Chile reabre fronteiras

Chile elimina as exigências de entrada

ATUALIZAÇÃO: 11 DE MAIO DE 2023

Em 9 de maio de 2023 o Chile eliminou de vez todas as exigências de entrada relativas à covid.

A decisão segue o fim do estado de emergência da pandemia decretado pela OMS.

Com isso, não só as exigências de entrada caem, como também o teste aleatório de viajantes à chegada não será mais realizado.

Fim das exigências de entrada no Chile:

  • O Chile não exige mais prova de vacinação
  • O Chile não exige mais PCR
  • O Chile não faz mais testes aleatórios de viajantes na chegada

As medidas começaram a vigorar em 9 de maio de 2023. O fim do teste aleatório na chegada, sobretudo, é um grande alento para os turistas que planejam viajar ao Chile para a temporada de inverno.

Veja a íntegra do comunicado do Ministério da Saúde do Chile

Ministério da Saúde deixa sem efeito medidas do Plano Fronteiras Protegidas no contexto da Covid 19

Com esta disposição, que começou a valer dia 9 de maio, elimina-se a solicitação ao ingressar no Chile do teste PCR e certificado de vacinas.

O Ministério da Saúde deixa sem efeito o “Plano de Fronteiras Protegidas” em nosso país. A medida, que começou a valer neste 9 de maio de 2023, é adotada a partir do mometo em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) por SARS-CoV2.

Desta forma, se elimina a solicitação do teste de PCR ao ingresso no país, do certificado de vacinação contra Covid 19, e se acaba com a testagem aleatória dos viajantes, como estabelecia o plano.

É importante destacar que, ainda que o cenário epidemiológico em relação à Covid 19 esteja em baixa, a circulação de outros vírus respiratórios se adiantou às portas do inverno. Por isso, é importante manter a vacinação em dia, tanto contra a Covid 19 quanto para influenza, assim como manter as medidas de autocuidado aprendidas na pandemia: lavagem frequente das mãos, ventilação de espaços fechados e uso de máscara ao aparesentar quadros respiratórios.

Fonte: Ministério da Saúde do Chile

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    965 comentários

    Vou ao Chile, minha identidade tem mais de 10 anos, e pela minha idade (61) anos, não sou obrigada a fazer a nova identidade, consigo entrar no Chile com essa que tenho???

      Olá, Solange! No seu lugar, eu não arriscaria. A aceitação de carteira de identidade já é uma liberalidade. O certo é usar o passaporte. Você pode ter o seu embarque negado no check-in no Brasil se só tiver um RG velho para viajar.

    Olá, aqueles formulários de passe sanitário no mevacuno.com então estão encerrados? Por favor, seria somente então rg ou passaporte e seguro viagem? ou há alguma declaração juramentada ou passaporte sanitário a ser feito?

      Olá, Carlos! O texto está atualizado. Tivemos o cuidado de escrever em português. Experimente dar uma lida.

    Olá, boa tarde
    Eu sou Haitiano, estou vivendo no Brasil
    Gostaria viajar em Chile, já ouvi falar de lá, mais para mim entrar de lá.
    O que eu preciso como documentos pra entrar lá?

      Olá, Daniel! Não sabemos quais são as exigências de entrada no Chile para haitianos. Brasileiros não precisam de visto nem de passaporte por causa de acordo entre o Mercosul e países da América do Sul.

    Bom dia. Vi hoje um tweet do Minsal do Chile avisando que não irão mais exigir teste PCR, nem comprovante de vacina e nem farão testes aleatórios na chegada. Só não consegui ver se essa medida tem efeito imediato. Mas provavelmente sim.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito