Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Com vocês, o perfil do leitor do Viaje na Viagem

Você lembra, não é? Em junho fizemos uma pesquisa para descobrir quem somos nós. Quase 1.200 viajandões e viajandonas responderam — muito obrigado! Descobrimos o seguinte:

pizza1

Somos mais mulheres do que homens. Normalmente temos entre 25 e 44 anos.

pizza2

Moramos sobretudo nos estados do Sudeste: São Paulo (40%), no Rio (17,5%) e em Minas (9%). Moramos um pouquinho nos estados do Sul também (12,5%).

51% de nós ganham mais de 10 salários mínimos.

pizza31

Temos cartão de crédito internacional.

pizza41

Estudamos bastante.  Quase 9 em cada 10 usuários têm curso superior ou pós-graduação.

Gostamos mais de praia, lugares históricos, museus e lugares turísticos do que de esquiar.

pizza5

Nossos destinos favoritos são Europa Ocidental (44,5%), praias brasileiras (25,5%), outras regiões do Brasil (9,2%) e Estados Unidos (7,2%).

Gostamos de programas de milhagem. 64% de nós têm Fidelidade Tam; 53% têm Smiles.

Não costumamos derrubar árvores na hora de pesquisar nossas viagens…

pizza61

Mais de 80% entre nós já usaram a internet para comprar passagens aéreas ou reservar hotéis.

E o que é mais divertido: 72% devem viajar nos próximos 6 meses. (Apenas 5% acham que só viajarão depois de um ano.)

pizza9

Mais uma vez, obrigado pela participação. E boas viagens a todos nós!

71 comentários

Adorei saber o resultado da pesquisa. A turma é estudiosa e letrada. Talvez venha daí o gosto pelas viagens, às vezes até em detrimento de um acúmulo maior de patrimônio. Ricardo, seu blog/site vai longe, muito longe.

Aproveito para atualizar as informações sobre Santiago e gripe suína. No vôo de ida pouquíssimas pessoas usando máscara. No vôo de volta, ninguém. Em Guarulhos, poucas pessoas. Em Santiago, ninguém mesmo. Aliás, não vi nada sobre a doença na rua, TV, jornais. A vida segue normalmente. Os vôos estão bem vazios. Depois deixo mais dicas do Chile nos posts próprios, mas quem precisar de alguma coisa em Santiago e/ou Vale do Colchagua pode adiantar por aqui.

    Bem-vindo de volta, PêEsse!

    E, conforme este blog tinha previsto ainda em junho, em agosto a gripe suína é brasileirinha da silva…

Me encaixo em quase tudo, só me senti culpada pq não tiro férias em praia desde Novembro/2007 (OK, em Maio de 2008 fiquei umas horas na praia na Califórnia rsrs).

CarlaZ,
Estou em crise pq sempre fui como vc, nem viajei, penso no próximo… mas a de Fevereiro está em aberto, pq eu vou ter que gastar em obra (patrimônio).

Vem cá, cadê o relato da Convenção do Zé????

Desculpe a pergunta, mas é deformação profissional: quando é que essa pesquisa começa a render $$$$$ pro site?

    Estamos partindo agora para a comercialização, chérie.

    Mas eu estou atrasado com a reformulação do blog. Isso aqui vai virar um saitão 🙂

    Riq
    Não sei o quanto você tem acompanhado esses aplicativos on line da Apple mas é um excelente filão começando a explodir na rede com vários lançamentos todos os dias, e na sessão Travel nenhum em português. Quem sair na frente vai se dar bem e, com o material e o nome que você construiu nesses anos tem tudo pra “bombar”.Em outras áreas de interesse existem aplicativos em portugues inexplicavelmente idiotas e pagos.Entra no I tunes e dá uma estudada se já não tiver feito isso.

    Saitão !! Buena , quem sabe até sobrem uns filhotes de ações , pra
    equipe de comentadores – redatores 😉

    Já viu né Arthur , aqui na bóia até comentarista tem nome próprio , e sugere direitos trabalhistas 😉

    Jornada de 30 horas semanais, vale-transporte, ticket-refeição, plano odontológico, assistência médica, quinquênio, reajuste de 150% e participação nos lucros…

Achei muito digna essa pesquisa. E me achei super fina de estar no meio dela.
E que venham mais e mais viagens (já ultrapassa 1 mês da minha expedição e eu já penso na próxima!!!)

    É assim mesmo…ainda nem viajei e já fico imaginando os próximos feriados…o carnaval…

Riq,

Que ferramenta vc usou pra fazer essa pesquisa? É um site?

    Não, Flavia, foi uma pesquisa feita por uma consultoria e auditada por empresa independente, com ferramenta específica para evitar respostas duplicadas.

O resultado mais curioso para mim foi a proporção entre homens e mulheres. Achava que seria bem próxima, mas a diferença é grande.

Putz, sou antiga e anti-ecológica, mas não vivo sem meus guiazinhos impressos, com clara preferência pelos Time Out. Mas no geral, os resultados foram o esperado. Só achei 7,2% pouco de viagens pros States.

    Paula, mesmo com os blogs, eu também não deixei de comprar nem de usar guias impressos. A meu ver, os meios se complementam. Há informações repetidas, claro, mas ainda existem informações, dicas etc. que são mais fáceis de serem encontradas em guias impressos que em blogs, e vice-versa. Acho que os blogs vão primeiro tomar o lugar das revistas de viagem. Só então talvez ocupar a vaga dos guias impressos. Mas essa é só minha opinião de leitor, não sou profissional do assunto.

Lu Malheiros e Marcie, somos da turma que adora os destinos serranos, curte um friozinho e procura viajar no outono. Sensacional o resultado dessa pesquisa. Sylvia, vc resumiu bem: viajamos para onde é possível mas nunca deixamos de ir. Domingo vou para a Praia do Forte e Salvador :mrgreen:

😎

    Também estou enlouquecida com os aplicativos do ipod( acho que é só o touch) pra viagens!!Comecei baixando vários gratuitos e acabei comprando alguns lonely planet($15 cada guia)mas são melhores que os de papel pq tem mapas interativos off line e buscadores, ou seja são guias digitais.
    De gratuitos úteis também tem muitos:
    Tradutores, audio com rases uteis de varias linguas
    Metro: vc baixa as cidades que quer e ele te dá os meios de ir de um lugar a outro, tipo distancias linhas de bus e metro, qtas estaçoes e tempo
    Dicionarios, conversores de moedas, audioguias( tem 1 do Museu D’Orsay lindo, com videos e tudo e o melhor, free.
    Ah e tem o skype que pode usar pra SMS ou tudo se for pelo iphone. Tem um programa fring que inclui msn,google talk,skype, etc
    reservei só hoteis com wi fi e nem vou levar o note!

    Diogo, Claudia e Eneida, já fui lá na seção “travel” da Apple Store e fiquei meio perdido. São muitos aplicativos, vários deles bastante parecidos. Vocês poderiam por aqui dizer o nome de alguns aplicativos que baixaram e já aprovaram? Fiquei na dúvida sobre se os do Lonely Planet precisariam de Internet, mas o Diogo garantiu que não. Tenho muito espaço livre no iPhone (uso mais para fotos de viagens do que para músicas) e estou precisando de umas brincadeiras dessas para passar o tempo. Conto com vocês.

    Os guias do Lonely planet funcionam offline sim e tem mapas interativos, links, buscadores. Achei melhor que o impresso e me livro de levar peso.O de San francisco estava em promo por 99c, se interessar a alguem.
    Tem vários que são free. Você pode baixar , testar e deletar se não gostar.
    Achei legais(free) o Metro, iTranslate, Oxford translator, Currency, Rick Steves Orsay Museum Tour(esse é novo e tem outros pagos. Acredito que vai ser pago em breve. Tem leitura audios, videos com uma definição barbara).Os da world nomads( language guides)são simples ma s bem feitinhos.
    Baixei um Pro Guide da Turquia que é meio pobrezinho, mas não tinha outro do país todo. O LP é só de Istambul e comprei tb.
    O Skipe também é legal. Você paga só a tarifa Skipe se estiver em rede wi fi.
    Enfim eu nem tenho o iPhone mas mei iPod touch já tá batendo um bolão!Só viajo em setembro e aí vou poder testar na prática.

    Eneida, muito obrigado. Vi que tem Lonely Planet de Moscou e de St Petersburgo, dois de meus próximos destinos. Vou comprar para testar. E vou baixar esses que você sugeriu, também. Valeu mesmo a ajuda.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito