Punta del Este: vale o bate-volta desde Montevidéu?

Pôr do sol em Punta del Este

Estive rapidamente em Punta del Este esta semana. Foi a minha terceira visita — e a primeira na altíssima temporada (esta era a intenção: conferir Punta ainda em janeiro).

Da primeira vez (na outra encarnação), fui do aeroporto de Montevidéu até Punta no banco de trás do carro de amigos e nem me lembro do caminho. Na segunda vez, no início de 2008, cheguei de navio (no tempo em que os cruzeiros ainda pernoitavam por lá).

Esta foi a primeira vez em que peguei um carro em Montevidéu e fui dirigindo.

Pois achei o percurso chato e, apesar de curto, cansativo. São 120 km em pista duplicada (em bom estado) e paisagem monótona. Para não dizer que não acontece nada, acontece sim: a velocidade muda o tempo todo. De 90 pra 60 pra 90 pra 60 pra 110 pra 90 pra 60 de novo. (O trecho final, a partir do aeroporto de Punta, é todo a 60 km/h. E a pista livre, duplicada…). Não deixa de ser tenso.

Fui na segunda, voltei na quarta. E tive, na volta, a mesma impressão da ida.

E daí fiquei pensando: e quem vai e volta no mesmo dia? E, entre a ida e a volta, ainda quer rodar até José Ignacio (40 km adiante)? E fazer coisas que se fazem na praia (tomar sol, beber clericó)? E ficar para o pôr do sol, que é imperdível em Punta (e no verão acontece lá pelas 9)? Não ficará puxado demais pegar a estrada depois disso tudo?


Montevidéu: roteiro completo
Roteiros prontos:

Itinerários de 2 a 7 dias pelo Uruguai: como combinar Montevidéu, Punta del Este, Colonia (e Buenos Aires)

Meu conselho: pernoite em Punta del Este. Você vai se cansar menos e se divertir muito mais. Se for verão, fique pelo menos duas noites. Três dias por ali seria o mínimo ideal para descobrir as diferenças entre todas as Puntas — a Península, La Barra, José Ignacio.

Se você não tem nem uma noitezinha sequer para gastar em Punta, mas faz questão de ticar todos os cartões postais (a escultura da mão na areia, a Casapueblo, a ponte ondulada, as mansões do Bosque) então considere pegar um passeio organizado saindo de Montevidéu.

Mas vou avisando: vais perder um pôr do sol…

166 comentários

Caro Bóia,
cogito ir de carro de Rio Grande a Punta del Este.
Quais as condições do veículo são exigidas por aquele país para trânsito?
É indicado ou não recomendável ir de carro saindo do Brasil.
Há roubo de carros em altos índices?
Agradeço no que puder ajudar,

    Olá, Mateus! Precisa de seguro carta verde. O proprietário do carro precisa estar no veículo.

Olá!
Vou a punta agora em novembro, vou ficar do dia 17 (chego a noite) até o dia 19 (saio no ultimo onibus em direção a montevideo), nesta época ja tem movimento na cidade? vale a pena ficar duas noites em punta nesta época?
grande abraco!

Olá…estarei indo a Punta em março de 2014 com cruzeiro porém ficará na cidade apenas meio dia e nao terei muito tempo hábil para conhecer a cidade. Como ficaria mais fácil ir do porto até Casapueblo? táxis sao faceis de encontrar perto do porto ? sao muito caros? Obrigada a todos.

    Olá, Cristina! Haverá táxis, mas a frota de Punta não é muito grande e você se arrisca a ficar sem. Querendo sair da Península, o mais garantido é pegar um dos passeios oferecidos pelo navio.

Eu sou suspeito para falar de Punta: adoro aquela cidade, o charme incomparável a qualquer outro balneário, a elegância que é intima e indissociável de lá…
Um bate-volta entre MVD e Punta é um desperdício: não poder passar o dia bebendo clericot em Bikini ou La Barra, não poder almoçar no La Huella e seu charme incomparável em José Ignacio, não poder se dar ao luxo de ter um almoço ou jantar no Fasano Las Piedras? Impensável!
E recomendo a qualquer um ir na época do Réveillon: as festas são incríveis, as pessoas lindas e com um astral ótimo…

Vc pode indicar alguma agência que faça o city tour de Montevideo a Punta???

    Oi Vanessa, não temos nenhuma na manga… mas o Ricardo Freire sempre recomenda usar a que o seu hotel indicar. É uma garantia de que os hóspedes voltam satisfeitos.

Fala Ricardo.
Cara tô indo com uns amigos fazer um mochilão, em abril, e vou p Montevideo!
Passaremos 5 noites.
Queriamos ficar uns 2 dias em Punta. Não cheguei a olhar direito o que o pessoal peguntou, mas você tem indicação de algum hostel para ficarmos, e o jeito mais barato para ir p Punta?Provavelmente o hostel em Montevideo possui um serviço de viagem né?!

eu fiz e foi ótimo, especialmente pela parada em piriapolis e na casa pueblo. coisa linda demais! paguei 44 dolares numa excursao que pega e deixa no hotel, com guia super atenciosa.

    em tempo, fui no ultimo fim de semana do verao de 2011, no domingo. muita coisa ja fechando e muitos turistas tinham partido logo cedo. estava calmo como eu queria. deu para passear sem atropelos. se vc gosta do fervo, deve ir na temporada mesmo, ate pq peguei 15 graus, curtir praia nem pensar.

Olá,
Obrigado pelo site praticamente montei meu roteiro aqui:
Montevideo-Punta-Colonia-Buenos-Aires em Abril 2013.

e essa é a duvida:queremos conhecer punta, estou em duvidas do roteiro a fazer especificamente em punta.
O que acha das opções abaixo, qual seria melhor?

1) Chegar em Montevideo por volta das 15:00 e ir direto para punta, chego lá por volta das 17:00, pernoito, passo o dia seguinte inteiro em punta no final do dia volto para montevideo. continua o roteiro conhecendo montevideo, colonia e buenos aires.
Esse dia em punta será sabado.

2) Chegar em Montevideo por volta das 15:00 e ficar em montevideo. no dia seguinte ir para punta passar o dia e voltar sem pernoitar. famoso bate e volta. esse dia sera um domingo (de pascoa)

algumas duvidas adicionais:
Carro: li varios posts sobre se locomover em punta e carro é a melhor opção, ok. pensei em pegar o onibus COT no aeroporto e ir para punta de onibus , da para se locomover de taxi lá?

Obrigado…

    Olá, Davi! Fora de temporada não é difícil pegar táxi em Punta, mas as distâncias são grandes. Se você quiser ir a La Barra e José Ignacio, pode ficar mais caro do que alugar um carro. Na península você pode andar a pé, pegando o táxi só para ver a Casa Pueblo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito