Quer pagar baratíssimo por hotel em Nova York? Compartilhe o banheiro!

The Jane

Numa caixa de comentários de um post recente o Ed trouxe o link para um excelente artigo — como sempre — do Matt Gross, o Frugal Gourmet do New York Times, em que ele faz um inventário completo de como curtir Nova York com pouca grana.

Entre as recomendações do Frugal Gourmet está o The Jane, um hotel de microquartos que fica no West Village, em frente ao Hudson, pertíssimo do überbochinchado Meatpacking District. Um quarto single, decorado como uma cabine de navio de priscas eras, pode sair por US$ 99 a noite. É uma pechincha, mas vem com um porém: o banheiro é compartilhado.

Uma vez eu já escrevi isso numa enquete, e repito agora: se uma economia 50 dólares ou 30 euros na diária de hotel pode fazer a diferença entre viajar e não viajar, e você não tem vocação para ficar em dormitório coletivo de albergue, os hotéis e bed & breakfasts com banheiro compartilhado são uma ótima solução.

A chave para não cair em roubadíssimas é entrar de resenhas do hotel no Booking e procurar por menções explícitas ao banheiro.

E você? Já encarou hotel com banheiro compartilhado? Conta pra gente!

Leia também:

Guia de sobrevivência em hotéis de banheiro compartilhado

Hotéis em NY a US$ 150? Em Long Island City tem

100 hotéis de Nova York comentados pelos leitores

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


 

 

 

133 comentários

Nós ficámos uma única noite, numa cadeia em França que se chama Fórmula 1. (Aconselho pela decoração – básica mas com as cores cordenadas, eficiência e PREÇO!!!)
As casas de banho eram imensas e divididas entre duche/bacia e só sanita. Auto-limpavam-se, fechando a porta, de tanto em tanto tempo e não podiam estar mais impecáveis.
No entanto, foi a noite mais chata no que toca vontade de ir fazer chi-chi. Acordei um monte de vezes e, por preguiça, nunca me quis levantar. Acho que foi psicológico. Nunca acordo…
A partir daí, e dentro do mesmo género de hotel de estrada à entrada das grandes cidades, ficámos na cadeia L’Étap, mais velha e com quartinhos desengraçados mas, lá está, com a casinha de banho no quarto.

Eu acho que por uma estadia curta, num local de cambio caro (Europa, Escandinávia, etc..) dá para encarar na boa, e especialmente quando voce so vai dormir a noite, e tem que levantar cedo no dia seguinte, para tomar trem, avião, etc…

Mas, concordo que é algo por tempo limitado. Já usei na Europa várias e várias vezes, em especial quando viajei sozinnho.

Um bem-sucedido livro de um excelente autor, ao destinar uma de suas 100 dicas para viajar melhor à escolha de hotéis, recomenda primeiro se atender ao um padrão mínimo de conforto de cada um. O meu padrão mínimo de conforto, ao menos por enquanto, não admite banheiro compartilhado, não.

Em São Petersburgo, fiz reserva em um hotel no qual apenas 10% dos quartos tinham banheiro compartilhado. Por erro, terminei optando por um desses quartos com banheiro compartilhado. Só fui perceber isso bem depois, no dia da entrada no hotel, quando peguei a versão impressa da reserva para ver o endereço e entregar ao taxista. Mas, como 90% dos quartos eram com banheiro privativo, achei que não haveria problema, teria apenas de pagar a diferença pela mudança no tipo do quarto. Nada disso, o hotel estava cheio e só havia disponibilidade mesmo em quarto com banheiro compartilhado. Resultado: recusei o quarto sem nem entrar. O próprio atendente do hotel recusado me sugeriu outro, do lado. Deixei minhas malas no hotel recusado e fui ver o hotel sugerido. Adorei. Quartos bem melhores, mais espaçosos, com banheiro privativo e pelo mesmo preço e sem perda de tempo procurando hotel. Até hoje a multa de uma diária prevista no Booking não foi cobrada. Detalhe: tudo isso durou uma meia hora, sem ninguém falar inglês comigo e eu sem falar russo com ninguém.

Eu nunca usei banheiro compartilhado. Fiquei em hostel na Espanha, mas eram quartos duplos c/ banheiro privativo, não tinha nada a ver com os albergues sobre os quais se comenta aqui, parecia mais uma pousada simples. Com uma turma, solteira, talvez até encarasse. Tem muito a ver com estado de espírito, não só financeiro… Vc pode ter condição de pagar por algo melhor, mas quer estar c/ uma turma q vai p/ aquele local, como pode estar sem dinheiro e não sair de casa se não puder pagar por um banheiro privativo. Eu me viciei tanto em viagens que se um dia minha condição financeira não puder me proporcionar um banheiro privativo, desconfio que vou viajar do mesmo jeito 😉

Lógico que banheiro privado é melhor, mas a economia conta muito – então nas férias fiquei no Hostelling International por 3 dias. Banheiro E quarto compartilhado em Washington.
5 quadras da casa branca, razoavelmente perto de metro, um bom café-da-manhã, wi-fi, alguns programas noturnos e passeios culturais (não fiz nenhum, mas estavam lá) – tudo isto por pouco mais de 30 dólares por pessoa, nem pensei muito onde passar estes 3 dias 😉
E vai: o quarto era para 4 pessoas, estávamos em 3 então foi tranquilo.
Na verdade, nunca fiz uma viagem de mais de 10 dias que não tivesse algum albergue incluido, então tô mais que acostumado…

E para descontar, saímos dali para um 4 estrelas em Boston, a 45 dólares por pessoa pelo Hotwire, o que foi um baita upgrade na mudança de cidade hehe

Como dissse o Arthur, necas de banheiro compartilhado. Nananinanao. Tentei uma unica vez, por insistencia da minha irma, numa hostal em Buenos Aires – durou uma unica noite, da chegada as 23h ao check out as 9h do dia seguinte.

Alberto Sordi falou, ao perguntarem por que ele nunca se casara: “Imagine se eu vou dividir minha casa com uma estranha?!”. Digo o mesmo com relação a banheiros.

Falando em banheiro privativo e Eurocheapo, nesse exato instante estou tentando resolver a equação hotel em Roma e Veneza (e Paris, pq meu querido Etap La Villette está com uma data indisponível e eu não consigo falar com eles…)

Estou olhando apenas BB ou hoteis COM banheiro e numa faixa até 100E. Minha pergunta é : Em termos de localização, vale a pena cacifar o Mercure Coloseo em Roma por 110E o casal ou escolho um BB mais baratinho perto do Termini? Lembrem-se que vivo com uma bolsa de doutorado!!!

    Dri, eu não recomendaria ficar perto do Termini, não. Está cada vez mais barra pesada lá.

    Muito obrigada pelas opiniões, trips… Meu orçamento de fato está um pouco prejudicado para hospedagem, então a região do termini me pareceu uma boa escolha: hoteis/bb mais baratos e sem a necessidade de cacifar taxi para o termini/aeroporto..

    Marcie, o que vc chama de barra pesada? Como eu moro no Rio, tenho uma certa dificuldade em acreditar que algum lugar seja barra pesada… Além do mais, estarei sempre acompanhada por um homem, o que já ajuda, né? E o fato de ter tantos hoteis me tranquilizou um pouco..

    Dri, se você se sente segura, então tudo bem. E sem a menor dúvida o fato de não estar só é mais tranquilo. Por barra pesada entendo muita droga, prostituição, e muitos roubos, além de ser um lugar feio de doer. Claro que a localização é bastante cômoda, super central, e de fácil acesso a todos os transportes públicos.
    Dica, porém: o ônibus 64, que você certamente pegaria para ir ao Vaticano é o mais perigoso de Roma…

    Dri nao fica perto de Termini nao que voce vai ver Roma com outros olhos. Eu tambem sou do Rio e acho que essa historia de barra pesada nao pega pro meu lado…mas ter uma boa impressao da cidade e fundamental.
    Fiquei num apezinho furreba https://www.bolloapartments.com mas que foi otimo pela localizaçao e paguei 80 euros por dia em alta estação. Pra quem quer economizar tem o lado bom de poder fazer as refeições la coprando coisas num supermercado perto ou fresquinhas na feira do Campo di Fiori.
    Da pra fazer tudo a pé…só de/para o aeroporto fiz trem + onibus…peguei esse 64 e deu tudo certo.

    Vou dar meu pitaco, mas adianto que é super irresponsável e pouco abalizado, já que não morei em Roma como a Marcie nem fiquei na região do Termini como muitos.

    Pra mim, o fato mais importante nessa questão é que, em Roma, qualquer lugar com aglomeração de turistas é inseguro. Você pode ser alvo de batedores de carteira e afanadores em todos os lugares turísticos e em qualquer ônibus ou bonde que carregue turistas. Então dá muito bem pra ter sua carteira surrupiada mesmo se hospedando em pontos mais seguros da cidade…

    Não gosto do Termini mais pelos motivos da CarlaZ do que por insegurança. A região do Termini é bem mal-encarada e não é o lugar mais agradável para acordar e dormir em Roma. Mas certamente é um lugar em que você vai redobrar a sua atenção e não dar trela para estranhos. No fim das contas, acho que a gente corre mais risco em outras áreas, quando o radar não está tão ligado…

    Para quem ficar no Termini: ali pertinho fica San Lorenzo, que tem uma noite animada por conta da universidade de Roma, que é por ali. A muvuca é no entorno da via Tiburtina.

    Mas acho que o seu apezito tem a localização perfeita, Carla. Campo de’ Fiori é central para tudo e me pareceu o único ponto do filezão do centro histórico em que os italianos são mais numerosos do que os turistas. As fotos são bacanas. Ele não é tão legal assim?

    Riq,
    eu fiquei em um que justamente não tem foto no site. Ele é limpo, confortável, ar condicionado funcionando, mas tem cara de improvisado, aquela coisa de as cadeiras da mesa nao serem iguais, os utensílios de cozinha também (parece sobra). Eu até pensei que a falta de fotos era por não corresponder aos outros.
    O banheiro tem um chuveiro bem apertado que não tem espaço pra nada, eu tinha que deixar o shampoo do lado de fora e tentar molhar o mínimo possiível hehehe
    Tem uma moça que limpa, faz cama e troca toalhas, mas não todos os dias, assim como apartamentos que alugamos.
    tem um recepcionista que fica algumas horas do dia lá, normalmente na hora do entra e sai.
    Mas o lugar é tão fofo…voce chega em Roma, naquelas ruazinhas e já fala…pronto amei!
    Da pra fazer tudo a pé, e a noite depois de sair pra jantar…ficar no Campo de Fiori pra uma cervejinha e ver os italianos na night.
    Eu nao sabia que ali era point e a noite percebi que estava no Baixo Gávea hehehe
    Aquelas surpresas de viagem que a gente adora.
    Eu recomendo sim! Mas e melhor contar tudo.

    Oi Dri,
    Se te ajudar…
    Estive em Paris, Veneza e Roma em outubro.
    Aluguei um apê em Paris, excelente, perto do Pantheon, e o preço foi excelente tb (31 euros/dia por pessoa, para 3 pessoas).
    Em Roma ficamos num hotel perto da Porta Pia (que fica proximo a uma estação de metrô, além de existirem muitas linahs de ônibus por toda a cidade que pasaam pela Porta Pia). A diária saiu por 20 euros/pessoa, para 3 tb (com banheiro dentro do quarto).
    E em Veneza ficamos num hotel na ilha São Marco, Caneva (ou Cavena, não lembro agora). O banheiro era compartilhado (mas tem pia dentro do quarto) e o hotel é ótimo, com café da manhã. Acho que a diária ficou por 33 euros/pessoa.
    Enfim, todos os locais eram bem localizados e com ótimos preços.
    Se quiser alguma informação do lugar, te mando por mail.
    É isso.
    Espero ter ajudado!
    Robi

    Eu também abomino a região da Termini. Fiquei lá apenas uma vez e odiei. Achei realmente perigoso e já fazem anos. E eu moro em SP.

    Eu tambem náo achei das mais simpaticas. E quase o mesmo que ficar perto da Estação da Luz,em sp.

    Dri
    Não acho que o Termini fique tão distante assim do Coliseu que valha a pena pagar mais por outro hotel (isso se este Mercure ficar perto do Coliseu, eu não conheço este hotel).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito