Quando a bagagem sai o preço da passagem…

Excesso de bagagem -- hmpf!

É o problema de comprar passagem no varejo, picadinho: de vez em quando aparece alguma taxa que não estava no gibi. Nos vôos da Jet Blue (Nova York-Burlington), da United (Buffalo-Los Angeles via Washington) e no primeiro da US Air (Los Angeles-Flagastaff via Phoenix) não nos cobraram nenhuma sobretaxa baseada em peso. Na JetBlue a primeira mala é grátis; na United e na USAir paga-se 25 dólares (pagamos).

Mas eis que, aqui no aeroporto de Flagstaff , o check-in da US Air disse que a nossa bagagem estava um número obsceno de pounds acima do permitido, e nos cobrou não 25 dólares por mala, mas… 125 dólares !!! (Ou seja, 90 dólares de excesso por mala.)


Como a passagem, com taxas, tinha saído 130, você deve imaginar como me sinto neste momento, no café do aeroporto, blogando o prejuízo.

(Atualização: não consegui subir a foto, então só estou publicando o post aqui em Las Vegas mesmo.)

Tentamos argumentar que na vinda a mesma US Air não tinha nos cobrado nada, mas ele bateu o pé e disse que nada podia fazer, porque a balança estava ligada ao computador. (Caso a gente tivesse voado desde o Brasil de US Air ainda teríamos alguma margem de negociação…)

Ou seja: acabei caindo na mesma armadilha que eu recomendo que ninguém caia nas viagens à Europa, quando o barato das low-costs no meio do caminho pode acabar saindo caro.

Enfim, fica a dica: numa viagem pelos Estados Unidos menos ziguezagueante do que essa minha, compare quanto custa fazer o máximo por uma mesma companhia, conservando a franquia da bagagem internacional.  Caso fique bem mais em conta fazer por um bem-bolado picadinho, entre nos sites das diferentes cias. aéreas para ver a política de cobrança de bagagem de cada uma para não ter surpresinhas desagradáveis como esta.

Viajando e aprendendo 😳

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


75 comentários

Em vôos internos nos EUA pela Jetblue, além do peso de 22,7 kg para a mala despachada, ainda tem restrição de medidas da mala. Verifiquei no site que o valor por excesso de peso é de US$50 por mala despachada e por excesso de dimensão é de US$75 por mala. Alguém que já voou por essa cia saberia me informar se de fato eles são rigorosos com essa medida da mala despachada? Obrigada.

Olá, viajarei pela Delta o trecho NY/ Miami e li que as dimensões da bagagem de mão não podem ultrapassar a soma de 115cm, a soma das dimensões da minha mala dá 119cm, vcs sabem se eles eles são flexiveis quanto a isso? Obrigada!

    Olá, Cris! Talvez peçam para ver se cabe num molde, mas se é do tamanho “carry-on”, caberá.

Essa mala extra (a terceira mala de 32kg) da American Airlines é paga na hora do check-in ou pode ser paga antes, como nas low cost européias?

Ei pessoal!!! Tudo bem? Estou indo para Miami amanha e depois vou para NY, porem, com voo domestico. Vou pela AA e tenho uma mala grande. Pelo que eu entendi, terei que pagar 25 dolares para despachá-la? Obrigada

    Olá, Carol! Se as passagens forem vinculadas, vale a regra do trecho internacional. Se não forem vinculadas, vale aregra do doméstico.

    Estou comprando passagens pelo site decolar.com, mas com companhias diferentes na mesma reserva (vou com AA e trecho interno no meio da viagem por JetBlue). Sabe me dizer se a franquia internacional continua valendo para o trecho interno?

    Olá, Fernando! Pergunta difícil… provavelmente não, a não ser que se trate de vôo code-share. Melhor confirmar a informação por fone.

Olá Gabriel, vc chegou a fazer a viagem? Eu e meu grupo de amigos estamos pensando em fazer o msm roteiro e queríamos saber dicas, principalmente o vôo interno… 🙂

Olá pessoal, estou montando minha viagem pra NY, que começou com orçamento,para 5 pessoas, de 18 mil reais em passagens (Sao Paulo- NY depois Washington-Orlando-SP)e já caiu para 6mil reais para todos nós se eu conseguir usar minhas milhas e sair por Bogotá, mas a pergunta é, qual a melhor empresa : Continental? Jetblue? AA? Posso fazer esquema com 2 das 3 empresas, quais seriam as melhores no geral, em segurança e serviço de bordo? Abraços

    Prefiro AA. Mas você terá franquia de bagagem BEM diferente. Se for viajar com muitas malas custará caro!
    Voando em econômica não há muita diferença. Mas o AAdvantage para mim é o melhor programa de fidelidade.

    Bom saber, mas vou com pouca bagagem, acho que 1 mala para cada pessoa ou 1 mala para cada 2 pessoas. Pelo o que entendi, tanto faz porque no final o serviço é parecido, certo? Não tem nenhum muuuito pior que o outras, certo? 😉

    Tem que ver os benefícios, como o programa de fidelidade. Na AA você pode acumular milhas no Smiles.

Riq, de tanto ler isso no blog, eu queria bater boca com a agente de viagem estúpida que fechou o pacote do meu marido para uma viagem a trabalho para os EUA. Ela não foi capaz de incluir o trecho interno nos EUA para ele me encontrar. Resultado – eu vim com 2 malas com quase 32kj cada uma e ele teve que embarcar no trecho interno com uma mala de 20 kilos como mão e mais uma mochile com 10 kilos, pq a despachada já tinha 50 libras exatas. Vivemos perigosamente por incompetência da agente. Ela disse que pela Continental só se consegue alterar após o 1o trecho voado. Era muito arriscado para gente, pegar um vôo caro para ele…Isso procede? Alguém tem notícias?

A Jetblu é mesmo muito boa… fiz o trecho Washington-Boston e o ‘detalhe’ é que chegamos para o checkin no exato momento que o avião estava sendo fechado. Conversamos um pouco com o rapaz e não teve jeito: voo perdido mesmo.
Mas para nossa alegria ele nos encaixou num voo que sairia 2 horas depois e, surpresa positiva total, nem cobrou taxa extra nem nada. Foi só embarcar e boa!

Pelo menos, as 2 horas em Baltimore esperando o voo foram ok, já que tinha internet e tudo mais.
Jetblue super-recomendada.

    No ano passado, cheguei atrasado para uma vôo Houston x Cidade do México (antes da decolagem, mas após o encerramento do check-in).

    A funcionária da Continental me colocou no próximo vôo (cuja tarifa era mais cara), sem cobrar nada.

    Quanto à Jetblue, gostei muito de voar pela empresa. Diversos canais de TV e bom espaço entre as poltronas.

    Outra coisa que merece aplausos: Comprei a passagem e, alguns meses depois, a empresa lançou uma promoção e passou a vender a mesma passagem, por um preço mais barato.

    Entrei em contato por e-mail e eles me deram um crédito no valor da diferença. Na verdade, quando eles receberam o e-mail, a tarifa estava menor ainda e a restituição acabou levando em consideração o valor mais barato.

Então, pessoal… pelo que entendi quando eu voltar de NY para o RJ tenho direito a 2 malas de 32kg cada (Cia AA – saindo do JFK) e se precisar de uma 3ª mala, pagarei 100 dólares que é melhor do que pagar pelo excesso de bagagem?

    Exato, Patrícia. É mais vantajoso ter uma 3ª mala com nova franquia de 32kg do que pagar po excesso de peseo em uma das malas existentes.

por isso que estou até cogitando voltar de carro de san diego à san francisco (de onde sai meu voo de volta ao brasil) depois de fazer a trip pela pacific highway… talvez 800km de chão sejam menos desgastantes do que todo esse estresse por conta de bagagens no voo interno… ainda não me decidi!

agora, essa questão de fidelidade a uma empresa aérea, na minha opinião, acho que não se aplica como “solução” para esse problema de excesso de bagagem, visto que só atinge a algumas pessoas; não pode ser seguido por todos os tipos de viajantes que existem por aí.

eu, por exemplo, não tenho disponibilidade de férias (nem dinheiro! 🙂 ) com tanta frequencia que me garanta uma assiduidade em voar numa companhia específica, e além disso, sempre que viajo (ou mesmo para conseguir viajar) tenho que escolher as melhores tarifas e não a companhia de minha preferência, o que dificulta mais ainda o acúmulo dos pontos de fidelidade.

enfim, optar pela fidelidade não é questão de querer e sim de poder.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito