Chile reabre fronteiras

Chile elimina as exigências de entrada

ATUALIZAÇÃO: 11 DE MAIO DE 2023

Em 9 de maio de 2023 o Chile eliminou de vez todas as exigências de entrada relativas à covid.

A decisão segue o fim do estado de emergência da pandemia decretado pela OMS.

Com isso, não só as exigências de entrada caem, como também o teste aleatório de viajantes à chegada não será mais realizado.

Fim das exigências de entrada no Chile:

  • O Chile não exige mais prova de vacinação
  • O Chile não exige mais PCR
  • O Chile não faz mais testes aleatórios de viajantes na chegada

As medidas começaram a vigorar em 9 de maio de 2023. O fim do teste aleatório na chegada, sobretudo, é um grande alento para os turistas que planejam viajar ao Chile para a temporada de inverno.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Veja a íntegra do comunicado do Ministério da Saúde do Chile

    Ministério da Saúde deixa sem efeito medidas do Plano Fronteiras Protegidas no contexto da Covid 19

    Com esta disposição, que começou a valer dia 9 de maio, elimina-se a solicitação ao ingressar no Chile do teste PCR e certificado de vacinas.

    O Ministério da Saúde deixa sem efeito o “Plano de Fronteiras Protegidas” em nosso país. A medida, que começou a valer neste 9 de maio de 2023, é adotada a partir do mometo em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) por SARS-CoV2.

    Desta forma, se elimina a solicitação do teste de PCR ao ingresso no país, do certificado de vacinação contra Covid 19, e se acaba com a testagem aleatória dos viajantes, como estabelecia o plano.

    É importante destacar que, ainda que o cenário epidemiológico em relação à Covid 19 esteja em baixa, a circulação de outros vírus respiratórios se adiantou às portas do inverno. Por isso, é importante manter a vacinação em dia, tanto contra a Covid 19 quanto para influenza, assim como manter as medidas de autocuidado aprendidas na pandemia: lavagem frequente das mãos, ventilação de espaços fechados e uso de máscara ao aparesentar quadros respiratórios.

    Fonte: Ministério da Saúde do Chile

    973 comentários

    Olá boa noite!
    Gostaria de saber se o cidadão chileno pode viajar a partir de outubro mesmo se não estiver vacinado, é que ele alega que está tomando anticoagulante e tem recuo em tomar a vacina toda sua família mora lá em Santiago se ele fizer o teste de pcr ele pode viajar normalmente?

      Olá, Viviane! A gente só entende da legislação voltada ao turista brasileiro. Por favor consulte o consulado chileno.

    Bom dia! Se eu for viajar para a Bolívia antes e ficar 5 dias na Bolívia e depois ir direto para o Atacama, eu ainda assim preciso fazer a quarentena de 5 dias? Já que não sairei do Brasil e sim da Bolívia

    Olá, você saberia me informar se preciso necessariamente passar a quarentena em Santiago para depois ir pra outro lugar, ou posso fazê-la no Valle Nevado ou no Atacama? Teria algum órgão do governo chileno que poderia me sanar essa dúvida?

    Como está funcionando em casos de apenas conexões no Chile?

      Olá, Luana! Para conexão é normal. Vale a exigência do país de destino. Você não vai poder sair da área de trânsito do aeroporto.

    Boa tarde. Eu tenho uma proposta de ir trabalhar no chile ate janeiro. Uma josnada de quase 3 meses.
    Me indorme por favor se eu consigo viajar sem passaporte???

    Li que no Chile já vacinam crianças acima de 6 anos, temos uma viagem programada para dezembro (viagem que foi remarcada diversas vezes e dezembro seria a data final), e vamos com crianças de 8, 10 e 12 anos (sendo que a de 12 estará com vacinação completa). As menores poderão entrar?

      Olá, Lilian! Nesse momento não sabemos nem se os adultos vão poder entrar. Infelizmente não tem outro jeito senão esperar o Chile abrir e divulgar suas regras.

    Sabe informar se as restrições cabe também a viagem a trabalho?

      Olá, Bruno! Comunique-se com seu parceiro de negócios para ver o que pode ser feito. Mas acho difícil escapar da quarentena.

    Infelizmente terei que ir mesmo com a quarentena a fim de não perder o voo (já remarcado inúmeras vezes desde abril/2020 e os passeios pagos com antecedência). Sobre a quarentena sabe dizer se devo ficar os 5 dias em Santiago e depois ir para o Atacama ou se é melhor ir direto para o Atacama e fazer a quarentena lá? Outra dúvida… A quarentena pode ser em qualquer hotel? Obrigada.

      Olá, Andressa! Acredito que a quarentena precise ser em Santiago mesmo. Mas não estudamos a situação porque está fora do nosso escopo: vamos estudar de novo a siuação do Chile quando a quarentena não for mais imposta. Mas no formulário do governo você saberá onde pode fazer a quarentena. Um agente de viagem também pode ajudar você.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito