeiro deste ano, aqui no ambiente WordPress.

O próximo post já vai ser publicado num novo espaço dentro do portal Viaje Aqui, para onde o Viaje na Viagem se muda a qualquer momento (assim que se ajustarem alguns detalhes técnicos).

viajenoviajeaqui450.jpg

(Atendendo a pedidos: a bóia foi junto!)

O motivo da mudança é que, a partir de agora, eu me torno, de fato, um blogueiro profissional.

Passo a ser re-mu-ne-ra-do, olhem que conceito interessante 😆 , para exercer a atividade à qual tenho devotado mais tempo, energia e, por que não?, fé, desde aquele primeiro post de quase três anos atrás.

Não que o blog vá passar a pagar todas as minhas contas — esse momento ainda está um pouco distante 😯 –, mas já é um começo.

Contas à parte, é claro que essa baldeação só vai valer a pena se vocês vierem comigo.

“Blog” não é mais uma palavra que dê conta de definir completamente o Viaje na Viagem. De uns tempos para cá, a palavra certa é “comunidade”. Vocês não vão me abandonar nessa hora, né?

(Imaginem aqui um emoticon com olhar pidão.)

Não vou esconder de vocês: vamos sentir falta de algumas funçõezinhas bárbaras aqui do WordPress. A lista dos 10 comentários mais recentes, que foi decisiva na transformação do VnV de blog em comunidade, não vai mais estar no topo da barra lateral (nem em lugar nenhum; só o WordPress oferece essa função). Mas já estou pensando em outras maneiras de dar o máximo destaque às contribuições da tripulação.

Mas não se preocupem, que as vantagens do VnV no novo espaço também vão ser evidentes. Em primeiro lugar, eu vou poder dedicar mais tempo, mais energia (e mais fé) ao blog. A média diária de posts deve subir sensivelmente — assim como a minha disponibilidade para pesquisar e responder.

Vou poder me dedicar a uma tarefa que estava na minha listinha há tempos: compilar/editar/atualizar os posts mais acessados, separando o joio do trigo e deixando a pesquisa mais fácil. Na nova fase, por sinal, vou preparar os posts já pensando em como eles funcionarão melhor como material de pesquisa.

Vocês podem esperar também tutoriais ilustrados sobre como usar os sites de planejamento e reservas de viagem, e miniguias atualizados dos destinos do Freire’s.

Tudo isso e mais blogagem ao vivo de viagens, que agora devem ficar mais freqüentes, graças à maior proximidade com a Viagem & Turismo.

Sem esquecer as seções já tradicionais aqui da casa, como as enquetes (começo quarta-feira, para deixar todo mundo chegar do feriado), as charadas e o rolê habitual pelos blogs da comunidade (que vão conquistar muito mais leitores).

Enfim, vai dar um trabalhão danado, mas no final das contas vai ser mais divertido ainda.

Semana passada dei um pulinho até a redação do núcleo de Turismo na Editora Abril para dar o OK definitivo e conhecer as possibilidades do novo espaço.

    nei400.jpg

O Claudinei Montes, o Nei, é o controlador de vôo dessa nova etapa. É pra ele que vamos pedir as gambiarras que vão possibilitar que se extraia o máximo das ferramentas que temos hoje à disposição. (Brevemente teremos outras, mais, desculpaê, up-to-date.)

    rogdan400.jpg

Os dois homens-chave nessa tarefa são o Danilo Vespa e o Rogerio Fratin, que estão fazendo as reformas hoje possíveis para que o blog possa funcionar 100%. Já consegui que instalassem permalinks (URLs individuais por post) e só estou esperando chegar o esqueminha de como incluir várias fotos por post (algo que até anteontem não era possível com a ferramenta da Abril) para começar a blogar loucamente. Existem outros pedidos na fila, mas vou pentelhar um de cada vez 😀 (O próximo será reconstituir na barra lateral o blogroll com todos os blogs da comunidade VnV.)

    bettina400.jpg

Vou ter o prazer de ser colega da queridíssima Bettina Monteiro, que edita o portal. A propósito — já contei que os outros blogs vão mudar também? Pois vão: todos os blogs vão ter postos inéditos diariamente (deixando, portanto, de ser meras colunas semanais); e o que é melhor: todos os posts poderão ser vistos num blogão-agregador. Além dos blogs, o portal continuará a ter colunistas semanais de primeiro time.

    kiko400.jpg

E esse aí é o culpado — no melhor sentido — pela mudança de endereço: o nosso Kiko Nogueira, a quem vocês podem parabenizar pela inteligência, perspicácia e bom-gosto pelo email knogueira arroba abril ponto com ponto br. 😆

Então tá. Já em um postzinho inicial lá no blog novo. Só estou esperando me mandarem o atalho da publicação de posts multifotos para sair postando. Vocês saberão quando isso acontecer: eu vou pôr o endereço novo grandão no alto desta página.

(Ei, não esqueci de nada do que está na fila: Buenos Aires, Aracaju, Caribe para quem vai com milhas TAM a Caracas, por que eu apóio a Copa no Brasil — e as perguntas que aparecerem.)

Enquanto isso, vocês bem que podiam dar uma passadinha lá e espalhar bons fluidos na primeira caixa de comentários da nova fase. Bora demarcar nosso novo território!

vnvva451.jpg

Obrigadíssimo a todos! Até daqui a pouco — !

116 comentários

Pois é, Sylvia.
Tipo, a gente morava numa república e agora estamos em um prédio chiq e com 1 apto por andar. Não pega bem ficar correndo nas escadas e nem batendo papo pelo interfone. É mais ou menos isso…
Mas lá também tem os comentários e já que o Riq diz que isso não vai mudar, vamos apostar nele. 🙁
(eu devo ter problemas, só pode! 🙂 )

Eu tb Mô 🙁 … ainda bem que vou sair essa semana enquanto a casa está de mudança e nas finalizações dos ajustes .
Tem coisa melhor do que sair e chegar na casa nova já toda arrumadinha ?
( eu aqui aqui não consegui entender como é que a gente vai conversar
nos comentarios … sem isso fica igual a tudo né? snifffff … )

Ei, Riq! P*A*R*A*B*É*N*S!
Fiquei realmente feliz com a notícia, pois acho que a sua gentil trabalheira com o VnV merece um portal e um dindim.
Fã que é fã, vai atrás em qualquer lugar que você vá.
Espero que a gente possa se sentir tão a vontade quanto aqui e que deixem a gente se espalhar.
A tripulação, tenho certeza, que se compromete a não fazer muita bagunça. 🙂

PS: (bem pequenininho aqui no cantinho: vou sentir saudades daqui, me dá uma pequena sauadade do que nem aconteceu ainda…coisas de gente sentimentalista que nem eu…)

Riq,

Sucesso sempre!
Com esse suporte da V&T de fato muitas coisas devem melhorar, mas pra mim o maior trabalho que vc vai ter de agora em diante é fazer com que a árvore transplantada daqui pra lá consiga sobreviver!
Sei que estamos falando de um veículo altamente conceituado, mas por favor, não deixe nos transformarem num monte de “sacolinhas brancas”.
Continuaremos regando nossa planta!!!
Bjos

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.