Chile reabre fronteiras

Chile elimina as exigências de entrada

ATUALIZAÇÃO: 11 DE MAIO DE 2023

Em 9 de maio de 2023 o Chile eliminou de vez todas as exigências de entrada relativas à covid.

A decisão segue o fim do estado de emergência da pandemia decretado pela OMS.

Com isso, não só as exigências de entrada caem, como também o teste aleatório de viajantes à chegada não será mais realizado.

Fim das exigências de entrada no Chile:

  • O Chile não exige mais prova de vacinação
  • O Chile não exige mais PCR
  • O Chile não faz mais testes aleatórios de viajantes na chegada

As medidas começaram a vigorar em 9 de maio de 2023. O fim do teste aleatório na chegada, sobretudo, é um grande alento para os turistas que planejam viajar ao Chile para a temporada de inverno.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Veja a íntegra do comunicado do Ministério da Saúde do Chile

    Ministério da Saúde deixa sem efeito medidas do Plano Fronteiras Protegidas no contexto da Covid 19

    Com esta disposição, que começou a valer dia 9 de maio, elimina-se a solicitação ao ingressar no Chile do teste PCR e certificado de vacinas.

    O Ministério da Saúde deixa sem efeito o “Plano de Fronteiras Protegidas” em nosso país. A medida, que começou a valer neste 9 de maio de 2023, é adotada a partir do mometo em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) por SARS-CoV2.

    Desta forma, se elimina a solicitação do teste de PCR ao ingresso no país, do certificado de vacinação contra Covid 19, e se acaba com a testagem aleatória dos viajantes, como estabelecia o plano.

    É importante destacar que, ainda que o cenário epidemiológico em relação à Covid 19 esteja em baixa, a circulação de outros vírus respiratórios se adiantou às portas do inverno. Por isso, é importante manter a vacinação em dia, tanto contra a Covid 19 quanto para influenza, assim como manter as medidas de autocuidado aprendidas na pandemia: lavagem frequente das mãos, ventilação de espaços fechados e uso de máscara ao aparesentar quadros respiratórios.

    Fonte: Ministério da Saúde do Chile

    973 comentários

    Ja me cadastrei no mevacuno e ja obtive meu comprovante de mobilidade. Apos isso preciso fazer mais alguma coisa em relacao ao meu comprovante de mobilidade, ou ele ja esta ativo? Me disseram que eu precisava envia-lo ao governo para ele autorizar minha entrada. Obrigada

    O seguro saúde exigido, e necessário U$ 30.000,00 exclusivo para covid? ou U$ 30.000,00 geral e sem valor definido para covid?

      Ricardo, veja se seu cartão de crédito oferta o benefício de seguro saúde, pois as autoridades aceitaram no meu caso.
      Só tem que ter expresso que tem cobertura COVID-19. E sempre leve tudo impresso, pq facilita muito rsrsrs

    O resultado do RT-PCR feito no aeroporto de Santiago, sai em 24hs. Como saberemos do resultado é liberação, no hotel de isolamento?

      Bóia, agora o governo do Chile está congregando todas as informações no site mevacuno (cada turista pode abrir uma conta).

      Lá se consegue pedir o passe de mobilidade (anexa a carteira de vacinação do BR), preencher o formulário C-19 (anexa o PCR 72hs + seguro saúde) e obtém o resultado do teste PCR feito no aeroporto de SCL.
      Abraços e novamente obrigado por sempre nos ajudar.

    Vou fazer o circuito w em Torres Del Paine. Vou pra Punta Arenas com conexão em Santiago. Já tomei as 3 doses. Ainda preciso fazer o PCR e a quarentena de 24h em Santiago? ou ja serei liberado para ir direto a Punta Arenas e aguardar o resultado do PCR lá?

    obrigado

      Olá, Thiago! Pelo que entendemos é preciso esperar o resultado em Santiago.

    Olá, no caso de desembarque em Santiago e estadia em Concepción que a locomoção será de onibus, é possível embarcar no onibus equanto aguarda o resultado do PCR?

      Olá, Isabella! Acreditamos que não. Essa seria a regra de dezembro, que foi revogada.

    Olá vou ir com um bebe de 1 ano e 11 meses em Fevereiro de 2022 , ele terá que fazer quarentena pois vi em outro site que sim, poderiam me confirmar .

      Olá, Vanessa! Não temos como saber como serão as regras em fevereiro. As regras vigentes agora são as estão no texto, que copio aqui para você:

      Viagens ao Chile com crianças

      Apenas crianças até 2 anos podem entrar sem PCR prévio e sem Passe de Mobilidade
      Crianças entre 3 e 5 anos estão dispensadas de apresentar vacinação, mas precisam do PCR prévio e do Passe de Mobilidade. Caso os adultos precisem fazer PCR e isolamento na chegada, faz o isolamento com eles
      Crianças entre 6 e 11 anos que não tenham vacinação completa (como é o caso das crianças brasileiras) deverão cumprir as regras dos não-vacinados: PCR na chegada e isolamento de 5 dias, acompanhadas da família

    Boa tarde !
    Tenho uma viagem marcada para 01/02/2022 mais vi em outra pagina chile travel que crianças abaixo de 6 anos teriam que fazer quarentena de 7 dias irei levar um bebe de 1 ano e 11 meses realmente ele terá que fazer quarentena ?

      Olá, Vanessa! Não temos como saber como serão os protocolos de fevereiro.

    Que doideira heim. Há quase 1 ano resgatei passagens para Temuco. No meu caso teria q mudar o segundo vôo Santiago Temuco para 24hrs em vez de 4 horas de conexão para esperar o teste? Ou espero o resultado em Temuco? Obrigada!

      Olá, Renata! Pelo que estamos entendendo, sim. Valem as regras de novembro, quando essa era a diretriz.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito