Chile reabre fronteiras

Chile elimina as exigências de entrada

ATUALIZAÇÃO: 11 DE MAIO DE 2023

Em 9 de maio de 2023 o Chile eliminou de vez todas as exigências de entrada relativas à covid.

A decisão segue o fim do estado de emergência da pandemia decretado pela OMS.

Com isso, não só as exigências de entrada caem, como também o teste aleatório de viajantes à chegada não será mais realizado.

Fim das exigências de entrada no Chile:

  • O Chile não exige mais prova de vacinação
  • O Chile não exige mais PCR
  • O Chile não faz mais testes aleatórios de viajantes na chegada

As medidas começaram a vigorar em 9 de maio de 2023. O fim do teste aleatório na chegada, sobretudo, é um grande alento para os turistas que planejam viajar ao Chile para a temporada de inverno.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Veja a íntegra do comunicado do Ministério da Saúde do Chile

    Ministério da Saúde deixa sem efeito medidas do Plano Fronteiras Protegidas no contexto da Covid 19

    Com esta disposição, que começou a valer dia 9 de maio, elimina-se a solicitação ao ingressar no Chile do teste PCR e certificado de vacinas.

    O Ministério da Saúde deixa sem efeito o “Plano de Fronteiras Protegidas” em nosso país. A medida, que começou a valer neste 9 de maio de 2023, é adotada a partir do mometo em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) por SARS-CoV2.

    Desta forma, se elimina a solicitação do teste de PCR ao ingresso no país, do certificado de vacinação contra Covid 19, e se acaba com a testagem aleatória dos viajantes, como estabelecia o plano.

    É importante destacar que, ainda que o cenário epidemiológico em relação à Covid 19 esteja em baixa, a circulação de outros vírus respiratórios se adiantou às portas do inverno. Por isso, é importante manter a vacinação em dia, tanto contra a Covid 19 quanto para influenza, assim como manter as medidas de autocuidado aprendidas na pandemia: lavagem frequente das mãos, ventilação de espaços fechados e uso de máscara ao aparesentar quadros respiratórios.

    Fonte: Ministério da Saúde do Chile

    973 comentários

    Há previsão dessa quarentena de 1 a 2 dias ser liberada? Acham que até janeiro pode ter flexibilizado mais? Tenho passagem comprada, porém me preocupa isso. Muita burocracia

      Olá, Alessandra! Nessa toada, é possível que seja abolida em dezembro. Saberemos em novembro.

    Por favor alguém sabe me informar se PCR que será realizado na chegada, no aeroporto do Chile, e pago? Se sim qual o valor?
    Grata pela atenção.

    Olá

    Eu estou tentando abrir o link, no site do Ministério da Saúde chileno, para anexar os comprovantes de vacinação, mas é impossível abrir o link. Estou tentando há mais de uma semana. Uso o Firefox. Tem alguma dica?

      Olá, Alessandra! Se você só usou um navegador que quase ninguém mais usa, a dica seria usar algum outro, não?

    Bom dia Ricardo.. tudo bem ?
    A fronteira para Mendoza está realmente aberta ? Pergunto pois não tem voos disponíveis em nenhuma das 3 empresas que fazem o percurso. Nem Latam, nem GOL e nem Aerolineas.. tem alguma info a respeito.. Grande abraço e parabéns pelo projeto

      Olá, Eduardo! Até 17 de outubro a Argentina está limitando a entrada de estrangeiros a uma cota diária. No dia 18 de outubro esta cota vai ser abolida e só então a Aerolíneas vai passar a voar diariamente para Buenos Aires. As cias. aéreas brasileiras ainda não anunciaram seus voos para a Argentina na retomada. Espere a volta dos voos a Mendoza mais para o fim do ano.

    Oi, tudo bem? Sou Chileno e casado com Brasileira, com vacinas completas, meu filho 16 anos só uma dosis da faizer, a 2a para 24/11, tenho viagem para Santiago do 10 até 20 de novembro. Não me informei dos protocolos covid-19. Como ficamos? Abraço.

      Olá, Patricio! Os protocolos são esses do texto. Você pode se informar também com o consulado chileno, o site do governo chileno e com a imprensa chilena.

    Sou brasileira tenho namorado no Chile, posso ir à partir do dia 01 de novembro?

      Olá, Genessi! Você já pode ir hoje, mas tem que fazer quarentena de 5 dias. Dia 1 de novembro vai precisar fazer quarentena de 2 dias. Ele vai precisar fazer junto.

    Há previsão para liberar as fronteiras terrestres entre argentina e o chile?

      Olá, Rafael! Por enquanto a Argentina abriu sua fronteira em Mendoza. Mas o Chile ainda não abriu.

    Olá! Não consigo a informação se a quarentena será feita em Santiago quando chega no país ou no destino final da passagem, no meu caso Puerto Montt. Só q minha hospedagem é em Puerto Varas. Assim em qual desses locais seria minha quarentena?

      Olá, Carlos! Em Santiago. Você só pode se locomover dentro do país depois de liberado da quarentena.

    Boa tarde! Pretendia ir ao CHILE justamente para conseguir vacinar minhas filhas, uma de 11 e outra de 7, já que não há qualquer perspectiva de vacinação dessas idades aqui no Brasil. Todavia, pelo texto de vocês, isso não seria possível, confere? Detalhe, eu e minha esposa já estamos completamente vacinados.

      Olá, Breno! Não entendemos como funciona a vacinação no Chile. Não sabemos se vacinam estrangeiros.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito