Villarrica erupção

Pucón: vulcão Villarrica entrou em erupção; população evacuada já voltou para casa

Villarrica erupção

Sob alerta laranja depois de uma semana, a cidadezinha de Pucón, nos lagos andinos, viu o vulcão Villarrica entrar em erupção às 3 da madrugada desta terça.

Segundo o site SoyChile, de onde essa foto foi gentilmente surrupiada, a lava e a fumaça atingiram 8 km de altura. Uma hora depois, porém, a atividade já tinha arrefecido.

Mais de 3.000 pessoas foram evacuadas, e a grande maioria já voltou para suas casas. Apenas 45 famílias de dois povoados estão ilhadas, devido não a lava, mas à subida do nível de um riacho que danificou pontes.

Sempre segundo o SoyChile, o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) classificou a erupção como um “evento menor”.

Não houve interrupção de fornecimento de energia ou nas telecomunicações.

A região segue em alterta vermelho e o parque, fechado até segunda ordem. Se você tem viagem marcada para Pucón nos próximos dias, recomendo seguir o noticiário pelo SoyChile.com.

Leia mais:

21 comentários

Alguem sabe alguma noticia de como está Pucon??

    Olá, Sandra! O vulcão Villarrica segue com alerta laranja (o Cabulco está em alerta vermelho). Não há cinzas na cidade, mas os passeios ao vulcão estão interditados.

Renata, não sei se V está recebendo as notícias sobre a erupção do vulcao Calbuco…. Fizemos a viagem, exatamente como V programou…. Santiago, Puerto Montt, Puerto Varas, Lagos ANdinos e Bariloche, sAimos de Bariloche no dia da erupção. Está tudo coberto por cinzas, estMos em B Aires e recebemos notícias no telejornal constantemente….Eles não tem ideia do tempo que irá durar a erupção, mesmo que ela pare seus efeitos serão sentidos por muitos dias.

Caramba, irei para Santiago semana que vem dia 29/04 e desceríamos para Puerto Montt e Puerto Varas dia 04/05. Será que estará calmo? Seria só para conhecer a região mesmo, não iria escalar.

Tenho passagens compradas para Julho, melhor cancelar! Não tenho coragem em levar meus filhos depois desta…

Pessoal.. Tenho viagem marcada para o dia 20 de março para Puerto Montt e Puerto Varas.. Vcs me aconselham a cancelar minha ida para lá?? Será que a situacao ja estará normalizada?

A lava esta controlada, mas ja tem cinzas caindo ate em Bariloche. Foi muito mais forte e inesperado que o Villarrica. Ja esta afetando os voos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.