Quero morar em Belo Horizonte

    bardoze4001.jpg

Mais um texto produzido para o portal ViajeAqui que eu estou transcrevendo aqui por falta de permalink.

Surpreso? Eu também. Para falar a verdade, eu não conheço direito Belo Horizonte. Só estive por lá de passagem (a caminho das cidades históricas) ou para fazer uma reuniãozinha e voltar no mesmo dia. Pernoitei uma vez só – e num hotel superfora de mão, o Ouro Minas.

Todas as vezes que passei por lá, simpatizei muito com a Savassi (eu sou fã de bairros multiuso, próprios para morar, trabalhar e se divertir). Mas ainda não bati perna em Lourdes, que o Zé Edu Camargo me contou ser o bairro do momento. Ah, sim: um dos meus restaurantes favoritos no Brasil fica em Beagá: o persa Amigo do Rei – que só tive o prazer de freqüentar na sua encarnação prévia, em Paraty.

Este ano eu tinha me prometido que iria ao Comida di Buteco, fabuloso festival (concurso? maratona? orgia?) de baixa gastronomia promovido pelos incontáveis bons botequins da cidade. Acabei não indo, mas já estou programando a ida no ano que vem.

E eu já falei que eu adoro o sotaque de Belzonte? Tem o “r” carioca, mas sem chiar o “s”… tem também o “dezzz” do gaúcho, e ainda por cima com aquele cantadjim gostosim djmaisdacon’. Oncotô? Proncovô? Apaixonei com esse trem!

Apesar de Savassi, Lourdes, comida persa, vaca atolada e o cantadjim gostosim serem motivos justos para alguém pensar em se mudar para Beagá, o que me faria ir de mala, cuia e etc. para lá é o fato de Belo Horizonte ser, hoje, a melhor cidade do Brasil para quem quer fugir de avião para lugarzinhos bacanas.

De avião?

Sim. Já faz um tempo que BH é a única cidade brasileira com o privilégio de dois vôos diretos e diários para Porto Seguro, pela Gol – um pela manhã, outro à noite. Por 300 reais (o que os paulistanos gastam de gasolina ir às praias do litoral norte) o belo-horizontino pode passar o fim de semana na sua casa de praia no Arraial d’Ajuda ou em Trancoso.

(O quê? Ninguém aí ainda teve essa idéia? Pois se eu me tornasse belo-horizontino a primeira coisa que eu ia fazer era alugar uma casinha de praia no Arraial ou em Trancoso.)

Pois se não bastasse esse atalho para o sul da Bahia, Belo Horizonte recentemente ganhou vôos diretos para outros dois dos lugarejos mais charmosos do Brasil.

Um vôo de 25 minutos da Total (com tarifas desde 95 reais!) leva você da Pampulha a São João del Rey, porta de entrada para a mais sofisticada de nossas cidades históricas, Tiradentes. (O único inconveniente é o horário – você precisa enforcar a tarde de sexta no escritório.)

E agora, só para humilhar, a mesma Total lançou um vôo direto a Búzios Cabo Frio, do ladinho de Búzios – saindo sábado cedinho, voltando domingo à noite, uma hora de vôo, desde 93 reais por perna. Assim dá pra pensar em trocar os simpáticos botecos de Belzonte pelo übercharmoso Bar do Zé, na Orla Bardot (esse aí da foto).

Enquanto isso, aqui em São Paulo, não aparece nenhuma companhia aérea regional que pense em tirar o paulistano da estrada nos fins de semana. São Paulo-Tiradentes e São Paulo-Búzios seriam duas linhas sensacionais. Assim como seriam São Paulo-Ilhabela, São Paulo-Ubatuba, São Paulo-Paraty, São Paulo-Angra…

A linha São Paulo-Paraty-Angra-Rio já foi tentada uma vez, pela Team, e não deu certo. O que me leva a pensar que a culpa não seja da falta de empreendedorismo, e sim de incompatibilidade de gênios entre o paulistano e os teco-tecos.

Também não vou me iludir: mesmo se aparecesse uma pequena companhia regional disposta a operar essas linhas, ela não encontraria lugar em Congonhas – sobretudo nas noites de sexta-feira, quando adoraríamos escapar por via aérea a Búzios ou Tiradentes ou Ilhabela ou Paraty.

BH, me aguarde!

162 comentários

Oi! Alguém ainda responde aqui?

Estou prestes a me mudar para BH e tenho algumas questões:
*Qual o melhor local para morar (aluguel barato e proximidade de serviços e parques e vida noturna)
*Tem um forró do bom nessa cidade?
*Compensa morar em BH para prestar serviço em Contagem (em um bairro bem na divisa dos dois municípios).

Abraço.

Camila,
indicaria o Bairro são Bento, que é muito arborizado, tranquilo e o acesso a Band seria muito fácil, pois é do lado. Não concordo com a indicação do Buritis, pois fica difícil acesso, trânsito caótico, e vc ficaria longe.

Olá Camila,

Moro em BH no bairro Santo Antônio. É um bairro próximo à Band (que fica na raja né?). Tem tudo por perto. A melhor parte do bairro fica próximo a Av. Prudente de Moraes pois é uma parte plana. Aqui por perto tem ainda os bairros: Cidade jardim, Vila Paris, Luxemburgo. Todos se interligam. Tem ainda o Buritis, que é um bairro com prédios novos com uma boa estrutura e acredito que com bons preços. Tem ainda o bairro Gutierrez que é um ótimo bairro.
Qualquer dúvida é só dizer.

Olá, adoro o Viaje na Viagem, está nos meus favoritos! Sou de SP, nao conheço BH, e vou trabalhar perto da Band Minas, qual bairro vocês me recomendam nas proximidades?! Queria algo calmo e familiar por ter filho pequeno… Obrigada!

    Olá, Camila! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta de belo-horizontino, aparecerá aqui 😀

    Oi Camila.
    Eu indicaria o bairro do Buritis. É perto e tranquilo.
    Espero que vc goste de BH tanto quanto eu gostei. Morei 3 anos lá!

Realmente Beaga está surpreendendo. Conheço a cidade desde menina , quando ia em viagens com minha familia visitar os parentes que moram lá . Hoje penso em ir morar em BH. Concordo com o Mauricio , SP ja era… aqui ta dificil pra tudo. Desejo ainda esse ano ir morar em BH e curtir as cidades historicas, principalmente o carnaval em Diamantina, que otimo …pra quem gosta de curtição. Recomendo. foi o melhor que ja fui !!!

Que bom ver tantas coisas boas de BH!! Apesar de mineira ( sul de minas) não vou a BH a muitos anos!!! E depois de anos trabalhando no maranhão estamos planejamendo a nossa volta para o Sudeste…para BH…e acho que fizemos uma otima escolha!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.