Quatro dias em Foz do Iguaçu: o roteiro da Roberta

Cataratas de Foz do Iguaçu, lado argentino

A Roberta passou quatro dias em Foz do Iguaçu e fez, de forma independente, o pacote completo: cataratas dos lados brasileiro e argentino, compras no Paraguai e restaurantes em Puerto Iguazú. Organizou suas impressões em um relato dia a dia muito bacana. Viaje com a Roberta:

Eu e meu marido estivemos em Foz do Iguaçu na semana passada (de 6 a 9 de julho). Foram poucos dias, mas conseguimos visitar todos os principais pontos turísticos.

Optamos por alugar um carro com GPS (que foi desnecessário). A cidade é bem sinalizada, muitas placas. Fácil de andar. Para rodar de carro é muito simples. Vimos também vários turistas utilizando ônibus da cidade, que também é bem sinalizado e fácil.

1º dia

Chegamos à tarde e deixamos as malas no hotel (Hotel Carimã – que comento mais abaixo) e fomos direto para Duty Free/Argentina. É tudo bem perto, no máximo 30 minutos de deslocamento. O Duty Free é bom. Preços atrativos e similares ao Paraguai.

A partir das 18h fica mais cheio, horário em que os hotéis, vans e excursões levam os turistas, mas dá para andar. Fica aberto o dia todo. À noite fomos para a Argentina – Puerto Iguazú para jantar. Cidade bem pequena, acolhedora, mas se resume aos restaurantes, que são ótimos. Comida excelente, e baratos em relação ao Brasil. Fomos nos restaurantes indicados aqui (Aqva e El Tío Querido – os dois são bons). Média de R$ 50,00 por pessoa!

2º dia

Compras no Paraguai. Atravessamos a Ponte da Amizade a pé, bem cedo – às 8h, juntamente com a maioria dos funcionários das lojas. Tranqüilo. É recomendável roupa confortável, tênis e mochila nas costas para colocar as compras.

Não é legal ficar andando com as sacolas para cima e para baixo, é muito cheio e atrapalha! Na volta, também, voltamos pela ponte a pé – às 12h30. Perguntamos para algumas pessoas que nos falaram que até as 14h30 é tranquilo atravessar a pé, pois é bem movimentado.

Depois desse horário tem os tais coiotes e é mais perigoso! As filas são enormes para táxis e vans. Ficam parados na ponte muito tempo e não queríamos ficar esperando.

Na volta, fomos almoçar e depois jantar em Puerto Iguazú novamente. Tem uma feirinha perto do centro ótima. Simples, mas bem legal, com vinhos, queijos e porções.

3º dia

Fomos para cataratas argentinas. Bonito demais. Não tão bem estruturado como o lado brasileiro. Era domingo, então estava muito cheio, inclusive com muitas excursões de argentinos. E isso demorou muito o nosso passeio, mas valeu a pena. Recomendo ir em outro dia.

Não fizemos nenhum opcional, pois estava muito frio. Média de 10 graus e não dava para entrar na água. Dá para ficar o dia todo nesse local. Se quiser só ver as cataratas, em meio dia é suficiente.

4º dia

Fomos para as cataratas em Foz. Como tínhamos pouco tempo, saímos bem cedo do hotel e chegamos na hora de abertura do Parque Nacional – às 9h. Lindo demais. Somente tem uma caminhada que está inclusa no ingresso. Caminhada pequena, 1500m, e no final você toma um “banho” das águas das cataratas. Vale demais o passeio.

Fizemos a caminhada, paramos, tiramos fotos e voltamos – às 11h tínhamos terminado o passeio. Sem fazer também os opcionais, por falta de tempo e também muito frio! Obviamente o lado brasileiro é mais estruturado, melhor atendimento ao turista. O lado argentino precisa ainda evoluir em estrutura.

Sempre

Roupa confortável, tênis, mochila.

Dinheiro

Real, com exceção para entrar no parque argentino, que só aceita pesos, mas só na entrada. Dentro do parque aceitam reais e dólares tranqüilamente. No Paraguai os preços são em reais e dólares. Somente nas grandes lojas aceitam cartões de crédito. Nos restaurantes na Argentina, idem –a conta vem em reais, dólares e pesos. Aceitam cartões de crédito!

Hospedagem

O Hotel Carimã é razoável, três estrelas. Bem localizado, perto de tudo. Hotel antigo, precisa de uma mega reforma (estrutural – banheiros, áreas comuns), mas é bom sim. Como não ficamos muito tempo no hotel, para nós foi o suficiente. O atendimento é bom. O hotel é bem grande.

A viagem foi ótima. Um pouco corrida, mas valeu demais a pena. Tudo lindo, atendimento bom. As cataratas são lindas. Emocionante.

Agradeço também todas as dicas do site. São totalmente válidas. Fui com tudo anotadinho que li aqui e fiz tudo tranqüila. Parabéns pela ajuda nas viagens. Boa viagem a todos!

Nós que agradecemos, Roberta!

Leia mais:

62 comentários

Estou pretendendo visitar Foz do Iguaçu em março ou abril de 2015.Meu marido tem dificuldade de locomoção, portanto gostaria de saber qual a melhor localização de hotéis (centro ou cataratas)?

    Olá, Heliana! Seu marido terá dificuldades no parque argentino, onde os caminhos são mais extensos. Quanto à hospedagem, é indiferente; as atrações são bastante distantes umas das outras e você precisará de algum tipo de condução.

Olá. Também estive em Foz do Iguaçu em 2014; fui com minha mãe e ficamos quatro dias; não aluguei carro, ficamos hospedadas no hotel Tarobá, que é da rede Best Western e fica a uns 100 metros do terminal de ônibus de Foz, e fizemos quase todos os passeios de ônibus urbano – Usina de Itaipu, Paraguai, Marco das Três Fronteiras, Templo Budista, Cataratas Brasileiras, Parque das Aves. É fácil se locomover de ônibus por lá. Para as Cataratas Argentinas o hotel indicou um táxi, que dividimos com outros dois hospedes, e para o Duty Free tem várias vans e micro ônibus que levam os turistas todos os dias – acho que paguei R$ 25,00 por pessoa. Não fomos para Puerto Iguazu, mas daria para ter ido sem problemas também. Posso dizer que os passeios saíram bem barato. Minha irmã e cunhado foram também, e ficaram em uma pousada bem próximo ao terminal – não lembro o nome, mas eles disseram que era muito boa, e gastaram menos ainda. Enfim, dá para ir para Foz do Iguaçu tranquilamente sem gastar muito – vale muito a pena, as atrações são ótimas, as cataratas são sensacionais e a cidade tem um ótimo custo-beneficio.

O Hotel Carimã, recomendado pela Roberta, achei muito caro. Com uma diária de 330,00 para quatro dias + duas pessoas, a grana vai embora rápidinho!

Irei viajar para puerto iguazu no dia 28/05 ate o dia 01/06 e gostaria de saber se neste mês de maio é frio, como é o clima lá e que tipos de roupas levar ?
Desde já obrigado !

    Olá, Mayara! Segundo o worldweatheronline, as médias históricas de temperatura para este período em Puerto Iguazu são de máxima de 25 e mínima de 13 graus. Leve roupas quentes e confortáveis. 😉

Agradeço por todas as dicas meu marido e eu vamos para Fóz dia 23/01/14. Qdo voltarmos deixarei as nossas dicas!! Até….

Olá, Moro no Goiás e vou a Foz no dia 26 de outubro, ficarei por lá uma semana, que tipo de roupa devo levar? Esta época é muito fria por lá?

Qual é o melhor dia visitar os parques do iguaçu durante a semana ou no sábado e domingo.

    Olá, José! Não temos a estatística dos visitantes diários no parque. Recomendamos ligar para o escritório da Cataratas S.A.

Olá boa noite! vou Foz do Iguaçu agora em outubro de 2013 fico 04 dias e gostaria que alguém me informasse qual melhor dia da semana para visitar as cataratas. grato Guimarães.

    Olá, José! Se for no feriado os parques estarão cheios todos os dias. Fora dos feriados, estarão mais vazios durante a semana.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito